quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bondes em fotos antigas de Santos

Jair Siqueira, que tem o Museu Virtual do Futebol de Várzea de Santos (site www.varzeasantista.com), gentilmente enviou-me 5 fotos históricas de Santos nas quais o bonde é figura presente.

Veja:

HOTEL INTERNACIONAL E PRAIA DO JOSÉ MENINO

Acervo Jair Siqueira

O cartão postal acima mostra o bonde da linha 2, que está com um reboque, passando em um trecho que havia construções dos dois lados da avenida da Praia.
Hoje em dia, não existem mais estas casas nem mesmo o famoso Hotel Internacional mas, em seu lugar, após a construção da segunda pista da avenida, foram construídos edifícios. Aliás, justamente pela necessidade de ampliar a avenida da praia é que o hotel foi demolido, em 1959. Ele foi construído em 1894.
Voltando ao bonde, a Linha 2 foi a pioneira dos bondes elétricos de Santos e São Vicente. Fazia a ligação entre as duas cidades, via Ana Costa e Praias. Em São Vicente, fazia ponto final na Avenida Capitão Mór Aguiar. A Linha 2 foi inaugurada em 28 de abril de 1909, e foi extinta em 15 de novembro de 1966, a pedido do município de São Vicente, que não mais queria bondes em suas ruas e avenidas.

Sobre o local acima, há uma postagem curiosa sobre o Bonde Escolar, contada pela dona Rosa Ana, que justamente morava próximo ao Hotel Internacional, quando ela era criança.


PRAIA DO GONZAGA


Acervo Jair Siqueira

A imagem acima é da Avenida Presidente Wilson, junto a Rua Marcílio Dias, no Gonzaga.
A foto mostra a avenida ainda com apenas uma pista. Note que havia a via segregada, exclusiva para bondes. A foto é de por volta de 1950. Apenas em 1955 é que foi inaugurada a segunda pista da avenida da Praia, entre o Canal 2 e a Ana Costa.
Observe que mesmo com a construção da segunda pista, os bondes não mudaram de lugar. Ou seja, ao invés de uma via lateral exclusiva, eles passaram a circular no centro da então nova avenida.
Há uma foto da construção da segunda pista da avenida da praia na seção Aqui, no Passado de 01/03/2009.
Note ainda o jovem jardim da praia, ainda sem muitas árvores.


PRAIAS DO GONZAGA E JOSÉ MENINO

Acervo Jair Siqueira

Aqui, uma foto da avenida Presidente Wilson, já em meados da década de 1960. 
Note o bonde ao lado do respectivo abrigo. Essa construção, na década de 1970, ganhou um pavimento superior, o que causou polêmica e voltou a construção original. A demolição deste abrigo deu-se no final daquela década. 
Note o arvoredo no canto inferior direito da foto, do antigo Parque Balneário Hotel.
Adiante o Hotel Atlântico e, à esquerda, a Fonte 9 de Julho.
Obviamente ainda não havia o Emissário Submarino, construído na década de 1970, mas a orla já tinha alguns edifícios, alguns ainda em construção.
No asfalto a marca dos trilhos de bonde e os caminhos dos antigos elétricos que saíam e entravam na Avenida Ana Costa.

O CINE ATLÂNTICO E A PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

Acervo Jair Siqueira

A foto acima mostra em destaque o Cine Atlântico e a Praça da Independência, com três bondes, na década de 1950.
Historicamente deve-se tomar cuidado para não confundir o Cine Atlântico com os também já extintos cines Studio Atlântico I e II que existiram onde atualmente há as Lojas Americanas e o Mc Donald's na Avenida Ana Costa. Este Atlântico ficava onde hoje há a Galeria 5a. Avenida e o prédio comercial onde estão instaladas as rádios Cultura AM e FM, e outras salas comerciais e também um prédio residencial.
Já os bondes da foto eram os das linhas 20, 23 e 42. Não se pode deixar de notar o Hotel Ritz, que funciona ali atualmente, no mesmo prédio, com características semelhantes, na rua Marechal Deodoro.

Sobre os bondes, a linha 20 fazia ponto final ali mesmo, na Praça da Independência. Qualquer semelhança com o atual itinerário da linha 20 de trólebus não é coincidência, já que as atuais linhas de ônibus tem alguma semelhança com as antigas linhas de bonde, cuja numeração foi mantida em alguns casos.
Já a linha 23 fazia o itinerário Ana Costa-Canal 1 até a rua Alfredo Ximenes. Sim, o bonde não atravessava, naquela época, a linha férrea do Canal 1. Havia um impasse entre a antiga Cia City e a Estrada de Ferro Sorocabana, que não permitia que os trilhos de bondes da City cruzassem os trilhos da Sorocabana. De fato, nem no Canal 1 e nem no Canal 2 os bondes cruzavam a linha do trem.
Mesmo quando o S.M.T.C. assumiu o serviço de bondes, em 1951, o "tabu" continuou.
Porém, no final da década de 1960, no Canal 1, a linha 23 passou a ser circular e finalmente passou a cruzar a linha férrea, seguindo até a Cidade. No sentido contrário, Centro-Canal 1-Praia-Ana Costa-Centro passou a ser circular também a linha 37 de bondes, que anteriormente fazia ponto final "no outro lado" da linha férrea.
Já a linha 42 fazia o itinerário Centro-Ana Costa-Praia-Ponta da Praia. O ponto final da linha era junto ao Clube Internacional de Regatas e Clube de Regatas Santista, entre os quais havia um retorno. Havia em frente ao Ínter um abrigo de bondes, que foi demolido na década de 1990. Durante décadas a linha 42 praticamente não se alterou. E acabou ficando marcada por ter sido a linha a qual servia o último bonde do sistema comercial de Santos, que voltou definitivamente à garagem na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1971, encerrando o serviço de bondes na cidade.


PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

Acervo Jair Siqueira

Aqui mais uma bela foto da Praça da Independência. Um bonde da linha 2 seguindo seu percurso em direção à praia e São Vicente.
E ali, do outro lado da praça, a Viação Cometa, onde há um ônibus estacionado em frente.
Do lado esquerdo, o posto de gasolina, no mesmo local de hoje em dia.
Á direita da foto vê-se um dos prédios do conjunto do antigo Parque Balneário Hotel.
Na foto há uma espécie de anotação "Kauffman Santos", tradicional empresa do ramo fotográfico da cidade.

Agradecimentos: Jair Siqueira - Várzea Santista

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