quarta-feira, 9 de março de 2011

Aumentando o alcance do wi-fi através de um repetidor

28/06/2014: ATUALIZAÇÃO DESTE ARTIGO: Vale lembrar que o texto abaixo foi publicado originalmente em 9 de março de 2011. Deste lá, surgiram novos repetidores e roteadores. No entanto continua valendo as explicações abaixo. Boa sorte e obrigado!

Antes de mais nada, esta postagem pretende apenas dividir com você a experiência que tive ao tentar ampliar minha rede sem fios.

Como em outras postagens sobre internet aqui no Blog, gosto de fazer uma postagem com a solução, sem blá-blá-blás... Claro que se você tiver equipamentos de maior alcance, seu resultado será bem maior e as ideias de se aumentar o alcance com "latas de Pringles" também são boas... então vale a pena reunir todas as sugestões, e aliar todas as possibilidades e aplicar a sua necessidade.

DOIS ROTEADORES

De longe não é qualquer propaganda das marcas e modelos aqui citados (até que seria bom...) Nem tão pouco é a garantia de que esse sistema irá funcionar em outras condições ou a longas distâncias. Apenas, uma solução imediata e a um preço aceitável, de como aumentar o alcance de sua rede wireless: utilizando um segundo roteador operando no modo repetidor (não é access point ou ponto de acesso, é repetidor mesmo!).

Como há muitas controvérsias encontradas em foruns e lojistas, eu mesmo acabei encontrando uma solução, a despeito de opiniões que julgavam que seria "impossível" com os equipamentos que tinha em mãos, especialmente meu roteador chamado de "obsoleto" por alguns vendedores.

Moro relativamente próximo do meu trabalho, e então quis levar a internet e a rede que já possuía em casa através do meu velho (e pra mim bom) roteador D-Link DI-524, até um computador que fica a cerca de 40 metros distante, com muitas paredes no caminho, e no andar térreo. Via wireless!

Roteador DI 524 da D-Link

Cabe também um comentário sobre o roteador DI 524 da D-Link: para mim esse roteador sempre foi bom: há 4 anos em funcionamento ininterrupto, após apagões, raios e até uma reforma que tive em casa. Contrariando muitas opiniões que não recomendam esse roteador, por aqui ele está bem vindo e trabalhando bastante...

COM VOCÊS, O ROTEADOR DA ASUS

Roteador ASUS RT-N10+ configurado para ser REPETIDOR
Após pesquisar em sites e em lojas, uma solução oferecida para mim foi utilizar o Roteador da Asus RT-N10+ no modo Repetidor. Ou seja, um segundo roteador - de outra marca - só que funcionando como um retransmissor. Segundo o lojista, esse roteador "enxerga" os sinais disponíveis em wireless como se fosse um notebook, ou um receptor qualquer de wi-fi. Então, o repetidor cria um novo sinal, com o mesmo nome e senha do roteador original, e estrategicamente instalado "no meio do caminho" ele levaria o sinal até um outro PC distante.

Confesso que estranhei a marca, pois na maioria das lojas havia o TP-Link, D-Link, LinkSys, Intelbrás, entre outros, mas não conhecia ASUS, ao que o vendedor logo me lembrou sobre a marca que é famosa na área de placas-mãe, notebooks entre outros. Ah, sim! Resolvi dar um crédito de confiança ao vendedor. Valeu!

CAMINHO CHEIO DE PAREDES E PAVIMENTOS

Veja a foto do Google Earth, com as minhas condições:

O objetivo era ligar o sinal do roteador, no segundo andar, ao PC no térreo a cerca de 40 metros de distância.

Devido a quantidade de paredes e também a diferença de altura entre o meu roteador e o PC-alvo, tive que fazer algumas tentativas até achar um bom "meio-do-caminho". Obviamente a ilustração acima mostra o caminho desejado, mas claro que as ondas se propagam em todas as direções...

Não pretendo aqui ensinar como configurar o roteador como repetidor, já que no manual ou no próprio set up do ASUS RT-N10+ tudo está bem claro e fácil de ajustar. Um detalhe é que pode-se configurar o repetidor via wireless, porém a cada mudança feita, o computador perde o login do repetidor, o que tem que ser refeito, e assim por diante, por várias vezes. O ideal é ajustar o repetidor via cabo ligado a um notebook, já no local onde se pretende instalar o roteador-repetidor, ou seja "no meio do caminho".

O primeiro passo, relembrando é alterar o modo do roteador RT-N10, na tela de modo de operação:

Tela de modo de operação (em português) com versão de firmware atualizado



Esquema do roteador como repetidor no manual do ASUS RT-N10+ na versão original em inglês

Estando meu roteador-gerador (no meu caso, o D Link) ligado, e emitindo o sinal de sempre, o próximo passo é ligar o repetidor (o ASUS) em um ponto qualquer, um pouco distante do gerador (ou seja, "no meio do caminho").
Basicamente, em primeríssimo lugar deve-se mudar a senha do admin para uma à sua escolha. Depois, o repetidor vai localizar as redes wireless disponíveis na área - várias são encontradas - inclusive a sua - e seleciona-se a rede desejada, quando então vai ser solicitada a senha do wi-fi (que é aquela que você já tinha no roteador "gerador"). Se o repetir não encontrar a sua rede do roteador, então deve-se mudar de local do repetidor até que ele consiga captar o sinal do roteador-gerador.
Pronto, aguarda-se alguns segundos e até minutos. Depois, tudo OK.

O que achei ótimo foi que toda mudança feita no roteador "mãe" é assumida no repetidor. Mudei o nome da rede, e o repetidor assumiu esse novo nome (também chamado de SSID), automaticamente. Até senhas, etc, tudo o que o roteador envia, o repetidor aceita e retransmite.

Enfim, foi criada uma ligação entre a minha rede (de casa) ao computador do trabalho, via wireless.

NÃO DESISTA

Enfim, após muitos me desanimarem dizendo que teria que ter repetidor e roteador da mesma marca, ou roteador "n", etc, posso dizer que apenas a aquisição desse segundo roteador (que funciona como repetidor) funcionou bem. Aliás, está funcionando bem. Claro que se eu tivesse um roteador com alcance maior - ao invés do meu D-Link DI 524 - a recepção do Repetidor seria melhor, e a velocidade melhoraria.

Mas, do jeito que está, consigo, do computador do meu trabalho conectar qualquer computador ou impressora da minha casa, desde que estejam ligados(!!!!)

