quinta-feira, 5 de junho de 2008

VEJA.com: Celulares revelam hábitos humanos

Foi revelada uma pequisa feita pela Universidade Northeastern, de Boston, nos EUA, em que foram rastreados cerca de 100.000 usuários de celulares para tentar estabelecer um padrão de deslocamento humano. Os resultados devem ajudar no planejamento de tráfego urbano e até mesmo no controle de doenças contagiosas.

O autor do estudo, Albert-László Barabási, garante que o trabalho comprova que os humanos são criaturas de hábito rígidos, que se deslocam regularmente entre a casa e o local de trabalho, em um raio entre 5 e 10 quilômetros. Eventualmente, eles fazem viagens mais longas.

A pesquisa relacionou os usuários a torres de transmissão cada vez que os aparelhos recebiam uma ligação ou mensagem de texto, sem ter acesso aos números dos telefones. O acompanhamento foi feito ao longo de seis meses.

A utilização de dados dos celulares, segundo os pesquisadores, permite uma melhor identificação de padrões de comportamento individuais, mas ainda envolve questões como direito à privacidade. O país onde a pesquisa foi realizada e a companhia telefônica não foram divulgados.

Leia mais em:

VEJA.com: Celulares revelam hábitos humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.