segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Trólebus de Santos comemoram 50 anos com um sonho


Trólebus de Santos completam 50 anos, circulando com os bondes, como faziam em 1963


A data de hoje, 12 de agosto de 2013 marca os 50 anos da inauguração da primeira linha de trólebus da cidade de Santos.

Os trólebus chegaram à cidade pelo porto de Santos, vindos da Itália. Na época, Santos contava com bondes e ônibus à diesel e os trólebus vinham a completar o sistema de transporte coletivo da cidade, à exemplo do sucesso dos trólebus paulistanos, que já estavam em circulação na capital paulista desde 1949.

Trólebus fabricado pela FIAT italiana em foto de 1968 circulando em Santos

HISTÓRIA

A princípio, os trólebus eram uma mistura de ônibus com bonde, e para a instalação foi necessário preparar a infraestrutura  para o funcionamento do novo sistema: fiação elétrica, subestações de energia e aquisição dos veículos.

Então, foram 50 unidades importadas da Fiat italiana, que foram chegando aos poucos na cidade. Esses trólebus italianos circularam na cidade até o ano de 1996, portanto, 33 anos, tendo no início dos anos 1980 serem reformadas 25 unidades restantes. Também nos anos 1980 foram adquiridos trólebus nacionais e, destes, 6 unidades circulam hoje na cidade, sendo que estes estão em operação desde 26 de janeiro de 1988.

O SONHO DO TRÓLEBUS

O Sonho do Trólebus: modelo da FIAT italiano que circulou em Santos aguarda um futuro melhor


Dos 50 trólebus italianos importados em 1963, hoje resta um exemplar, que poderia ser recuperado para circular ou, pelo menos, ser restaurado para ficar em exposição. Hoje ele permanece na garagem da prefeitura de Santos, onde aguarda um futuro melhor.

Vale lembrar que, no Brasil, circulam trólebus apenas na Grande São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo, Santos André e Diadema) e na cidade de Santos.

Parabéns aos Trólebus de Santos, vida longa!

Trólebus de Santos com motivos históricos

Conheça a história dos Trólebus de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.