O engenheiro sanitarista Saturnino de Brito |
Estação de tratamento no José Menino |
Em Santos, deu início a gigantesco plano de saneamento que incluiu os canais de drenagem e a Ponte Pênsil (inaugurada em 21/5/1914, para dar suporte aos emissários do esgoto de Santos, cujos dejetos eram lançados ao mar na ponta de Itaipu). Com a criação dos canais foi possível ocupar a vasta área urbana até a região da orla de Santos, à partir do início do Século XX. Com a drenagem do solo encharcado da cidade, a população se via livre dos mosquitos e suas doenças. Com o saneamento básico e a coleta de esgotos, doenças infecciosas diminuiram drasticamente, e seu porto poderia perder o triste título de "porto da morte".
PALÁCIO SATURNINO DE BRITO
Nada mais justo do que a sede da Sabesp ficar no Palácio Saturnino de Brito, na avenida São Francisco, 128. O prédio é de estilo clássico, inaugurado em 1910, em cujo interior se destaca o vitral Os Bandeirantes, do artista alemão Conrado Sorgenicht, de seis metros de altura, que retrata a escalada da Serra do Mar por bandeirantes e indígenas.
Vitral Os Bandeirantes |
A placa na entrada do Palácio Saturnino de Brito: nome do palácio foi dado em 1964, por decreto estadual |
O local fica no trajeto da Linha Turística de Bondes, e faz parte de um dos pontos de descida e subida opcional. Fica também próximo a subida do Monte Serrat.
Os bondes passam em frente ao Palácio Saturnino de Brito |
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0120d4.htm
Veja a localização no Google Maps:
Exibir mapa ampliado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.