Confesso que não foi fácil, fiz várias tentativas até achar um bom ponto "no meio do caminho", aliado a dificuldades com o meu adaptador wireless USB no computador remoto que vivia desconfigurando. Foram 3 dias até encontrar o ponto ideal.

Prós: conseguir acessar arquivos de qualquer computador da rede e navegar na internet para acessar e-mails, e instalar programas, nada que exija grandes velocidades de conexão. O custo do roteador da ASUS RT-N10+ é médio, cerca de R$ 150,00, onde eu comprei. Mas, dá para encontrar mais em conta... Um detalhe é que tem-se dois pontos de transmissão iguais, com o mesmo nome, só que instalados em lugares diferentes. O notebook nem percebe quem é quem...

Contras: a velocidade, no meu caso, é baixa pois, apesar de gostar do meu D-Link DI524, ele não possibilita a banda "n" o que poderia melhorar a performance (que cheguei a conseguir com o meu segundo roteador ASUS RT-N10+). A instabilidade do sinal às vezes aumenta, talvez por interferências, ou até mesmo condições climáticas. Mas, quando o sinal se estabiliza é tudo muito bom.

É uma ótima solução para quem tem dificuldades de sinal em casa ou em uma pequena empresa, pois o repetidor reforça o sinal em pontos de fraca intensidade. E a segurança continua a mesma do roteador, já que o repetidor assume as mesmas condições de senhas, no caso WPA.


BÔNUS: OUTRA CONQUISTA COM O REPETIDOR: CONECTAR MINHA TV À INTERNET


A TV de LED Philips com conexâo à internet e a rede local

Acabei adquirindo mais um roteador R-N10+ para usar em casa: também como repetidor, instalei-o junto a TV da sala - é uma Philips LED 40" 6615, que tem acesso a computadores e a internet.
Até então, não tinha conseguido um meio de ligar a TV à rede WI-FI de casa pois teria que instalar uma fiação do roteador (o meu velho e bom D-Link 524), no escritório de casa, até a sala.

E o adaptador wireless indicado pela Philips, o PTA 01 estava impossível de encontrar.

Então, instalei o roteador ASUS RT-N10+ no modo repetidor na sala junto a TV. O repetidor recebe via wireless o sinal da internet, gerada com o roteador do escritório.

E com um cabo LAN comum conectei o repetidor na respectiva entrada da TV. Pronto! Resolvido.
A TV consegue acessar qualquer vídeo ou áudio do meu notebook e assistir na TV, sem fios, com ótima qualidade e excelente velocidade de transmissão.

E ainda: pode-se acessar a internet e uma série de opções que a Philips NET TV, no menu do aparelho de TV, oferece, como Youtube, rádios, TV Terra, e uma série de "canais", além de qualquer site da web, já que há um navegador.  Também as futuras atualizações da própria TV poderão ser instaladas (firmware).
O ruim é ter que ficar digitando através do controle remoto da TV, no caso da navegação na internet. Mas, foi uma solução, que além de ligar a TV à internet, melhorou o sinal do wi-fi da minha casa em pontos onde o sinal era fraco, pois o wi-fi do repetidor gera um novo ponto de acesso wireless.
É claro que esta solução não vale apenas para as TV's da Philips, e sim, para qualquer tv que tenha acesso a LAN, ou WLAN.

ASSISTINDO NA TV VIDEOS QUE ESTÃO NO COMPUTADOR

Com a plataforma do Windows 7, por exemplo, a TV no modo Procurar PC vai encontrar seus vídeos, fotos e músicas que estão disponíveis nos Dispositivos de Mídia. Com o controle remoto da TV, você vai encontrar, por exemplo, um filme que esteja gravado no computador. E pronto, basta dar play. O filme será lido pela TV, via wireless (ou via ethernet, LAN, WLAN, etc) direto do Computador. E o que é melhor: pode-se continuar trabalhando no computador, acessar a internet, etc. Obviamente, o computador tem que estar ligado enquanto o filme é exibido na TV.

O que nos leva a conclusão que a próxima TV a ser adquirida tem que ter acesso a Internet e também acesso a rede local wireless, ou com fio, ou seja, que possa ser ligada a um computador.

Esta postagem até poderia ser "como instalar a internet em uma tv de led da Philips" ou "como ligar a TV a um roteador", etc.

Mais uma vez, lembro que esta é uma experiência que tive usando esses roteadores, para a solução do meu problema. Não garanto que isso vá funcionar em outras situações.

Boa sorte!

28/06/2014: ATUALIZAÇÃO DESTE ARTIGO: Atualmente fiz uma assinatura da internet banda larga pela operadora NET. Encontrei uma certa limitação no alcance e na velocidade do cable modem wifi fornecido pela operadora. Instalei um novo roteador wifi conectado via cabo neste cable modem wifi. O resultado, é que, consegui aumentar o alcance e, portanto, consegui manter a velocidade com uma distância pequena. Veja os detalhes neste novo artigo:
http://www.muitobem.tv/2014/06/aumentando-o-alcance-do-cable-modem.html

113 comentários:

  1. Gostei muito dessa solução imediata apresentada por você,gostaria de saber se consigo fazer a mesma coisa só que com um roteador diferente do DI-524 da DLINK,eu tinha em mente um roteador de outra marca por exemplo,um TP LINK,será que consigo realizar o mesmo processo?Se você possuir e-mail entre em contato comigo por favor,a sua ajuda será muito importante.Obrigado e Parabéns pelo trabalho.
    Meu e-mail:sougaviaocarlos@hotmail.com ou matias_antoniocarlos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, qualquer roteador pode ser utilizado para gerar o sinal. Já efetuei testes com Intelbras, Cisco e outro DLink.
      Mas o segundo roteador - o repetidor - é que tem que ter a função Repetidor, que é o caso do ASUS citado acima. A dica é instalar o segundo roteador (repetidor) no "meio do caminho".

      Excluir
  2. Obrigado pelo seu comentário.
    O repetidor (no caso o ASUS) vai procurar as redes como se fosse um notebook que procura a rede wi-fi. Portanto, acredito que sinal gerado por um roteador de qualquer marca o ASUS vai enxergar e vai retransmitir normalmente.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o repetidor precisa fikar junto a um computador depois de configurado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele gera o sinal repetindo o sinal do gerador, tudo via wi-fi. Portanto, você pode simplesmente ligá-lo na tomada depois de configurado.

      Excluir
  4. A propósito, fiz um teste usando um roteador LINKSYS (ao invés do D-LINK) mais o repetidor da ASUS e funciona normalmente.

