quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dia do Radio

Hoje, 25 de Setembro comemora-se o Dia do Rádio, escolhida por marcar a data de nascimento de Roquete Pinto, que em 1923, fundou a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Antes disso, porém, a primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, em um evento de comemoração pelo aniversário de 100 anos da independência: uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro e, além de música, emitiu o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.

Fases do Rádio

* De 1922 a 1924 ocorre a fase que os historiadores chamam de fase experimental, com a inauguração da primeira emissora brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
* Depois, de 1925 a 1934, começa a primeira fase, com projeções e planos para a utilização do veículo e impulso para as mudanças na maneira de funcionar. É o período em que os pioneiros do rádio enfrentam a oposição dos ideais com a situação real.
* Já de 1935 a 1955 - segunda fase - acontece a consolidação do veículo (década de 40) e, logo após, a fase áurea (década de 50). As emissoras investem em avanços técnicos (equipamentos, máquinas mais modernas) e são impulsionadas a pensar alterações no veículo, devido à concorrência publicitária da TV (1955).
* Com a terceira fase, de 1955 a 1965, uma nova posição é concretamente buscada pelas emissoras, por conta do deslocamento das verbas publicitárias para a TV e a introdução do video-tape no meio televisivo, na década de 60.

Fora das fases mais significativas do rádio, outras datas devem ser lembradas, como o surgimento das primeiras emissoras de freqüência modulada (FM), em 1968, e a inauguração da primeira rede nacional de rádio via satélite, formada pela Rádio Bandeirantes, em 1990.

Em Santos, em 4 de abril de 1925 foi inaugurada oficialmente a primeira emissora da cidade, a Rádio Clube de Santos. Em 1955 foi instalado um novo transmissor potente numa área do antigo bairro da Areia Branca, propício para transmissões em AM: a torre acabou dando nome a um novo bairro de Santos, o Jardim Rádio Clube.

Veja mais sobre a história do rádio santista em: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067.htm

Atualmente o rádio FM tem uma audiência maior que o AM, porém o AM deverá ganhar um novo impulso com o surgimento do Rádio Digital: quem possui o aparelho de rádio digital pode ouvir rádio AM sem interferências, e FM com som de CD. O rádio digital no Brasil está em fase de testes, e deverá ser implantado nos próximos meses. Assim como a TV Digital, o Rádio Digital também exigirá novos transmissores e tecnologia para as emissoras, e para os ouvintes, novos receptores de rádio.

Pesquisa sobre rádio, no site do IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/index.html

Ah, sim, a foto que ilustra esta postagem é deste que vos escreve, nos estúdios da Rádio Guarujá FM, em 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.