domingo, 1 de junho de 2008

Videoblog: Ilha Porchat

Um dos passeios obrigatórios para quem está na Baixada Santista é a Ilha Porchat, em São Vicente. Além da vista maravilhosa, na ilha também há diversos barzinhos, restaurantes, como o Terraço e o Juá. No sopé da Ilha, o tradicional Ilha Porchat Club, que até já foi programa de televisão, "Ilha Porchat na TV" que tinha um tema de abertura "Ilha, Ilha, Ilha... Ilha Porchat na TV"...

A ilha pode ferir os olhos dos ambientalistas por ter edifícios incrustados em sua extensão. Lá há centenas de moradores. Neste Videoblog inclui várias imagens antigas, obtidas no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes, e algumas fotos feitas por mim mesmo e que até estão aqui no Blog, na série "Fotos do Sábado" (clique lá embaixo na tag Fotos e Fotografias para ver todas as páginas que se referem ao assunto).

O vídeo, acaba de ser editado e já está no Youtube, foi gravado há pouco mais de um mês na Ilha Porchat, num Domingo ensolarado, no Monumento em Homenagem aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, projetado por Oscar Niemeyer. Ah, sim, a trilha utilizada: David Bowie e Pat Metheny, "This is not America".


E aqui, a localização da Ilha Porchat, que fica no final da Praia do Itararé, em São Vicente: (mapa costumizável do Google Maps)


Exibir mapa ampliado

A Ilha Porchat foi inicialmente chamada de Ilha do Mudde, cujo nome depois fora deturpado para Ilha do Mudo. Depois, Ilha das Cabras, por volta de 1850. No mesmo século XIX, a ilha foi negociada por uma religioso para um dos membros da conceituada família Porchat, que lhe passou o sobrenome. Também recebeu o apelido de "ilha encantada" pelos vicentinos. Mais detalhes sobre esta história na seção Histórias e Lendas de São Vicente, no site Novo Milênio.
Vale a pena o passeio!

EM TEMPO:
Sobre o programa Ilha Porchat na TV, aqui há um trecho com a abertura e o tema, em 2001:

2 comentários:

  1. CONHECER A HISTÓRIA É FAZER UMA FANTÁSTICA VIAGEM PELO TEMPO, APRENDER A RESPEITAR E AMAR AINDA MAIS NOSSA TERRA, NOSSA GENTE....
    NUM TEMPO ONDE TUDO CORRE CIBERNETICAMENTE PARA O FUTURO, ENCONTRAR PORTAIS PARA O GLAMOUR DO PASSADO É MUITO BOM.
    PARABÉNS, EMÍLIO!!!!!
    KELLI

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.