Hoje à tarde, fizemos um rápido encontro com alguns membros das comunidades ligadas à causa dos bondes e trólebus de Santos. Aproveitando, algumas fotos na Praça Mauá:
As ligações elétricas da rede aérea do bonde e do trólebus e o cruzamento das redes aéreas de ambos sistemas - lembrando que apesar de ambos os sistemas utilizarem energia elétrica em corrente contínua, o trólebus utiliza dois fios (o positivo e o negativo), e o bonde, utiliza apenas um fio, o positivo - já que os trilhos fazem o papel de pólo negativo.
PARADA BUCK JONES
Na Praça Mauá, o antigo abrigo central dos bondes da Praça Mauá recebeu uma homenagem: foi nomeado Parada Buck Jones, em homenagem a José Carlos Vieira da Cunha, corretor de café da praça de Santos, por sua luta, nos anos 1970 contra a extinção dos bondes (ocorrida em fevereiro de 1971). A placa foi instalada quando da inauguração da atual linha turística de bondes, em setembro de 2000.
CRUZAMENTO DA FIAÇÃO DOS BONDES E TRÓLEBUS NA PRAÇA MAUÁ
O trólebus que, vindo da rua General Câmara, tem sua fiação no lado esquerdo da via: para chegar à Praça Mauá, troca de lugar com o bonde, ou seja, vai para o lado direito da via e pode parar na Praça
Detalhe do cruzamento atualmente exclusivo, em termos de Brasil: trólebus x bonde
O detalhe das duas redes que se cruzam na Praça Mauá
O trólebus, quando sai da Praça Mauá volta à ficar no lado esquerdo da via
BONDES
Estavam circulando hoje o bonde português 193 e o bonde ex-Santos
Reunidos na Praça Mauá, Emilio Pechini, Wellington Puppi, João Manuel Picado e Werter de Jesus.
sábado, 14 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.