    ResponderExcluir
  5. Rafao, não, o repetidor - depois de configurado - não precisa ficar junto a um computador . Ele justamente vai criar outro sinal wi-fi, de mesmo nome, senha, etc que o roteador principal. Pode ficar em qualquer ponto que possa, de um lado receber o sinal do roteador e, de outro, que os computadores possam captar esse sinal gerado pelo repetidor. Ou seja, "no meio do caminho".

    Mas, se quiser ele também pode ficar junto a um computador que não tenha wi-fi, já que o repetidor também tem 4 saídas para ligação com cabo. No meu caso, por exemplo eu liguei o REPETIDOR ASUS a minha TV com o cabo, já que não tinha o receptor wi-fi da Philips. Nesse caso o repetidor fica junto a TV para fazer essa ligação com o cabo.

    ResponderExcluir
  6. tenho um ROTEADOR WIRELESS 150MBPS MULTILASER RE027 - 14292 como tranformo em repetidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos os roteadores que tem a função repetidor. Eu mesmo, só conheço o ASUS descrito acima. Mas, verifique no manual as especificações. abs

      Excluir
  7. para o roteador funcionar como repetidor tem que suportar sistema WDS

    ResponderExcluir
  8. Muito bom post Emilio,estou procurando uma tv nova e gostaria de ter essa função wireless para acessar os arquivos do computador nela e esse post deu um pouco de luz a minha busca.
    Obrigado.Abraço grande

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. Este roteador da Asus, é muito bom mesmo. Fácil de configurar.

    ResponderExcluir
  10. Excelente tutorial,de fácil entendimento!Depois de pesquisar na rede(achei coisas caras,mirabolantes e complicadas,achei a solução em seu Blog.Já estou usando o roteador.Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Olá parabens pelo seu Blog. Queria te fazer uma pergunta. Vc saberia me dizer se existe algum roteador que em possa enviar publicidade para os dispositivos que se conectarem com ele? Ou seja, o pessoal de conecta free e eu envio publicidades para celular, smartphone, net e etc.

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo comentário.
    Não sei lhe responder com certeza, mas acredito que haja algum software de controle de rede que faça uma espécie de filtragem e que aí possa ser enviada publicidade, até para justificar a gratuidade da conexão. Em alguns shoppings já existe esse login, por exemplo, no Morumbi Shopping, mas não há publicidade após o login. É uma ideia interessante, talvez haja mesmo um roteador com essa opção.
    abs

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela dica. Vou tentar fazer os procedimentos indicados, pois não consigo achar o adptador PTA01 para venda. Possuo um modem/roteador Dlink DSL-2640B. Será que ele funciona bem com o repetidor da Asus que você indicou. Parabéns pelo artigo. Já tava triste de não ter a possibilidade de usar o recurso de web na TV. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Raphael, o Asus no modo repetidor simplesmente age como se fosse um notebook captando o sinal wi-fi, ou seja, não há distinção de marca ou modelo. O que deve ser feito é instalar esse repetidor em um local onde o sinal gerado pelo seu DLINK possa ser captado com sinal razoável, no mínimo. E o interessante é que você vai ligar a TV em uma das quatro portas do repetidor e, ao mesmo tempo, ter um novo sinal wi-fi da sua rede interna, ampliando o alcance. Um abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal. Vc saberia dizer porque usar um repetidor seria melhor do que um access point? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O repetidor é totalmente wireless, já o acess point na maioria das vezes tem que ser plugado a uma rede com fio. abs

      Excluir
  16. Muito legal seu texto, mas como tenho um modem router ADSL+wireless TP link TD-w8951ND e como tenho também uma TV LG com um adaptador wireless e como o sinal chega muito fraco da sala acho que devido o modem fica em quarto nos fundos da casa gostaria de saber o que voce me recomendar para usar como repetidor deste sinal ou uma antena externa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que um repetidor será o suficiente, já que você recebe o sinal wi-fi na sala, ainda que fraco. Então, com o repetidor instalado em um ponto entre a sala e os fundos da casa você terá um sinal forte na sala, gerado pelo repetidor. abs

      Excluir
  17. Muito legal seu texto, mas como tenho um modem router ADSL+wireless TP link TD-w8951ND e como tenho também uma TV LG com um adaptador wireless e como o sinal chega muito fraco da sala acho que devido o modem fica em quarto nos fundos da casa gostaria de saber o que voce me recomendar para usar como repetidor deste sinal ou uma antena externa?

    ResponderExcluir
  18. Ótima colocação da matéria. Concordo plenamente com relação aos "vendedores técnicos" que na maioria das vezes nem sabem do que estão falando. Você colocou uma situação simples com custo benefício show de bola !!

    Obrigado,



    Marcio Santos
    MCRS Suporte Ltda

    ResponderExcluir
  19. Ótima colocação da matéria. Concordo plenamente com relação aos "vendedores técnicos" que na maioria das vezes nem sabem do que estão falando. Você colocou uma situação simples com custo benefício show de bola !!

    Obrigado,



    Marcio Santos
    MCRS Suporte Ltda

    ResponderExcluir
  20. Muito bem colocado e o melhor: Une um bom custo benefício. Vou tentar implementar em um cliente amanhã e posto se conseguir.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,
    Primeiramente parabéns pelo artigo, mas gostaria de fazer uma pergunta, e como você fez com a questão de energia e proteção para ligar os aparelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loreci, utilizo filtros de linha para ligar modem, roteadores e a TV.
      Já com relação ao notebook eu ligo diretamente na tomada elétrica.
      E para computadores desktop eu utilizo um estabalizador que é ligado a um filtro de linha também.
      Em lugares com grande incidência de raios é recomendado ligar, além de filtro de linha, todos os equipamentos em um estabilizador que tenha também proteção com surtos na rede.

      Excluir
    2. vc tem um tutorial deste roteador para me ajudar a comfigurar ele?
      Brigado

      Excluir
    3. Loreci, a própria configuração do ASUS é muito interativa e fácil. Basta seguir os passos e pronto. No CD de instalação há um manual também.
      Mas, acho que é um roteadores de mais fácil instalação, ainda mais no modo repetidor já que ele vai simplesmente assumir toda a configuração do roteador gerador.

      Excluir
  22. Com este modo repetidor posso dividir internet sem fio com outras pessoas?
    brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, porém você terá que dar a senha a essas pessoas. E tomar cuidado com invasões. Nesse caso, caso use o Windows 7 configure a rede como "Pública". Outro problema é que você terá que dividir a velocidade de sua internet com outros computadores. Por exemplo, se sua velocidade de download for 300, e se uma ou mais pessoas estiverem baixando algum programa, por exemplo, pode ser que a velocidade de navegação vá cair muito.
      Dá para entrar nas configurações e decidir prioridades e velocidades, para usuários experientes.

