quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Celulares tomam prefixo de Fixo em SP
Em São Paulo, telefones iniciados por 6 terão números alterados
Até outubro deste ano, todos os assinantes da telefonia fixa de São Paulo que têm telefones iniciados pelo dígito 6 passarão a ter como primeiro dígito do prefixo o número 2. A mudança tem início neste mês. Cerca de 2,5 milhões de telefones terão o prefixo alterado; na maioria dos casos a mudança será apenas no primeiro dígito - que passará de 6 para 2. Ao decidir pela medida, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) considerou a necessidade de atribuir novos prefixos para o serviço de telefonia móvel. São Paulo é o único estado brasileiro a utilizar o 6 como dígito inicial de códigos de acesso da telefonia fixa.
Há dois anos, a Anatel deixou de atribuir prefixos com início 6 para a telefonia fixa. "Estamos apontando para uma fase em que o 6, assim como o 7, o 8 e o 9, identificará a telefonia móvel em todo o País", diz o superintendente de Serviços Públicos da Agência, Gilberto Alves.
(do portal da Anatel)
Isso explica porque os prefixos do Vale do Ribeira, que têm o mesmo DDD que a Baixada Santista, deixaram de ter o prefixo 6... e foram alterados para 3, seguido do número 8. Em Santos todos os telefones fixos começam por 3 ou 2.
Abaixo, um texto retirado do site da Telefonica:
Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os números telefônicos iniciados por “6” (seis) sofrerão alteração de prefixo a partir de janeiro de 2008. A pedido da Agência esses prefixos serão de utilização exclusiva das operadoras de telefonia móvel (Celular).
Perguntas Frequentes
1)Por que a Anatel está solicitando esta mudança?
De acordo com a Anatel, os prefixos iniciados por 6 passarão a atender as prestadoras de telefonia móvel, designando exclusivamente números de aparelhos celulares. Ainda sobre essa questão, você poderá entrar em contato com a Anatel através de seus canais de relacionamento com o público e solicitar mais informações.
2) A mudança acontecerá em todo o País?
A mudança ocorrerá somente em São Paulo. Não há, em outras áreas do país, número de telefones que comecem com 6.
3) Qual o total de clientes envolvidos na mudança? Quantos prefixos são, no total?
No total, são 456 prefixos, envolvendo dois milhões de clientes. Mas vale ressaltar que a mudança não irá acontecer de uma única vez. Será feita de forma gradual, por grupos de assinantes e região.
4) Quais são as regiões envolvidas?
Há uma parcela de assinantes em Guarulhos, na Grande São Paulo, e parte dos clientes nas Zonas Leste e Norte da Capital.
5) O que a Telefônica está fazendo para diminuir o impacto aos clientes que terão o número alterado?
A mudança irá acontecer de forma gradual, com início em janeiro de 2008 e término previsto apenas para o final de 2008. Todos os clientes envolvidos serão avisados, aproximadamente, com 90 e também com 10 dias de antecedência sobre a mudança e, receberão detalhes da alteração – data específica da migração e novo número de telefone. Além disso, durante o primeiro mês após a mudança, as chamadas feitas para o número antigo do cliente serão automaticamente encaminhadas ao destino. Depois, durante mais 90 dias, as ligações para o número antigo serão interceptadas por uma mensagem eletrônica, informando sobre a mudança. Para os clientes que permitem, o novo número do telefone também estará disponível no Guia de Assinantes 102. Outra medida importante é que, por 180 dias, o antigo número não poderá ser utilizado.
6) Mas 90 dias de antecedência não é pouco tempo para o cliente se planejar?
Esse prazo é determinado pela legislação. Para minimizar os impactos em seus clientes, a Telefônica enviará duas cartas informando sobre a alteração, com aproximadamente 90 e 10 dias de antecedência e após a mudança, por mais 120 dias, o Cliente terá as facilidades mencionadas no item 5: chamadas encaminhadas automaticamente e interceptadas. Mas desde já, se precisar de mais informações sobre a alteração, basta entrar em contato com nossa Central de Relacionamento 103 15. Além disso, no caso de clientes comerciais, eles podem pedir mais informações diretamente aos seus gerentes de negócios.
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