sábado, 16 de agosto de 2008

Trólebus são destaque em A Tribuna

O jornal A Tribuna de Santos, o maior jornal regional do País, fundado em 26 de Março de 1894, sempre destacou com fotos e matérias, tanto os bondes como os trólebus de Santos, acompanhando a cada inaguração ou alteração de linha. Dia 12 de Agosto de 2008, que marcou os 45 anos da inauguração do sistema de trólebus de Santos , ocorrida em 12/08/1963, com a inauguração da linha 5, o jornal publicou uma matéria alusiva à data, e ainda com os projetos para o atual sistema de trólebus santista:

Terça-Feira, 12 de Agosto de 2008, 07:41

Trólebus circulam há exatos 45 anos

Da Redação - A Tribuna de Santos

LUIZ GOMES OTERO

Há exatos 45 anos, a Prefeitura de Santos inaugurava o sistema de trólebus nas linhas municipais de transporte coletivo de passageiros, com uma solenidade realizada na Rua Martim Afonso, esquina com a Rua Amador Bueno, no Centro.

- Trolebus FIAT trafegando na avenida Conselheiro Nébias - Foto de Arquivo de A Tribuna, Reproduzida na edição de A TRIBUNA de Santos - 12/08/2008Naquela ocasião, cinco veículos de fabricação italiana foram apresentados à população como alternativa não-poluente de transporte. Vale dizer que isso aconteceu em uma época em que o debate sobre a preservação do meio ambiente sequer existia no âmbito do Poder Público. A frota chegou a ser de 50 trólebus.
Apesar do apelo ecológico, os pesados veículos foram gradativamente saindo de circulação, dando espaço para os ônibus convencionais, movidos a diesel.
Hoje, somente a Linha 20, que liga o Gonzaga com o Centro, opera com seis trólebus diferentes dos modelos originais trazidos da Itália. Trata-se de veículos da marca Mafersa/ Villares, mais modernos e com desenho diferente do modelo original do sistema.
O historiador Waldir Rueda vem tentando fazer com que os poucos trólebus que restam sejam reconhecidos como patrimônio histórico. Ele fez duas tentativas. Uma delas junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural Santista (Condepasa), que acabou arquivando a proposta. A outra foi feita com uma ação no Ministério Público (MP), que também não levou adiante em primeira instância. Ele já ingressou com recurso na instância superior do MP. Entretanto, Rueda acredita que o assunto está próximo de uma solução definitiva: a Prefeitura se mostrou disposta a transformar a Linha 20 em uma linha turística, preservando os veículos antigos e, ao mesmo tempo, criando um acesso ao ponto inicial do Bonde Turístico. "O momento é bastante oportuno, pois a linha do bonde está sendo ampliada e atrairá mais público para o Centro. Os trólebus podem contribuir com esse acesso rápido para os que desejam conhecê-la", afirmou. Uma reunião com representantes da Prefeitura e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a viabilizar o acordo para concretizar de vez a iniciativa. "O ponto positivo é que o Poder Público pelo menos demonstrou boa vontade em preservar os trólebus".
Trólebus Mafersa na garagem da Empresa Piracicabana - Foto de Irandy Ribas de A Tribuna de Santos - edição de 12/08/2008Os antigos modelos italianos foram leiloados em 1996 pela Companhia Santista de Transporte Coletivo (CSTC). Um exemplar se encontra no Interior, exposto em uma chácara de Conchal Paulista. "Esta iniciativa da Prefeitura seria coroada com a compra desse último remanescente da época áurea do trólebus. Não seria um investimento tão caro e ajudaria a preservar a memória do transporte coletivo da Cidade", disse.