      Excluir
  23. Bom dia gostaria de saber si com este modo repetidor si da para dividir internet normal mente com alguem sem fio?

    ResponderExcluir
  24. gostei parabéns! eu moro a quase 70 metros sem barreira alguma da casa da minha vô será que só um roteador d-link dir-600 é suficiente para minha casa e a casa da minha vô, se eu coloca-lo aqui em casa o sinal chega lá?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, 70 metros é muito longe, mesmo sem barreiras.
      Nessa solução acima, do repetidor, você terá que colocá-lo "no meio do caminho", que pode estar num local de outra casa ou na rua. Então não daria. Mas se os terrenos são vizinhos então dá para colocar um repetidor em um ponto entre o roteador gerador e o local onde se quer receber o sinal.
      Mas, para quem tem uma longa propriedade, fazenda, sítio, chácara, etc, então é possível estender com vários repetidores a longas distâncias.

      Para longas distâncias sugiro usar um roteador gerador com maior alcance. Por exemplo, existe um da Intelbrás muito bom, com 3 antenas e velocidade 300. Ele tem um ótimo alcance e um repetidor pode ficar bem mais longe do gerador.
      Outro detalhe para um bom alcance é instalar os roteadores em um local o mais alto possível, para livrar barreiras como móveis e eletrodomésticos.

      Excluir
  25. Boas,

    Existe um repetidor excelente que dá para fazer isso desde que tenhas o router o mais perto possivel da casa da tua avó, eu estou a utilizar para aumentar o sinal da casa do meu vizinho, comprei na loja Pixinf. Dá para retransmitir a tua ligação WiFi já existente para uma zona com pouca ou nenhuma cobertura e dá também para ligares um dispositivo de rede que não tenha wireless (uma impressora, uma TV, a PS3...). Eu tenho agora ligada por wireless a minha impressora que só tem cabo de rede, o que me dá imenso jeito.

    Fica aqui o link se estiveres interessado:
    http://www.pixinf.com/pt/wireless/420-repetidor-wireless-router-bridge-wifi-n-300mbps.html


    Cumps

    ResponderExcluir
  26. Boas,

    É suficiente se comprares um repetidor para pôres em tua casa ou na da tua avó e assim teres sempre rede máxima nas duas casas. Eu partilho a internet do meu vizinho e tenho sempre rede no máximo com o repetidor que tenho em casa que comprei na loja Pixinf. Dá para retransmitir a tua ligação WiFi já existente para uma zona com pouca ou nenhuma cobertura e dá também para ligares um dispositivo de rede que não tenha wireless (a TV, uma impressora, a PS3...). Eu tenho agora ligada por wireless a minha impressora que só tem cabo de rede, o que me dá imenso jeito.

    Fica aqui o link se estiveres interessado:
    http://www.pixinf.com/pt/wireless/42...n-300mbps.html



    Cumps

    ResponderExcluir
  27. Boas,

    É suficiente se comprares um repetidor para pôres em tua casa ou na da tua avó e assim teres sempre rede máxima nas duas casas. Eu partilho a internet do meu vizinho e tenho sempre rede no máximo com o repetidor que tenho em casa que comprei na loja Pixinf. Dá para retransmitir a tua ligação WiFi já existente para uma zona com pouca ou nenhuma cobertura e dá também para ligares um dispositivo de rede que não tenha wireless (a TV, uma impressora, a PS3...). Eu tenho agora ligada por wireless a minha impressora que só tem cabo de rede, o que me dá imenso jeito.

    Fica aqui o link se estiveres interessado:
    http://www.pixinf.com/pt/wireless/420-repetidor-wireless-router-bridge-wifi-n-300mbps.html



    Cumps

    ResponderExcluir
  28. Bom dia gostaria de saber si da para desbloquear um computador bloqueado neste roteador asus RT-N10, pq bloquiei o meu outro pc da minha casa agora não consigo desbloquear o mesmo para acessar a internet?

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu tenho um roteador modem wi-fi da net marca motorola e gostaria que o meu d-link 524 repetisse o sinal, pelo de sempre distância e paredes, mas não sei configurar. Alguém aqui teria a paciência de mandar o caminho das pedras pra mim por e-mail? mizassis@ibest.com.br obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , o roteador D-Link 524 não tem a função "repetidor". Então para aumentar o alcance você terá que usar outro roteador que tenha essa função, como o Asus citado acima.

      Excluir
  30. Gostei muito da matéria. Eu tenho um modem wi-fi da net da marca motorola e gostaria de repetir o sinal, pelos motivos de sempre: paredes, distância, através do roteador d-link 524. Pelo que lí me parece possível só que não sei configurar. Alguém teria a paciência de me mandar o passo a passo por email. Desde já agradeço: mizassis@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roteador D-Link 524 só pode ser usado como gerador wi-fi que é o caso citado na matéria.

      Excluir
  31. olá amigo, como ficaria no caso de uma falta de energia? no caso em um ou nos 2 roteadores? quando a energia voltasse teria q localizar o repetidor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roteador não perde os dados quando é desligado. Portanto, ao voltar a energia tudo volta ao normal.
      Mas se faltar energia em um dos roteadores o sistema de transmissão não vai funcionar até que ambos estejam funcionando normalmente.

      Excluir
  32. Amigo, To com essa mesma estrutura, a diferença é que como AP utilizo ao invés de um D-Link, um INTELBRAS WIG 240(B+G), após me deparar com internet caindo, fiz teste de ping, acabei descobrindo muita queda na rede, inclusive no roteador que trabalha com AP. será que esse problema tem ligação com o fato do roteador intelbras não possuir banda N?

    ResponderExcluir
  33. Muitobem.tv, parabéns pelo post. Muito simples e fácil de entender, mais só ficou faltando um detalhe para abrilhantar ainda mais, ficou faltando dizer que o repetidor terá que ser configurado o nome da rede e senha. Você colocou que "Então, o repetidor cria um novo sinal, com o mesmo nome e senha do roteador original,...", se fosse assim todos comprariam esse repetidor e não gastariam com provedor, usariam de outros, roubando sinal.
    Falo assim, pois pessoas sem o conhecimento podem achar que é só ligar buscar uma rede e fim, o repetidor faz o resto, o que não é o caso.
    Parabéns mais uma vez!!! Abraços... Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, na verdade é assim mesmo, ao seguir os procedimentos descritos acima, quando o repetidor encontrar o sinal do gerador então será necessário digitar a senha do gerador no repetidor. Daí em diante, o repetidor vai mesmo criar um novo sinal, com o mesmo nome e senha do roteador original e, claro, vai compartilhar a ligação com a internet do gerador. Não é um sinal independente, muito pelo contrário, o sinal do repetidor é totalmente dependente do sinal do gerador. Se o roteador gerador perder o acesso à internet então o repetidor também o perderá.
      Portanto não dá para roubar sinal de outros já que terá que ser o sinal do gerador cuja senha já se conhece. Espero ter sido claro, mas valeu pelo toque. Um abraço, Emilio.

