terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Santos sem Globo por 24 Horas

Reprodução - jornal Cidade de Santos - Julho de 1973
O anúncio acima foi publicado em jornais de Santos no início do mês de Julho de 1973. A TV Globo de São Paulo, na época, estava instalando um novo transmissor na Ilha Porchat, no canal 8.
Dias antes, a emissora havia mudado a sua transmissão que era no canal 5, no Morro de Santa Terezinha, para o novo canal 8, outorgado pelo Contel - órgão do Ministério das Comunicações na época, atendendo às exigências técnicas com vistas às transmissões em cores que já estava em vigor no país desde 31 de Março de 1972.
Para a montagem e instalação do novo transmissor automático (EMCEE) que, segundo o anúncio, fora fabricado pela mesma empresa que fazia o material de comunicações da NASA, a Globo, então saiu do ar no dia 07/07/1973, num Sábado - após a exibição das novelas, e retornaria na Segunda-Feira dia 09/07/1973, às 17 horas no novo canal 8. Uma das ênfases do anúncio dizia respeito às novelas, que não deixariam de ser assistidas pois o sinal ficou fora do ar apenas no fim-de-semana.
Após a instalação, algum tempo depois foi publicado novo anúncio nos jornais, com o novo canal da Globo em Santos e São Vicente.
Reprodução - Jornal Cidade de Santos - Agosto de 1973
Na época, em Santos, além da Globo, haviam retransmissoras da TV Tupi, no canal 4, e da TV Record, no canal 7, ambas com torres e transmissores no Monte Serrat. Já os demais canais paulistanos (TV Cultura - Canal 2, TV Gazeta - Canal 11 e TV Bandeirantes - Canal 13) eram captados de forma precária em Santos, com transmissão direta de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.