A avenida Conselheiro Nébias, em 1902. Trilhos ficavam no centro da avenida |
A data de 9 de outubro marca o surgimento dos primeiros bondes de Santos, ainda movidos à tração animal. Em 1871 foi inaugurada a primeira linha de carris de ferro - como eram chamados os bondes na época - ligando o centro da cidade ao Boqueirão da Barra, pela avenida Conselheiro Nébias. Os trilhos ficavam no centro da via, e ali permaceram até a retirada dos bondes da avenida, em dezembro de 1966.
A avenida Conselheiro Nébias, que havia sido inaugurada em 1867, era um novo caminho em direção á Barra, como se chamava anteriormente o mar visto da terra, como se a linha do horizonte associada à uma barra horizontal. Vale lembrar que havia o Caminho da Barra que era formado pelas atuais rua Brás Cubas, Washington Luiz, Luiz de Camões e Oswaldo Cruz.
Durante quase 40 anos os carris de ferro de tração animada (sim, animada era o termo que era utilizado na época) ganharam as ruas e avenidas de Santos e São Vicente. Somente em 1909 é que as linhas começaram a ser eletrificadas, sendo as linhas que ligavam os dois municípios as primeiras a ganharem os bondes elétricos. Ainda assim, durante mais de uma década havia bondes puxado a burros em algumas linhas.
Veja o esquema abaixo, de 1910, que faz parte do projeto de eletrificação da The City of Santos Improvements Company:
reprodução de documento da City of Santos Improvements Company, elaborado em 11 de junho de 1910 |
Note as linhas já eletrificadas dos chamados bond's electricos urbanos, as linhas de bond's traccção animada e também a outra linha de bondes, chamada de Tramway São Vicente electrificado e por electrificar.
BONDS
O termo bonde surgiu pelos nomes que vinham impressos nos bilhetes de passagem dos carris de ferro. Como não haviam moedas no valor de 200 réis, que era o preço da passagem, então foram criados esses tickets. Esses bonds (que em português seria bônus) ficaram então associados ao próprio veículo.
É provável que esse termo tenha surgido no Rio de Janeiro, no decorrer da década de 1870 e depois tenha se disseminado para restante do país.
1872 OU 1871
Há controvérsias com relação ao ano de inauguração do primeiros carris de ferro puxados a burro em Santos. Em algumas pesquisas surge o ano de 1872 como sendo o da criação da linha do Boqueirão da Barra. Porém, a data de 1871 é a que mais aparece em documentos de historiadores.
Oi Emílio!
ResponderExcluirgosto muito de saber sobre a história de Santos e mais ainda sobre o meu bairro querido, é claro!
Abraços, Renata
palpitandoemtudo