domingo, 25 de março de 2012

Hino do Colégio Docas de Santos

As ruínas do Colégio Docas podem ser vistas pelo Street View, do Google Maps

Uma história que não deve ser esquecida: a do Colégio Docas de Santos.

Por sorte há quem ainda possa contar as lembranças de uma instituição que atravessou décadas e hoje não existe mais. Seu prédio, em ruínas, agora municipal, aguarda seu destino.
É triste para os milhares de ex-alunos, funcionários e professores passarem pelo número 130 da rua Campos Mello, e ver o estado lastimável em que se transformaram os majestosos prédios, cuja construção lembrava grandes casarões.

Lembro do uniforme, primeiramente camisa branca com um bolso com o escudo das Docas, depois a camiseta amarela com letras em azul marinho.
Também lembro da cantina e da formação com o hino nacional e da escola.
E os professores, Zélia, Ema, Aidil, Eliane, Ramos, Ione, Ivanir, Magali e tantos outros.
Havia também o palco, instalado em um dos lados da quadra fechada, na qual havia uma espécie de "sinaleiro", que raramente vi acender.


OS PRÉDIOS

Na imagem abaixo, capturada do Google Maps, podemos ver o Colégio Docas atual, com telhas faltantes e o estado da quadra aberta.

Eu estudei nesta escola de 1973 a 1980 e lembro muito bem da disposição dos prédios:

Vista por satélite do Colégio Docas
Eu nem imaginava, na época, que aquele campo usado para futebol foi no passado um terreno por onde passavam os trens que levavam rochas dos morros para a construção do Porto de Santos.

O HINO DA ESCOLA DOCAS DE SANTOS

Vale lembrar que o Docas teve nomes como Associação dos Empregados da Companhia Docas de Santos, Centro Cultural Docas de Santos, Escola de Educação Infantil e de Primeiro e Segundo Graus "Docas de Santos", entre outros.

A professora Zélia, que atualmente mora no bairro do Boqueirão,


Encontrando a dona Zélia - que foi minha primeira professora no Docas, na primeira série, comentei com ela que lembrava do Hino do Colégio Docas, mas que não conseguia encontrar a letra completa.

No dia seguinte, ela entregou-me uma folha manuscrita com a letra do hino.



Então, aqui está:

Hino do "Colégio Docas de Santos"

Quando o sol deslumbrante aparece
com seus raios dourando as campinas
ao trabalho entoando uma prece
operários já vão pra oficina


Oficina escola
do bem, onde a luz
onde a luz da instrução, 
com fulgor,
brilha aqui nesta casa
do bem, de carinho,
de afeto, e de amor.

A melodia, quem sabe um dia, possa ser gravada em áudio ou vídeo e ser publicada aqui.

Quem tiver fotos, ou outras curiosidades, podem ser enviadas para o e-mail muitobem.tv@gmail.com


10 comentários:

  1. Que tristeza ver a minha escola onde aprendi a ler e escrever nesse estado deplorável. Uma escola onde se aprendia de verdade com professores competentes.
    A escola Docas é uma familia pois todos que estudaram lá se conhecem. Em vários lugares encontro pessoas que faziam parte dessa familia e o engraçado é que todos se conhecem.
    Fico triste por acabar assim.

    ResponderExcluir
  2. lembro-me perfeitamente da fila que era organizada no patio da escola onde cantávamos o hino nacional e o o hino da escola Docas , posso dizer com todas as letras ANOS DOURADOS !!!

    ResponderExcluir
  3. Que saudades da Dna. Dilha,Dna. Dilma,Dna Sonia Irussa de Freitas e Dna. Carmelita...saudades também da Dona Maria José Servente ..que nos servia Leite e pão de cará

    ResponderExcluir
  4. Meu pai estudou na Escola Docas de Santos de 1962 á1970,ele morre de saudades,hoje até ficou emocionado de ver a letra do Hino

    ResponderExcluir
  5. Passava em frente a secretaria,dava a volta pela esquerda e entrava pelo pátio que com um enorme telhado nos abrigava,em suas laterais muretas;na parte dos fundos desse referido patio um palco,com escadas á direita e esquerda.As salas de aulas com enormes portas e janelas tornavam um ambiente agradável. Assim que entrava me dirigia a fila que hera selecionada por classes.Cantavamos o Hino Nacional e em Seguida Nosso Hino.,entrava-mos para a classe e n horário do recreio um sinal tocava,e lá no patio já estava Dna. Maria José com uma enorme panela de aluminio e uma concha,nos servindo leite e pão de cará.-Quando o sinal anunciava término do recreio,voltava-mos a classe até um novo sinal anunciar o final de mais um dia feliz

    ResponderExcluir
  6. Oi gostaria de rever amigos e profesores do Docas da época de 1987 e anos seguintes que estudaram comigo e a professora Cássia do pré

    ResponderExcluir
  7. Foram somente 12 anos (1965,pré-primário ao Colegial completado em 1976). O que sou hoje, está resumido nesses doze anos, que foram extensão de minha família. Grandes amigos, excelentes professores e um Curriculun invejável para qualquer Administração/Direção Escolar, com ótimos funcionários, que para nós alunos, eram nossos orientadores. O Prédio, pode ter ficado em ruínas, mas nós Ex-alunos, professores, seremos o evangelho do COLÉGIO DOCAS DE SANTOS. Aos amigos que se lembrarem de mim, nesses doze anos, informo que todos os anos, iniciados em 2009, nós Turma 1976, nos encontramos no terceiro sábado do mês de novembro, para aliviar um pouco da saudade, que ficou em nossos corações.

    ResponderExcluir
  8. Saudades de minhas professoras,do recreio de caldeirão de leite e o pão de cará !!!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.