quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Santos antiga: Avenida Conselheiro Nébias em 1970

A foto abaixo é dos arquivos do extinto jornal Cidade de Santos, e foi publicada em 1970. Mostra a avenida Conselheiro Nébias, no cruzamento com a avenida Campos Salles.

Notem alguns aspectos da foto:

No poste, antiga placa de Proibido Estacionar, com o P cortado, ainda no antigo Código Nacional de Trânsito de 1966. E curiosamente a tal placa talvez fosse dupla-face: também voltada para o lado oposto do sentido da via. Era comum naquele tempo os carros trafegarem nos dois sentidos, inclusive em uma das pistas. Não digo que isso ocorria na época na Conselheiro Nébias, mas em muitas avenidas isso ocorria, principalmente nos Canais. Ou seja, dois sentidos em uma mesma pista dos canais.

Outro detalhe marcante é o posteamento no canteiro central da avenida. Os postes tinham suportes com um design que marcou a Conselheiro durante décadas. Nos suportes menores e mais acima, a iluminação.
Os suportes mais inferiores e maiores sustentavam a rede aérea dos trólebus, que hoje não mais circulam naquela avenida.

E a caminhonete da Fama, que vemos no canto inferior esquerdo da foto.

E sem contar com a quantidade de fuscas e peruas Kombi.

No mais, os imóveis que vemos na foto não mudaram tanto. Se pudéssemos ver mais à direita da foto, veríamos o que restou do gasômetro, que havia explodido em 1967 - hoje no local há um supermercado Compre Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.