      Excluir
  34. Olá Paulo.
    Vale lembrar que seguindo os passos acima, o repetidor pedirá a senha do gerador para completar o sistema. Então não é "roubar" o sinal de outra pessoa, mas sim retransmitir um sinal de que se tem a senha, portanto, um sinal próprio.
    E então, o repetidor vai usar exatamente a conexão da internet que o gerador está usando. O repetidor não só retransmite o sinal idêntico (incluindo o mesmo nome SSID e a senha) do gerador, como também vai compartilhar o sinal de internet que o modem provê para o gerador. Obviamente se houver uma velocidade de download de 200 k fornecida pela empresa de internet (Net, Speedy, GVT, etc) esses 200k serão divididos entre os dois roteadores. Se alguém faz um download acessando o repetidor e tem uma velocidade de 150k, sobram só 50k para quem estiver acessando via gerador, e vice-versa.
    Espero ter sido claro, e obrigado pelo comentário! abraços, Emílio

    ResponderExcluir
  35. Fala ai beleza. Comprei o repetidor mencionado e quando conecto o receptor a meu roteador Dlink e ao notebook não aparece a opção "Repeater Mode" sabe o que pode estar havendo de errado? Será que é porque minha conexão é a radio?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No roteador ASUS RT-N10+ clicando em modo de operação há um esquema como na figura acima. Verifique se o seu modelo é mesmo o RT N10+. Abs.

      Excluir
  36. Os AirPort da Apple têm a função de repetidor, muito fácil de configurar. Pena que são tão caros. Muito bom o texto por apresentar uma solução mais economica!

    ResponderExcluir
  37. Olá, estou adorando ler o teu texto e as respostas, mas sendo completamente leiga, entretanto curiosa e insistente lhe pergunto(desculpe se já foi respondido, porém não devo ter assimilado). Tenho um roteador, não sei o nome, vou verificar depois, mas não compreendi se tendo este repetidor asus eu tenho que ter um cabo junto? Um dos maiores problemas que enfrento é que o cabo principal sai em um comodo do apartamento e consegui puxar para outro, entretanto não existe nenhuma outra forma (além de contratar outra internet, porém fica fora do meu orçamento)assim sendo eu não sei se o repetidor apenas configuro no pc ou notbook e o instalo ligando na tomada para que o mesmo repasse o sinal pros demais espaços??? É que uso a internet como forma de trabalho e tenho 4 filhos e estes em fase de estudos e trabalho gostariam de utilizar o mesmo sinal nos demais espaços. Se for apenas a tomada , será fácil a instalação e distribuição. Realmente a todos que pergunto só colocam dificuldades....abraços e muito obrigada pela informação. ANA PAULA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, o grande lance dessa solução é criar um repetidor sem fios, para assim atingir outros cômodos da casa ou mesmo fora da casa onde o sinal wifi não chegue.
      Então com o segundo repetidor (instalado em um outro ponto da casa sem fios e ligado apenas em uma tomada) passará a transmitir um sinal semelhante (nome SSID e senha) ao do roteador principal.

      Excluir
  38. fala irmão, parabéns, era exatamente o que eu estava procurando, só que, gostaria de ligar meu xbox, que fica no quarto e o meu d-link em um outro comodo, o xbox não wifi, então eu usaria uma porta do roteador asus, mas vc sabe me falar se o xbox encontraria normalmente o sinal de internet??(ligando na porta do d-link, ele acha direto e acessa a live, então se é um repetidor , ele encontrará tb o sinal de internet ligado no asus, é isso mesmo?)Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, acredito que sim, já que conectei minha TV Philips e ela aceitou normalmente, já que o repetidor atua normalmente como roteador tanto com fio, como sem fio.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Valeu amigo, sua dica do roteador e repetidor ASUS em ajudou demais da conta, é muito simples e facil de usar, o modelo que comprei é mais bonito do que apresentado na foto, mas de qualquer maneira é tão facil quanto o citado. Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  42. boa tarde eu tenho roteador e wi fi da oi queria saber se tem com eu ampliar eu sinal para fora de casa,e se tem qual seria o melhor roteador obs meu roteador e da zte w300.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso é como está descrito no texto, você terá que ter um outro roteador para repetir o sinal, para fora de casa. Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  43. Só testou no modelo da asus poderia dizer quais modelos dlink e tplink ou até um outro de prefrencia bem light no preço de preferencia atuais pode funcionar como repetidor.

    luizfco.vilarinho@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, procure algum roteador que tenha essa função, acredito que hajam outros. Mas eu só conheço na prática o da Asus,
      um abraço

      Excluir
  44. Olá, gostaria de saber se o D-Link DAP -1360 funciona como repetidor. obrigado

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Amigão, li quase tudo que está escrito acima e ainda restam algumas dúvidas, a primeira é: li, não sei aonde, que esse roteador em função repetidor só consegue pegar quatro notebooks, por exemplo. A minha pergunta é: existe mesmo essa limitação? Preciso ligar uns 10 notebooks, como fica o sinal para esses notebooks? Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente nunca ouvi falar nessa limitação. Obviamente que COM FIO só podem ser ligados 4 dispositivos. Mas, em WiFi quem limita é o roteador-gerador, caso alguém queira limitar. Acho que são 100 os endereços por default. Portanto 100 dispositivos. No meu caso só testei com um TV (com fio) , um note e dois smartphones, todos usando o repetidor. Mais do que isso, só testando mesmo.

      Excluir
  47. Boa noite amigo.

    Preciso de um conselho, se possível : estou fazendo a mesma coisa que voce, possuo um d-link 524 funcional, com ip 192.168.1.2 ligado a um modem da net, motorola, na qual possui navegação de internet normalmente. O Gateway também é 192.168.1.2, o dns é informado pela WAN, vindo da operadora net.