O presidente da CET, Rogério Cranstchaninov, confirmou a disposição de criar a linha turística tão logo a obra de ampliação da linha do bonde seja concluída. "Vamos pintar dois veículos com as cores originais, que eram cinza prateado e vermelho, e esses dois trólebus circularão nos finais de semana, criando uma linha expressa entre o Gonzaga e o Centro Histórico". Cranstchaninov disse que a CET e a Prefeitura tentarão o contato com o proprietário da chácara de Conchal Paulista, visando a aquisição do veículo antigo. "Acredito que o apelo da Cidade, que já vem investindo na recuperação dos bondes, possa ser um argumento forte para convencer o atual proprietário".

fonte: A TRIBUNA DIGITAL

Com a matéria acima, A Tribuna deu um excelente destaque à data e note também o projeto de criação de uma linha turística de trólebus, utilizando um trólebus FIAT que se encontraria na Chácara "Meu Sonho" ou Chácara do Diegues, em Conchal Paulista - SP. Aliás, sobre este, há cerca de 4 anos obtivemos informações sobre o estado ainda original conforme foi adquirido em 1996, e recentemente o historiador Waldir Rueda obteve informações sobre o veículo que continua no local, e que há alguns anos foi descoberto por um internauta do Toffobus..
Reprodução de foto - site ToffobusO exemplar da foto ao lado, cuja foto e segundo dados obtidos no site Toffobus e outras comunidades que tratam dos trólebus que está em exposição ao lado de outros tipos de veículos, e ainda conserva o letreiro "20 Praça da Independência" e as cores utilizadas na época do referido leilão de 1996, quando os trólebus FIAT foram vendidos, a maioria como sucata exceto este que é utilizado para exposição. Muito boa a idéia de se reaver este veículo que ainda apresenta bom estado de conservação e chassis montado e que poderá voltar a circular depois de ser reformado e recuperado, além de novo motor elétrico. O sistema de trólebus de Santos continua em operação, então basta mesmo conseguir mais trólebus, além dos 6 veículos Mafersa/Villares.

HÁ TAMBÉM UM TRÓLEBUS FIAT 'ESQUECIDO' EM SANTOS

Vale lembrar que, apesar de não ser citado na matéria, em Santos há um trólebus FIAT também, que se encontra nas dependências da ex-CSTC, conforme constatamos em visita em 2007.
Trolebus Fiat nas dependências da garagem da CET - Santos - antiga CSTC/SMTC/CITY - na Vila MatiasA foto ao lado mostra esse trólebus que no passado foi usado pela Secretaria Municipal de Educação como Biblioteca Volante, e ficou durante algum tempo no pátio da Gota de Leite, na avenida Conselheiro Nébias. Justamente por isso este trólebus ficou "esquecido" e não foi leiloado, como os demais em 1996. Porém este encontra-se totalmente desmontado, restando basicamente a carroceria, que poderia ser recuperada e remontada sobre um chassis de um trólebus novo, e que seria um belo exemplar circulando novamente pela cidade de Santos. A idéia da linha turística de trólebus, ligaria a região do Gonzaga, onde um pólo turístico comercial e estes trólebus levariam os passageiros até o centro da cidade, até a Praça Mauá, ponto final da linha, e justamente onde fica o abrigo de onde partem os bondes turísticos.
Trólebus FIAT/Alfa-Romeo circulando na rua General Câmara próximo à Praça Mauá - centro de Santos - 1969 Almanaque de SantosE a idéia de se manter as cores originais segue também a idéia de se recuperar a memória de Santos. Na foto ao lado, vemos a pintura do trólebus utilizada de cerca de 1968 até 1976. A imagem foi obtida no antigo Almanaque Santista, edição de 1969, e mostra o trólebus do então SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos), operando na linha 40, chegando à Praça Mauá. Esta cena então poderá ser vista novamente, se as idéias do projeto da linha turística se concretizarem.

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Um comentário:

  1. caros amigos de santos eu adorei ver essa materia dos trolebus de santos foi muito doloroso acabar com os nossos trolebus quando eu era menino sempre pegava os trolebus para passear na praia eu parabenisso o responsavel por essa materia linda da memoria dos nossos trolebus sou santista nascido em santos e adorei essa materia muito obrigado um abraço a vcs

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