terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pitacos #1

Hoje começa uma nova série aqui no muitobem.tv. Um formato experimental, sem um assunto fixo, e sim, apenas pitacos. Na minha opinião, aliás, pitacos são o forte de um blog. Especificamente porque um pitaco é um palpite (nem sempre fidedigno) ou uma intromissão em uma conversa alheia.

Então, a ideia é, no estilo mais bloguístico possível, abordar ideias que surgem ao longo do dia, ou da semana.

Então, bem vindos ao primeiro Pitaco do muitobem.tv





ACESSIBILIDADE NA TELA QUENTE

Ontem a Globo exibiu na Tela Quente o filme Ratatouille. Lembrei que no Video Show, há algum tempo, foi abordada a nova opção, para quem assiste em HDTV, da audiodescrição.
Ou seja, no sinal HD há, nas opções de audio, um segundo canal que é voltado para os deficientes visuais. Quem assiste a um filme com esta opção ouve, além do diálogo normal do filme, a descrição do que está sendo exibido na tela. Algo como "O fiscal entra e observa os ratos", "Remi pega o talher".
Excelente recurso, que por enquanto está presente apenas na Tela Quente e também na Temperatura Máxima, ambas sessões de filmes da Globo. Merece ser ampliado e expandido por todas as redes.
Um porém é que, nos intervalos comerciais, provavelmente quando está no sinal gerado pela emissora local, o audio fica mudo. Algo a ser corrigido facilmente.
Quem quiser conhecer mais sobre audiodescrição visite o blog http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/

O CRESCIMENTO DOS ANDROIDS

As midias especializadas tem que dar mais atenção aos público que já possui smartphones e tablets que usam o Android. Parece que ainda acham que aplicativos são apenas para iPhones, Ipads, ou seja, os da Apple. Com a popularização dos equipamentos portáteis, celulares de diversos modelos já vem com o sistema operacional Android que agrega também uma série de aplicativos que disponibilizam, por exemplo, "sintonizar" diversas emissoras on line por aplicativos disponíveis no Market do Android. Hoje, é possível ouvir praticamente todas as rádios on line por celulares ligados a uma rede Wi-Fi ou 3G, neste caso para quem tem um plano generoso. Até mesmo as rádios que sairam do ar continuam via web e, por tanto, estão nesses aplicativos.

FLASH NO ANDROID

Falando em Android's, para quem está com problemas em visualizar exibições em Flash (que pelo jeito está com os dias contados nos sistemas mobile), experimente baixar o navegador para Android Dolphin Browser HD. Tive alguns problemas para exibir arquivos em Flash no browser nativo do Galaxy, mas com o Dolphin os sites foram exibidos normalmente.

A GRANDE SÃO PAULO VIROU SIMPLESMENTE "A REGIÃO METROPOLITANA"?

É estranho aos ouvidos assistir alguma matéria produzida pela TV Globo de São Paulo quando se refere à região metropolitana que envolve a capital paulista, chamada popularmente de Grande São Paulo. Os repórteres simplesmente falam, por exemplo, "em Osasco, na região metropolitana..." sem especificar qual delas. Pois, regiões metropolitanas há muitas no Brasil. A Baixada Santista é uma região metropolitana. Campinas também. E tantas outras. 
Então, se fala-se apenas de São Paulo para a Grande São Paulo, vá lá, é até compreensível. Mas, recentemente as matérias que a Globo exibe em nivel nacional também estão com este formato incompleto. 
Grande São Paulo ainda é o mais preciso e inteligível por todos que ouvem em qualquer parte do Brasil.
Falando nisso, um outro gancho é a união das regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas, que poderão um um futuro não muito distante, estarem unidas. Isso foi noticiado e não é uma ficção. Vejamos...

RÁDIO AM VAI LONGE

Ideia boa é a da campanha da rádio Bandeirantes de São Paulo, que originalmente transmite em AM (em três frequências - em ondas médias e curtas): "Rádio AM... essa onda vai longe"
Infelizmente o sinal em AM é mais susceptível a interferências, ainda mais nos dias de hoje onde a propagação das lâmpadas eletrônicas e computadores, o que torna o sinal de difícil conciliação com esse tipo de equipamento. No entanto, há regiões remotas onde só é possível sintonizar as rádios AM, já que a propagação nessa frequência é muito maior que em FM. Há rádios em AM que com apenas um sinal são possíveis de serem captadas em todo o Brasil, como a rádio Gaúcha (especialmente durante a noite, que sofre menos interferência solar). A solução para o AM no Brasil é a implantação do sinal digital. Com este novo sistema, as ondas de rádio AM serão decodificadas pelos receptores, sendo filtradas qualquer tipo de interferência.
Vale lembrar que a própria Rádio Bandeirantes AM há mais de dez anos retransmite sua programação em FM, em 90,9 MHz.

É isso aí, ainda ficaram alguns outros assuntos, mas deixa um pouquinho para as próximas vezes... Um abraço a todos!

2 comentários:

  1. Hei pessoal, brigadão aí pela força para a audiodescrição, tá!

    ResponderExcluir
  2. OK, obrigado a você e parabens pelo blog sobre a audiodescrição, link incluído na postagem acima.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.