    Comprei o asus n10+ para utilização da função repetidor, mantive o ip de fabrica, 192.168.1.1, fiz a configuração conforme indicado, o repeditor é acionado assim que o sinal inicial do d-link fica fraco, até ai tudo bem, quando eu desligo o n10+, o dlink novamente é acionado, tudo beleza, porém :

    ---> o gateway e o dns continuam vindo do repetidor, que é 192.168.1.1 ao invés de espelhar o do dlink 192.168.1.2, dessa forma não consigo navegação.

    Voce poderia me dar uma sugestão quando a isso ?

    Muito Obrigado !
    Junior

    ResponderExcluir
  48. Boa noite amigo.

    Preciso de um conselho, se possível : estou fazendo a mesma coisa que voce, possuo um d-link 524 funcional, com ip 192.168.1.2 ligado a um modem da net, motorola, na qual possui navegação de internet normalmente. O Gateway também é 192.168.1.2, o dns é informado pela WAN, vindo da operadora net.

    Comprei o asus n10+ para utilização da função repetidor, mantive o ip de fabrica, 192.168.1.1, fiz a configuração conforme indicado, o repeditor é acionado assim que o sinal inicial do d-link fica fraco, até ai tudo bem, quando eu desligo o n10+, o dlink novamente é acionado, tudo beleza, porém :

    ---> o gateway e o dns continuam vindo do repetidor, que é 192.168.1.1 ao invés de espelhar o do dlink 192.168.1.2, dessa forma não consigo navegação.

    Voce poderia me dar uma sugestão quando a isso ?

    Muito Obrigado !
    Junior

    ResponderExcluir
  49. Muito obrigado pelas tuas informaçõe spois mesmo eu completamente leigo no assunto consegui configurar e extender toda a rede wireless na minha casa. Desabillitei a função do rotesdor no motorola horroroso da NET e conectei ao ASUS que passou a ser o meu rotesdor 1ario e comprei outro ASUS para usar comno repetidor. (paguei 70,00 cada). So preciso de mais uma ajuda a minha TV e LG smart. Posso conectar no roteador quie funciona como repetidor wireless cabo direto na TV???? Ou preciso comprar adaptador wireless para a TV???
    Helio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, você pode ligar a sua TV com fio em qualquer um dos roteadores, ou sem fio. Aliás informe-se, pois parece que a LG fornece o adaptado Wireless gratuitamente.

      Excluir
  50. Bom dia !

    Te mandei um e-mail algumas semanas atras mas nao obtive respostas. Fiz a compra deste aparelho (Asus) exatamente por ver que resolveu o seu problema, que hoje também é o meu. O aparelho realmente repete o sinal do roteador principal, mas só o transmite via cabo aos demais notebooks da rede, não consegui fazer essas transmissão via wireless como voce comenta.

    A configuração automática do modo repetidor não permite que maiores configurações sejam feitas, ele encontra o sinal do roteador principal, é feita a conexão e pronto, tudo conectado. Porém, a saída do asus só retransmite o sinal via cabo, wireless nada.

    Voce poderia me falar se fez alguma configuração diferente ou extra em relação ao processo executa de forma automática pela ASUS ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bill,
      acho estranho de não estar funcionando o wi-fi. Você já testou o roteador isoladamente, para ver se o wi-fi está funcionando? Coloque o Asus no lugar do roteador principal e faça os ajustes normais, como se ele fosse o roteador principal e teste o wireless dele. Pode ser que esteja com algum problema. Outra opção é baixar o novo firmware, é bem fácil, é só seguir as intruções na tela. E outra, ver se está mesmo na opção repetidor.
      Caso nenhuma dessas soluções funcione, sugiro você fazer o reset físico (com um clipe ou palito no Asus e começar tudo de novo, ás vezes foi alguma configuração avançada que impediu o wireless funcionar.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno !

      Sim, todas essas opções já foram feitas. O aparelho apenas como roteador funciona normalmente, inclusive no wireless, já fiz o reset fisico, além de tentar diversas opções de configurações, mas nada, ele capta o sinal do DLINK 524 e só o retransmite via cabo, wireless ele não entende e não espelha as configurações do roteador principal, ou seja, ele joga o cliente (notebook) no seu proprio DHCP, com seu proprio gateway, que é o ip de fabrica. Se eu espeto um cabo do note e no aparelho, repetidor, tudo funcional normalmente. Já entrei em contato com a asus, mas a demora é tanta que eu estou pensando seriamente em utilizar essa "praga" apenas como Acces Point mesmo, o problema maior é passar cabo.

      De qualquer forma obrigado pelo retorno, sinal que ele realmente deveria funciona em modo wireless sem nenhuma outra configuração que não fosse a automática.

      Um grande abaço. Parabéns pelo BLOG.

      Bill.

      Excluir
    3. E quanto a atualização de firmware? recentemente mudaram sensivelmente alguns termos. Se você já tentou tudo isso, espero que você obtenha uma resposta da Asus.
      Um abraço e, se tiver novidades nos avise.

      Excluir
    4. Também já atualizei o firmware, esqueci de comentar no post anterior. Nada, o aparelho não dá sinais de entendimento quando o lance é de wireless pra wireless mesmo.

      Um abraço !

      Excluir
    5. Boa noite amigo.

      Depois de muita luta, recebi outro aparelho novo da Asus, agora tudo OK. O repetidor funciona mesmo e muito bem por sinal. Um grande abraço e obrigado de verdade pelas dicas.

      Bill

      Excluir
    6. Boa noite amigo.

      Depois de muita luta, recebi outro aparelho novo da Asus, agora tudo OK. O repetidor funciona mesmo e muito bem por sinal. Um grande abraço e obrigado de verdade pelas dicas.

      Bill

      Excluir
  51. Muito obrigado, estava querendo extender a rede wifi aqui em casa e consegui graças a esse artigo. Só uma dúvida -- é normal, após configurar o router ASUS como repeater, perder o acesso a ele? Não consigo entrar nas configs dele digitando o endereço IP no navegador, e o maldito D-link não mostra o IP dos dispositivos conectados pra eu ter certeza (ele só mostra o MAC). Independente disso, o Asus está exercendo sua função de repeater, mas ainda assim eu queria saber... Valeu ae!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o repetidor assumirá totalmente os dados do roteador principal, portanto não é possível alterar alguns dados dele.

      Excluir
  52. Muito obrigado, estava querendo extender a rede wifi aqui em casa e consegui graças a esse artigo. Só uma dúvida -- é normal, após configurar o router ASUS como repeater, perder o acesso a ele? Não consigo entrar nas configs dele digitando o endereço IP no navegador, e o maldito D-link não mostra o IP dos dispositivos conectados pra eu ter certeza (ele só mostra o MAC). Independente disso, o Asus está exercendo sua função de repeater, mas ainda assim eu queria saber... Valeu ae!

