sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mudanças na Ortografia dia 1º

Neste dia 1º de Janeiro de 2009 entram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa. De 2009 até 31 de dezembro de 2012, ou seja, durante quatro anos, o país terá um período de transição, no qual ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita – a atual e a nova. 
O Acordo Ortográfico envolve os países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e no Timor Leste. 

Para o Brasil, por exemplo, o Alfabeto ganha três letras: k, w e y. O trema ( ¨ ) desaparece em todas as palavras: Frequente, linguiça, aguentar, exceto em nomes como Müller. 
Já em Portugal, acção será escrito ação, ou seja, desaparecem os "c" e "p" nas palavras em que estas letras não são pronunciadas. Acto (será ato), baptismo (batismo), óptimo (ótimo).

Veja as principais alterações:

Acentuação:
- some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima
sílaba mais forte):  europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

- some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas: baiuca, bocaiuva, feiura 
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

- some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

- some o acento diferencial: para, pela, pelo, polo, pera, coa 
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

- some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar, averigue, apazigue, ele argui, enxague você

Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:


Clique aqui para ver o texto em arquivo PDF

Fonte: professor Sérgio Nogueira  e www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.