Com a explosão do centro de distribuição, todo o sistema de gás da cidade ficou inutilizável e foi extinto. Trabalhadores da antiga CSEG (Cia. de Serviços de Eletricidade e Gás S/A) ficariam à mercê da sorte, não fossem os esforços do SINTIUS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos), que conseguiu com que os empregados da empresa de gás fossem absorvidos pela SBS (Companhia de Saneamento Básico da Baixada Santista), depois encampada pela SABESP.
Mas, a fábrica de gás propriamente dita ficava na rua Marques de Herval, no Valongo, longe do local da explosão.
Aproveitando para tirar fotos do bonde junto à estação, passei a fazer uma busca, a procura de encontrar algum resquício do que foi a fábrica de gás, que na foto abaixo (do site Novo Milênio) era mesmo um prédio grande:
Antigo Gasômetro, no Valongo em Santos |
A RUA MARQUES DE HERVAL, HOJE
Rua Marques de Herval |
Não é efeito: esta fachada está um pouco inclinada para a rua.
A casa de esquina, tons de verde e vegetação brotando das paredes.
Este quadro deverá mudar em alguns anos, com a construção na sede da Petrobrás, prevista para ser instalada justamente nesta região.
E, voltando a busca pela antiga companhia de gás, voilá: com certeza deve ter sido aqui nesta central da CPFL. O prédio antigo foi demolido, dando lugar a um pátio e construções atuais.
Por um outro ângulo, na rua Senador Cristiano Otoni, dá para se imaginar de que ângulo aquela foto antiga foi tirada:
E o local:
Exibir mapa ampliado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.