Um bom exemplo disso é o que Márcio Alexandre de Lucena construiu em sua casa, no bairro de Samaritá, área continental de São Vicente, SP: uma réplica de um dos bondes que circulam no centro histórico de Santos.
Veja as fotos:
Um bonde em pleno quintal de uma casa em São Vicente, em foto da época do início da montagem |
O bonde prefixo 095, e a foto da filha de Márcio |
O bonde possui ligação elétrica, iluminação interna, letreiro e farol |
Recentemente o bonde ganhou uma cobertura |
Um belo exemplar de um bonde, em pleno playground na residência de Márcio |
Márcio nos conta que o bonde demorou um ano para ficar pronto e a cada dia recebe novas melhorias. A ideia dele é também construir um exemplar do trólebus italiano FIAT, como os que circularam em Santos de 1963 a 1996.
O problema é que os materiais custam caro e o trabalho requer espaço de tempo. Ele gostaria de obter algum tipo de patrocínio para poder empreender seus projetos.
OS BONDES DE SÃO VICENTE - UMA HISTÓRIA DE 90 ANOS
Curiosamente, o bonde construído por Márcio Lucena em São Vicente faz lembrar aos vicentinos que a cidade vivenciou a história dos bondes, assim como a vizinha Santos.
O primeiro bonde chegou a São Vicente em 1873, de tração animal, via praias, vindo de Santos - onde o sistema havia sido inaugurado 2 anos antes.
Posteriormente, Jacob Emmerich e Henrique Ablas criaram a linha de bondes via Matadouro, movido a vapor. Foi o chamado Tramway dos Emmerich ou Trem dos Emmerich.
A primeira linha de bondes elétricos de Santos também circulava em São Vicente, em 1909.
Os bondes em São Vicente encerrou sua história em 1964, quando a prefeitura vicentina solicitou ao SMTC de Santos para que os veículos não mais entrassem na cidade.
Contabilizando, foram 90 anos de bondes em São Vicente, uma história que não pode ser esquecida.
Parabéns ao Márcio Lucena, que em São Vicente recriou a história dos bondes na cidade.
Fotos: Márcio Alexandre de Lucena, que construiu o bonde - Contatos: lucenabonde@ig.com.br
Leia mais sobre os bondes de São Vicente:
http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho46.htm
http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho16.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.