quarta-feira, 23 de novembro de 2011

'Rádio do Sindicato' já está no ar no Litoral Paulista

A concessão da mais nova emissora em FM de São Vicente já está no ar. É a Rádio Brasil Atual, da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A programação da nova emissora é transmitida em 93,3 MHz e é composta de notícias - sindicais, em especial - e músicas e está em caráter experimental.

A emissora já anuncia a nova transmissão para o Litoral Paulista e também informa a existência de outra frequência, no Noroeste Paulista em 102,7 MHz, com concessão na cidade de Pirangi, SP, segundo apurado no site da Anatel.
A nova rádio também pode ser acompanhada via web e faz parte da Rede Brasil Atual, composta pela publicação Revista do Brasil, além da TVT - TV dos Trabalhadores. A Rede Brasil Atual também tem um horário arrendado na Rádio Terra FM 98,9 MHz, das 7 às 8 horas da manhã, diariamente.

MAIS UMA FREQUÊNCIA QUE SUBIRÁ A SERRA?

Embora a concessão seja da cidade de São Vicente, a emissora é mais uma candidata a "subir a serra do mar", já que o grupo detentor da concessão é do ABC.

O Litoral Paulista tem assistido nos últimos anos a descaracterização regional de diversas emissoras e até casos onde a emissora se transforma em mera retransmissora.

O escasso espaço vago no espectro de rádio da Grande São Paulo fez com que emissoras do litoral e interior deixassem suas sedes e fossem transferidas para a capital. É o caso, por exemplo da antiga rádio VIP FM, em 102,9, de Itanhaém que "mudou-se" para o alto da serra e em nova frequência (90,9 MHz) transformou-se em mera repetidora da rádio Bandeirantes de São Paulo AM 840 kHz. 

Recentemente a Baixada assistiu a uma ousada mudança: a Litoral FM 91,9 MHz de São Vicente transferiu sua torre também para o alto da serra e passou a ser captada também na capital. Mas a emissora surpreendeu os ouvintes e a mídia e, da noite para o dia, transformou-se em mera repetidora da "Voz da Libertação". Curiosamente a Litoral, rebatizada como Litoral Jazz, voltou ao ar em uma frequência de uma rádio comunitária de São Vicente, em 92,5 MHz, com alcance razoável também em Santos.
Outro caso é os 98,9 MHz de Praia Grande: é utilizada para transmissão da Terra FM, de São Paulo. E, da mesma forma, a Rádio Scalla FM em 102,9 MHz que é concessão para Cubatão e está na capital também. Em nenhum desses casos 90,9 - 91,9, 98,9 e 102,9 é citada a cidade de origem, nem mesmo na "hora dos prefixos".
No entanto, em época de propaganda eleitoral gratuita municipal, as emissoras são obrigadas a transmitir a mensagem dos candidatos da cidade-sede da concessão. Daí revela-se ao grande público de onde realmente são as rádios.

Agora, se a nova rádio de concessão vicentina irá subir a serra, só o tempo o dirá...



7 comentários:

  1. ESSA RADIO DO SINDICATO TEM UMA QUALIDADE DE SOM HORRÍVEL!!! QUANDO SE COLOCA O FONE DE OUVIDO OU LIGA O RADIO O SOM SÓ SAI DE UM DOS LADOS DANDO A IMPRESSÃO QUE O ALTO FALANTE ESTÁ QUEIMADO!!! PENSO QUE O PESSOAL DA RADIO AINDA NÃO PERCEBEU ISSO!!!

    ResponderExcluir
  2. Érika, obrigado pelo seu comentário, de fato também observei que a rádio está com um canal mais alto que o outro. Mas, como estão em caráter experimental logo deverão corrigir este problema, acredito.

    ResponderExcluir
  3. PELO PLAYER DO SITE TUDORADIO PEGUEI O TELEFONE DA RADIO DO SINDICATO E LIGUEI PARA LÁ E ME DISSERAM QUE A RADIO ERA NA AV. PAULISTA E ME DERAM UM OUTRO TELEFONE. SE ALGUÉM SE INTERESSAR O NÚMERO É ESSE: (11) 32512765 . CONVERSEI COM UMA SENHORA MUITO ATENCIOSA E ME PARECEU DESCONHECER O PROBLEMA DO AUDIO DA EMISSORA AQUI NO LITORAL! ALIÁS TAMBÉM DESCOBRÍ QUE AQUI NO LITORAL SÓ EXISTE A ANTENA DE TRANSMISSÃO E QUE NÃO TEM ESTUDIO AINDA E TALVEZ NÃO TERÁ ! ISSO SÓ CONFIRMA O QUE O EMÍLIO COLOCOU NA MATÉRIA! NOSSA REGIÃO ESTÁ SE TORNANDO "HOSPEDAGEM" DE CONCESSÃO MAS NENHUMA COM ESTUDIO AQUI NA BAIXADA POIS ERAM QUATRO E AGORA CINCO EMISSORA QUE FORAM PARA SÃO PAULO. CONFIRA : 90,9 - 91,9 - 93,3 - 98,9 - 102,9 !

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PESSOAL DO BLOG! A LITORAL JAZZ ESTÁ NO AR EM 92,5 NO QUAL CUJA FREQUENCIA É DE UMA RADIO COMUNITÁRIA DE SÃO VICENTE! FIQUEI INTRIGADO PORQUE NESTA FREQUENCIA ESTÁ SENDO TRANSMITIDO O HORÁRIO POLITICO ELEITORAL DOS CANDIDATOS DE SÃO VICENTE! A MINHA PERGUNTA É: AS RADIOS COMUNITÁRIAS SÃO OBRIGADA A TRANSMITIR O HORÁRIO POLITICO ELEITORAL???

    ResponderExcluir
  5. OLÁ EMILIO! QUANTO TEMPO NÉ?? BEM JÁ TEMOS DE VOLTA A LITORAL FM QUE MUDOU DE NOME E AGORA SE CHAMA LITORAL JAZZ, MUDOU DE CLASSE A3 PARA A1 AUMENTANDO ASSIM SUA ÁREA DE COBERTURA (NÃO SEI SE AUMENTOU A POTENCIA , GOSTARIA DE SABER) E MUDOU DE FREQUENCIA DE 91,9 PARA 91,7 . E NESSE PACOTE TEMOS AGORA A RADIO COMUNITÁRIA "BRAVO" QUE TRANSMITE MUSICAS CLASSICAS E O RETORNO DA RADIO ROCK NOS 102,1 COM UMA MELHORA NA QUALIDADE DO SINAL E DO SOM . AGORA UMA COISA ME CHAMA ATENÇÃO É O SUMIÇO DA TERRA FM QUE TRANSMITIA EM 98,9 E DEPOIS MUDOU PARA 100,3 E NUNCA MAIS DEU O AR DA GRAÇA! O QUE ACONTECEU? VALEU EMILIO! AQUELE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ EMILIO TUDO BEM? A MAIS DE UM ANO TENHO OBSERVADO QUE A TRI FM ESTÁ TRANSMITINDO EM MONO! POR ACASO ELA ESTÁ PASSANDO POR PROBLEMAS FINANCEIROS ? SERÁ ESTE O MOTIVO DA FALTA DE "MANUTENÇÃO" DA EMISSORA ? VALEU EMILIO UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  7. A litoral jazz deixou de transmitir para a grande são paulo! mudou sua frequencia e também sua programação!Particulamente não gostei !

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.