por Emílio Pechini
11.02.2011
RÁDIOS EDUCATIVAS DA BAIXADA SANTISTA
Assim como existem as tv's educativas, também há as rádios educativas. São emissoras ligadas a instituições educativas, governo municipal, estadual ou federal, fundações educacionais. Na Baixada Santista, são as seguintes emissoras em FM educativas:
- 96,3 MHz - BOA NOVA FM - ZYM 942 - CLASSE B3 - PRAIA GRANDE
Emissora da Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande, está instalada na Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Além de programação religiosa, a emissora transmite noticiário produzido pela Prefeitura da cidade. Programação local, com participação de ouvintes, transmissão de eventos religiosos da Baixada Santista e o programa humorístico Los Ermanos. A Boa Nova FM também transmite programação da Rede Imaculada Conceição.
- 100,7 MHz - SAUDADE FM - ZYU 818 - CLASSE B1 - GUARUJÁ
A concessão da emissora pertence à Fundação Victorio Lanza, mantenedora da Unimonte. A rádio Saudade FM é produzida pelo grupo de comunicação da Rede VTV. Com isso, o sinal da emissora acompanha o pacote via satélite da afiliada à RedeTV!. Com isso, a Saudade FM é captada por receptores de satélite em todo o Brasil. A emissora inovou em resgatar sucessos do passado, além de promover shows com Agnaldo Timóteo, Moacyr Franco, Benito di Paula, entre outros.
- 106,1 MHz - PRIMEIRA FM - CLASSE C - SÃO VICENTE
A Primeira FM tem esse nome em alusão a cidade de São Vicente, "a primeira cidade do Brasil". A emissora é concessão da Prefeitura Municipal de São Vicente, e transmite somente música brasileira. Também há jornadas esportivas. Devido a frequência da emissora ser próxima das rádios Tribuna (105,5) e Cultura (106,7), o alcance da emissora é limitado.
- 107,7 MHz - SANTA CECÍLIA FM - ZYM 876 - CLASSE B1 - SANTOS
A emissora em FM do grupo de comunicação Santa Cecília, entre as educativas da Baixada é a mais antiga, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1999. Com programação adulta, a emissora transmite 57 minutos de música a cada hora.
E há outra emissora educativa, cuja concessão é para São Vicente, em 93,3 MHz, da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Esta emissora ainda não entrou no ar.
FUTEBOL NA TRI
Futebol na Tri (divulgação) |
Hoje tem transmissão de mais um jogo do Santos Futebol Clube, na TriFM: a partir das 20:30, tem Santos X Noroeste, direto da Vila Belmiro com transmissão ao vivo pela Tribuna FM (105,5). Mais um jogão do Peixe com a qualidade de transmissão da Tri FM!
FALANDO NA TRIBUNA...
Uma promoção bem inspiradora na Tri: Prazeres Simples da Vida - Café Caboclo. Os ouvinte enviam sua história sobre algum momento marcante que aconteceu em sua vida enquanto tomava café Caboclo. A história mais criativa ganha uma câmera digital e um porta retrato digital, além de kits do produto, durante a programação. Mais informações no site da Tri.
SCALLA FM 102,9
Um sinal fraco em 102,9 MHz já pode ser captado na Baixada Santista. A concessão é da cidade de Cubatão, mas a emissora está sendo transmitida do alto da Serra, segundo o site TudoRadio.com. A Scalla FM já esteve presente na Grande São Paulo, como sucessora da Grande ABC FM em 99,3 MHz (atualmente Aleluia). Resta saber se a emissora terá sinal forte para cobrir tanto São Paulo como a Baixada Santista, que é a área de concessão original. Por enquanto, o sinal já surge nos rádios em Santos, porém fraco.
FALANDO EM SINAL FRACO
No Gonzaga, em Santos, fiz um novo teste e lá também sintoniza-se com dificuldade o sinal das rádios Bandeirantes (90,9) e Litoral FM (91,9). Na busca automática, o localizador não sintoniza a rádio automaticamente. Somente na busca manual é que as emissoras aparecem, com sinal fraco. Segundo o site da Anatel, as duas emissoras tem torre no alto da Serra do Mar. Os ouvintes de Santos esperam que as rádios não os esqueçam...
Um grande abraço a todos e até a próxima!
aqui em santos exitem poucas radios, alguns anos atras tinha muitas mas nos dias de hoje sairam do ar.
ResponderExcluir