Como sempre gosto de frisar, esta postagem é baseada em experiência própria e resultado de conversas com outros blogueiros. No meu caso, meus blogs estão hospedados no Blogger, mas com domínios próprios (que foram obtidos via UOL Host).
Como diz o título da postagem... É bom ter anúncios do Google no seu blog ou site?
Para mim... Sim!
No meu caso eu tinha a expectativa de ter uma monetização que, pelo menos, cobrisse os gastos com 'domínio' e até, quem sabe, com o gasto mensal em internet e, sendo otimista, para poder investir em novos equipamentos.
Posso dizer que parte disso já consegui com os anúncios do Google, através do Google AdSense.
Então, sempre quando converso com pessoas que tem blogs sugiro os anúncios. Uma que não interfere em nada no conteúdo da postagem - exceto se o seu tema justamente for anti-publicidade. Seguem algumas considerações, baseadas em experiência própria.
1. SEJA PRODUTIVO
Você verá que quanto mais páginas você tiver publicadas, maior vai ser o número de exibição de páginas por dia, e portanto, a possibilidade de um consumidor em potencial aparecer será maior.
Blogs que tem constância na publicação, aparecem mais vezes nos resultados das pesquisas. Não se esqueça de indexar a sua página no Google. Não custa tentar, faça isso em http://www.google.com.br/add_url.html
2. A CADA 100 DÓLARES, DEPÓSITO EM CONTA
É preciso ter conta bancária. Caso você faça declaração de Imposto de Renda, também é necessário declarar. Lembre-se, o Google será uma espécie de 'empregador' agora. Os valores recebidos do Exterior se somarão aos ganhos recebidos em geral.
Funciona assim: você vai acumulando os valores em dólar. São centavos de dólar por dia, que tendem a aumentar com o tempo, assim que o número de suas páginas também começar a aumentar. Ao completar 100 dólares, no mês seguinte o Google irá enviar uma remessa internacional para a sua conta corrente. Considere que seu banco irá cobrar uma taxa para isso... que pode ser até uma boa porcentagem. Mas... será o seu primeiro 'salário'. O prazo vai variar de acordo com o seu conteúdo, e desempenho. Pode demorar 6 meses... 1 ano... 2 anos.
Mas, não desanime. Quem sabe seu blog ou site já seja um sucesso e você nem sabia?
3. COMO COMEÇAR
Faça o login no Google, e vá até o site do programa AdSense. Preencha todos os dados que há para serem fornecidos. Esta parte é chata, mas é imprescindível. Leia com atenção a área de informações fiscais e os dados bancários. Se for preciso, entre em contato com o seu banco para maiores informações.
Crie blocos de anúncios. Funciona bem: um cabeçalho de 728, e blocos verticais e quadrados. No próprio AdSense há as dicas de sugestões de anúncios. Anúncios gráficos e de textos são os melhores.
A cada bloco de anúncio criado, copie o código HTML e crie um widget no espaço adequado do Layout do seu blog - como eu lido com o blogger, fica bem fácil fazer isso. Dica: Não fazer a inserção de anúncios pelo widget do Adsense dentro do Blogger. Use o widget 'HTML de terceiros' e insira o seu html personalizado, gerado na página do Adsense.
4. É UMA PARCERIA, SIGA AS REGRAS
Como toda parceria há regras a serem seguidas. Basicamente:
- Não clique em seus próprios anúncios. O Google detecta essa ação automaticamente e isso poderá gerar uma suspensão.
- Não publique textos ou imagens de terceiros sem permissão, principalmente de grandes veículos como jornais, revistas e emissoras de televisão. Caso isso seja verificado pelo Google, a veiculação de anúncios poderá ser suspensa imediatamente.
- Respeitar o 'espaço físico' destinado aos anúncios. Na hora de ajustar o layout do seu blog, ajuste as larguras adequadamente, com certa folga. Por exemplo, num blog de duas colunas, opte por um tamanho total da página de 1200 pixels de largura, sendo a coluna menor com 380. Assim, sobrará o espaço de 820 pixel para a coluna principal, daí um cabeçalho ficará bem encaixado.
- Em média 4 ou 5 blocos de anúncios são permitidos. Usar com moderação e espaçadamente é algo que torna a visualização mais agradável.
5. PROFISSIONALIZE-SE
Acompanhe seu desempenho no site AdSense (ou pelo aplicativo para celular). É curioso que em determinados dias da semana há poucas visualizações e, em alguns dias, as visualizações aumentam.
É até divertido! Com o tempo, você irá descobrir e usar as ferramentas do Google Analytics que são abrangentes e detalhadas.
Continue criando o seu conteúdo. Caso você tenha vários temas, que tal criar vários blogs independentes?
Em seu próprio blog instale ferramentas que atraia seus leitores a visitem outras páginas suas dentro do seu próprio blog. Por exemplo, o LinkWithin é uma ferramenta que cria três ou mais links embaixo de cada postagem com outros assuntos semelhantes do seu próprio blog. Conheça em http://www.linkwithin.com/learn
6. POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA...
Caso seja suspenso por qualquer motivo (o Google enviará um e-mail informando o porquê), faça as alterações necessárias rapidamente (às vezes até a exclusão de postagens) e solicite uma reavaliação. Isto costuma ser rápido.
Tem vídeos no You Tube? Crie um blog e incorpore seus vídeos em sua própria página ou postagem. Vincule a monetização do seu Youtube no seu AdSense. Muitos já repararam que é preciso um enorme número de visualizações de vídeos para surgir algum valor dentro da monetização própria do YouTube. Mas, se você criar um blog ou um site com anúncios, verá que, além de receber o valor do You Tube, você também receberá anúncios do seu blog, que tende a ser bem maior que o recebido pelo Youtube. A incorporação de vídeos é algo muito simples de se fazer.
O MEU INCENTIVO
Confesso que quando comecei a usar o AdSense e os anúncios não esperava muito. Mas, com o passar do tempo e com o crescimento do número de postagens os valores foram crescendo. Algumas postagens que publiquei tiveram grande número de acessos, o que gerou muitos cliques. Não dá para viver disto, mas, como disse lá no começo da postagem, posso dizer que os anúncios pagam a renovação anual dos domínios que mantenho e ainda ajudam no pagamento dos gastos com banda larga. Então, não custa tentar.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.