Algumas fotos atualizadas da ampliação do Sistema de Bondes Turístico de Santos.
Rua Brás Cubas, na esquina com a rua General Câmara. Note o isolador (assinalado em vermelho) onde será fixada a rede aérea unifilar dos bondes. Ao lado, a rede aérea já existente dos trólebus
Detalhe do isolador onde será afixada a fiação do bonde (de um fio só) e a curva da rede aérea do Trólebus, já instalada na esquina das ruas Brás Cubas e General Câmara
Arte sobre as fotos: a linha vermelha é a fiação do bonde que ainda não foi instalada, mas deve ficar nesta posição, ou seja, na direção dos trilhos. Assinalado em azul a rede aérea do trólebus que foi deslocada para não ficar muito próxima da futura fiação dos bondes. Assinalado com um círculo em verde, o suporte curvo que sustenta tanto a rede aérea do trólebus como a do bonde, a ser instalada. O prédio à esquerda é o da Prefeitura de Santos.
Detalhe dos trilhos já instalados em frente à Praça Mauá.
À esquerda, a Praça Mauá. Acima, a fiação dupla dos trólebus que não vão mais parar na Praça Mauá
Suporte duplo onde já está afixada a rede aérea do trólebus e à direita dele a rede aérea do bonde, a ser instalada, note que o isolador já está lá posicionado.
Pela distância da rede aérea deduz-se que os trólebus não vão mais parar na praça Mauá
Detalhe a rua General Câmara, entre as praças Mauá e Rui Barbosa: rede aérea do trólebus e do bonde, lado a lado, cena exclusiva da cidade de Santos atualmente.
Na rua Amador Bueno, em frente à rua Vasconcelos Tavares de onde virão os bondes do novo sistema de bondes. Note que o isolador onde será fixada a rede aérea do bonde já foi instalado. O prédio datado do ano de 1940 é onde funciona a Biblioteca Municipal de Santos, e onde abrigou anteriormente a Academia Santista de Letras.
Ao centro da foto um isolador onde será instalada a rede aérea do bonde.
Avenida São Francisco, com suportes aguardando a nova fiação para o novo sistema de bondes.
Avenida São Francisco. Note as obras de instalação dos trilhos de bonde. Acima, afixado no poste o suporte que normalmente é usado para os trólebus, foi feito um modelo um pouco mais curto para se posicionar sobre os trilhos: ali será instalada a rede aérea de bondes.
Obras de instalação dos trilhos do sistema de bondes na avenida São Francisco
Operários instalando e ajustando os trilhos na avenida São Francisco
O equipamento amarelo é uma espécie de "régua" que mantém a distância correta dos trilhos
Os trilhos que seguem em direção à subida do Monte Serrat no novo trajeto do Bonde
Arte sobre o Mapa do Google contendo: em vermelho o atual sistema do bonde histórico, que faz o roteiro Praça Mauá - Valongo. Em laranja o novo sistema em ampliação, note que há, basicamente, duas linhas, uma para o sistema histórico e outra para o sistema histórico e religioso.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Bondes - ampliação: trilhos e rede aérea
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