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber se você poderia me ensinar como colocar como repetidor o roteador D-link dir-600

    ResponderExcluir
  54. Minha dúvida é bem simples:

    o RT-N10 repete o sinal (no modo REPEATER evidentemente) se eu conectar um cabo de rede do meu access point nele?

    Penso em puxar um cabo de 20 metros de comprimento do meu AP que fica do outro lado da casa até ele, ligar em uma das portas LAN e utilizá-lo como repetiro.

    Não quero usar a banda da rede wireless para repetir o sinal, justamente por causa da velocidade, perda de pacotes, latência, etc.

    Entrentanto, tudo quanto é review que leio por aí de repetidores diz respeito à repetição de sinal via wireless, e não via cabo. Só que também não achei nada dizendo que NÃO é possível fazê-lo por cabo.

    Tu saberia me responder essa pergunta?

    Estou em dúvidas entre os seguintes aparelhos para repetir o sinal:
    Asus RT-N10
    D-Link DAP-1150 ou DAP-1360
    D-link Dwl-2100 ou Dwl-g700ap

    Obrigado,

    Tomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tomas. O modo Repeater refere-se a captação Wireless, pois a partir deste setup ele vai procurar um sinal wi-fi. Mas, no seu caso, não há necessidade de repeater, e sim, um roteador qualquer. Obviamente que ele não vai ter o mesmo nome nem senha, será independente. Mas, pelo que entendi você quer criar um sinal wi-fi em um outro ponto. Então, basta ligar o cabo que vem do access point á entrada deste roteador.

      Eu tenho um situação semelhante à sua, em uso: eu, na loja em que trabalho, tenho dois sinais de internet. Um de um roteador de alta velocidade, 300, para nosso uso interno, com uma senha. E com um cabo, liguei um outro roteador de uma velocidade mais baixa e com outra senha, em uma das saídas do roteador principal. Então, este roteador menos veloz, deixo para o uso dos clientes, e como a velocidade é menor, não interfere no nosso uso, e tem outra senha, que é divulgada na loja. Em resumo, tenho um roteador principal, e via cabo, ligado em uma das saídas deste ligo na entrada do roteador auxiliar. Neste aqui, deve-se configurar como ligado a cabo. Espero que você consiga ter bons resultados. Um abraço

      Excluir
    2. Olá,

      obrigado pela resposta. Mas e quanto às configurações da rede wireless? SSID, channel number, Frequency, etc? Se eu configurar o RT-N10 como router, ele não vai ‘competir’ com o primeiro router/wireless já existente? Não vou enxergar duas redes diferentes com meu notebook?

      O que quero evitar é ter que configurar dois SSIDs diferentes, mesmo que tenham a mesma senha e tudo mais. Quero ter um SSID, uma só rede wireless em casa, repetida com um (ou mais) RT10N

      Obrigado,

      Excluir
  55. Minha dúvida é bem simples:

    o RT-N10 repete o sinal (no modo REPEATER evidentemente) se eu conectar um cabo de rede do meu access point nele?

    Penso em puxar um cabo de 20 metros de comprimento do meu AP que fica do outro lado da casa até ele, ligar em uma das portas LAN e utilizá-lo como repetiro.

    Não quero usar a banda da rede wireless para repetir o sinal, justamente por causa da velocidade, perda de pacotes, latência, etc.

    Entrentanto, tudo quanto é review que leio por aí de repetidores diz respeito à repetição de sinal via wireless, e não via cabo. Só que também não achei nada dizendo que NÃO é possível fazê-lo por cabo.

    Tu saberia me responder essa pergunta?

    Estou em dúvidas entre os seguintes aparelhos para repetir o sinal:
    Asus RT-N10
    D-Link DAP-1150 ou DAP-1360
    D-link Dwl-2100 ou Dwl-g700ap

    Obrigado,

    Tomas

    ResponderExcluir
  56. Obrigado por este material. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
  57. Obrigado por este material. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
  58. Tenho um asus rt n10+ ja fiz de tudo pra ele repetir o sinal do meu g220n,acontece o seguinte ele conecta normal no g220n e transmite a rede mas ninguem consegui pegar o IP e como se ele nao fosse dhcp mas se eu coloco IP nao adianta a net nao funciona e o asus ja esta atualizado com a nova versao.
    e no mapa de rede windows ele aparece como cliente mas nada que prove que ele esta repetindo internet parece que e so rede,interessante que se eu coloco cabo e fizer um redirecionamento para o ip que ele recebeu ate posso acessar o asus dai ele mostra que esta conectado mostra ip do gatway 192.168.0.1 e mostra ip obtido 192.168.0.102 mas no mapas aparece clientes desconectados e no topo aparece repetidor CONECTADO so que nao fornece IP e nao adianta colocar IP fixo.
    OBS:so coloco modo repetidor e mando conecxtar na minha rede g220n sera que tenho q fazer mais algo??

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde!
    Uma forma de melhorar ainda mais seu sinal wireless, é utilizando um nano station!
    Que é um repetidor proprio para este tipo de instalaçao!
    (y)
    Boa sorte!
    '-'

    ResponderExcluir
  60. Cara tenhu um d-link dsl 2730 tento pegar o sinal dele para tranformar o asus em repetidor mais quando eu digito a senha ele nao autentica de maneira nenhuma!sabe o q fazer?

    ResponderExcluir
  61. Olá boa noite , adquiri dois roteadores aiox A-WR307N, o sinal é excelente e o primeiro está funcionando como modem roteador sem problema, mas não consigo colocar o segundo como repetidor, normalmente como devo proceder as configurações para que o segundo seja apenas um repetidor?

    ResponderExcluir
  62. Olá parabéns pelo post dá show em muitos técnicos por aí, gostei muito, vou fazer na minha casa. Abracos.

    ResponderExcluir
  63. bom dia.
    Estou comum pequeno prblema na minha rede wi-fi, eu e meu vizinho compartilhamos a rede. o roteador fica na casa dele, justamente porque o registro esta no nome dele, mais o sinal chega fraco em certo ponto na minha casa. gostaria de saber se adotando essa metodologia de um replicador solucionaria meu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dayane. É o mesmo problema que eu tinha.Adquira um roteador repetidor e siga os passos acima . Boa sorte!

      Excluir
  64. Olá José Maria.

    Há roteadores que automaticamente trocam o canal de transmissão para tentar melhorar o sinal de transmissão. Daí nessa troca, o repetidor pode 'se perder'. Verifique no seu Huawei se está nesse modo automático. Tente deixá-lo fixo em um canal, como o 6.

    Outra ideia é mudar o local do repetidor. Note que não pode ficar perto demais do 'gerador' nem longe demais. Você tem que encontrar um ponto de equilíbrio.

    Espero que você tenha bons resultados, um abraço e obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  65. Olá, foi necessário informar o mac do D-Link no Asus e vice-versa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yan, não, o Asus como repetidor é como se fosse um laptop buscando uma rede wifi para se conectar, ao encontrar a rede basta inserir a senha, e pronto, é muito fácil.

      Excluir
  66. muitobem.tv,
    Da para ligar antena externa no seu repetidor Asus?!
    Estou falando, pois o seu repetidor tem de ter duas antenas, uma que recebe e outra que emite?!

    ResponderExcluir
  67. Adorei o post, eu estou com esse 'probleminha', tenho um telefone no meu quarto, no qual tenho o modem e roteador ligados, o wifi funciona somente dentro de casa e em parte do quintal, tenho uma outra casa no quintal que vou mudar para lá em algumas semanas, porém não queria colocar outra linha de telefone (pq esse do meu quarto ficará onde esta), no caso eu teria que colocar outra linha, puxar fios, por o modem e roteador lá. Um colega disse que seria possível colocar um repetidor na nova casa.
    Gostaria de saber se coloco um novo modem ou roteador lá? No caso, o modem e roteador ligados ao telefone no quarto ficarão ligados e o sinal chagará no repetidor para que eu possa usar a internet wifi no novo comodo???
    Me ajude amigo, estou confusa pois não entendo nadinhaaa =/
    Obg

    ResponderExcluir
  68. Olá bom dia, você bem que poderia postar a melhor configuração para este roteador, para nos ajudar a instalar ele, porque não consigo configurar ele direitinho para usar a internet sem fio.
    Brigado

    ResponderExcluir
  69. Como historia é bonito mas tecnicamente não ensinou nada. Tenho um ASUS RTN+10 que quando vou instalar o mesmo na função de repetidor ele não encontra a minha rede e ai eu faço o que. Acho que sua postagem tinha que ter uma abordagem técnica e não só contar a historia. Abç.

    ResponderExcluir
  70. Como historia até que é boa mas tecnicamente não serve para nada pois não ensinou nada, quando vou instalar meu Asus RTN+10 ele não encontra a minha rede e ai o manual vai pro saco pois tem milhares de configurações e como sou leigo não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A instalação é muito fácil, tente aproximar o Asus do outro roteador, pois ele tem que poder captar o sinal do roteador gerador, senão não dá certo.

      Excluir
  71. Muito bom o comentário, ainda não fiz a experiência mas tenho a certeza que irá funcionar, no meu caso irei pegar a internet através do cabo de rede do repetidor para meu equipamento, grato pela postagem...

    ResponderExcluir
  72. Cara tem como usar o HG521 como repetidor?

    ResponderExcluir
  73. Cara tem como usar o HG521 como repetidor?

    ResponderExcluir
  74. Amigos me ajudem por favor comprei esse roteador da Asus e foi uma luta pra configurar como repetidor e facil no menu , mas nao conseguia conectar ...bem com muita luta consegui ligando ele no notebook aonde e o lugar para ser repetidor , bem qual e o problema ele simplesmente depois de um tempo perde a conecção e tenho que fazer tudo de novo ..... nao entendo o porque , sendo que os aparelhos conectam atraves dele e fica tudo ok ele retransmite o sinal do roteador principal ele coloca o nome_ PRT alem do nome principal ( PRT ) acho que e a copia e depois perde o sinal ... me ajude amigo por favor to quase endoidando

    ResponderExcluir
  75. Amigos Bom dia!!! comprei esse Roteador e fiz tudo ...depois de muita luta ele ficou como Repetidor , configurei junto com o notebook aonde ele tem que ficar como repetidor ( ASUS ) so que depois de algum tempo ele desconfigura , perde o sinal , ai tenho que fazer tudo de novo , meu modem roteador principal e o power box da GVT ..... ele chega tipo uns 40% de sinal nos fundos da minha casa e aoinde colquei o repetidor.... e o da asus repete tudo ele cria o mesmo nome do rotedor Principal seguido de _ PRT , mas depois ele perde o sinal me ajudem amigos por favor!!!! to pra endoidar!!!

    ResponderExcluir
  76. Olá!!! Estou no mesmo caso do Roberto Dias. Adquiri um Asus RT-N10+ e tentei configurar com cabo o modo repetidor . Mas não consigo concluir a instalação. Eu selecionei o modo repetidor, ele encontrou as redes próximas, eu indiquei qual dispositivo ele deveria se conectar (no caso, um modem Motorola da NET Virtua). Eu cliquei em "conectar" e a partir daí a conexão cai e eu tenho que refazer tudo. Já tentei várias vezes.

    ResponderExcluir
  77. Prezado Emilio, parabéns pelo post. Sou leigo no assunto então ainda estou engatinhando em busca da melhor solução. Tenho em casa um modem/roteador da ARRIS, instalado pela NET (meu virtua tem velocidade de 30 Mb). O sinal wireless não chegava nos cômodos mais afastados e acabei optando pela solução que me pareceu mais lógica: paguei um camarada para passar cabos de rede que ligassem os 3 cômodos mais distantes ao modem/roteador. A solução seria ótima se não fosse o fato de alguns conduítes estarem amassados ou entupidos o que não permitiu o cabeamento para 2 dos cômodos mais distantes. Pensei então em colocar algum equipamento nesse comodo onde consegui passar o cabo de modo que ele gerasse sinal wireless para esse e os demais cômodos sem cabo. Nas minhas pesquisas na internet achei que o ideal nesse meu caso seria comprar um equipamento para usar como um acess point e não como repetidor. Isso está correto? Ainda não ficou muito claro prá mim qual a diferença entre acess point e repetidor. Na minha avaliação de leigo a diferença seria que o AP é um repetidor que recebe o sinal por cabo e, em tese, pode gerar sinal wireless de melhor qualidade, enquanto o repetidor recebe sinal wireless e gera sinal wireless com a mesma intensidade recebida. É isso?!? Em ambos os casos (AP ou repetido), o nome da rede e senha seriam os mesmos?

    ResponderExcluir
  78. Estou com o mesmo problema do Roberto Dias, será que alguém pode nos ajuda dando uma dica do que fazermos para não perdermos constantemente a conexão e a mesma ficar fixa.
    Abraço.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.