sábado, 25 de abril de 2009

Comemoração dos 100 Anos de Bonde Elétrico de Santos

Garagem de Bondes da City of Santos Improvements Company. Foto: reprodução de painel instalado na recepção do prédio da CET/SantosO dia 28 de Abril de 2009 marca os 100 anos da inauguração da primeira linha de bonde elétrico de Santos e São Vicente. A pioneira linha 2 ligava as duas cidades pela praia, via Ana Costa.

A foto ao lado, dos anos 1920 mostra o já movimentado tráfego de bondes, cuja garagem da Cia City (The City of Santos Improvements Company) ficava onde atualmente é a CET de Santos, e abrigou antes disso a C.S.T.C. (Companhia Santista de Transportes Coletivos à partir de 1976) e o S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de 1952 a 1976).

Antes disso, em 1871, teve o início em Santos a primeira linha de bondes puxada a burros, que ligava o Centro até o Boqueirão, também chamado de "Barra". Depois foram inauguradas diversas linhas de bondes de tração animal, ou "animadas": Linhas Xavier da Silveira, Nova Cintra, São Francisco, Paquetá , Vila Mathias, Mercado, Amador Bueno, Estrada de Ferro e Ponta da Praia.

Santos, na época resumia-se ao centro da cidade, havendo pouquíssimas habitações na região da orla e outros bairros.

Com a inauguração dos canais, a cidade começava a se expandir já que os canais retiravam a água dos terrenos encharcados de Santos - os quais eram foco de dengue e febre amarela. O Canal 1 foi inaugurado em 1907.

Já em 1909 deu-se início a era dos bondes elétricos, que ainda conviveram durante anos com os de tração animal. Com eles, introduziu-se a numeração a linha dos bondes. Assim foram inauguradas as primeiras linhas de bondes elétricos de Santos:

Reprodução de imagem de filme antigo - Captado no filme 'Raízes do Brasil' exibido no Canal Brasil1909
LINHA 2 - SÃO VICENTE - Via Praia
LINHA 1 - SÃO VICENTE - Via Matadouro

1910
LINHA 3 - JOSÉ MENINO - Via Ana Costa

1912

LINHA 4 - PONTA DA PRAIA - Via Conselheiro Nébias
LINHA 5 - VILA MACUCO

LINHA 6 - VILA MATIAS

LINHA 7 - BOQUEIRÃO
LINHA 8 - MERCADO
LINHA 9 - PAQUETÁ
LINHA 12 - GONZAGA
LINHA 13 - PONTA DA PRAIA - PÇA BARÃO DO RIO BRANCO (S.VICENTE)
LINHA 14 - ESTRADA DE FERRO SANTOS À JUNDIAÍ - JOSÉ MENINO Via Ana Costa

1913
LINHA 10 - PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA - Via Conselheiro Nébias

LINHA 11 - PAQUETÁ

LINHA 15 - MACUCO - ATÉ BACIA
LINHA 16 - RUA FREI GASPAR - NOVA CINTRA


A maioria das linhas elétricas foi resultado da troca dos antigos bondes puxados à burro, na época chamados de "tração animada", pelos elétricos.
Com o passar dos anos e o progresso de Santos e São Vicente as linhas foram aumentando em quantidade e também com o aumento do trajeto.Foto: Jornal Cidade de Santos, 1971
Nos anos 1960 os bondes começavam seu declínio e a falta de manutenção na rede aérea causava paralisações e transtornos ao trânsito.

Na época, os bondes já estavam perdendo espaço para os automóveis, ônibus e trólebus, e ao final dos anos 1960 as linhas foram sendo extintas, até que no dia 27 de Fevereiro de 1971 circulavam as duas últimas linhas: 17 e 42. Já avançando na madrugada do dia 28, a linha 42 voltava à garagem do S.M.T.C. em uma triste viagem final.


Em 1984 surgiu o primeiro bonde turístico de Santos, na região da orla da praia, que fazia um curto percurso na avenida Bartolomeu de Gusmão, no Embaré e funcionou até 1986. O bonde de prefixo 46 que fez este trajeto foi levado para a Praia do Gonzaga, onde até hoje funciona como posto de informações turísticas. É um bonde estático, não circula.

Já em 2000 foi inaugurada a linha turística de bondes no Centro Histórico de Santos, que hoje conta com 4 bondes, sendo dois do sistema de Santos e dois que vieram da cidade do Porto em Portugal. Os bondes fazem um trajeto histórico.

Hoje Santos já conta com mais 5 bondes em fase de restauração: um bonde português, um americano/paulistano (Gilda) e dois bondes italianos de Turim. A linha turística está sendo ampliada, sendo que neste dia 28 de Abril será entregue o primeiro anel da ampliação, até o Outeiro de Santa Catarina, local que marca o início da povoação de Santos.

PROGRAMAÇÃO CELEBRANDO O CENTENÁRIO DO BONDE ELÉTRICO

A Prefeitura de Santos promoverá a partir da próxima terça-feira (28/04/2009), uma ampla programação de comemoração do centenário do bonde elétrico na cidade.

Neste dia haverá a distribuição à população de cartões postais, fôlderes e dobraduras sobre o tema e, das 12h às 17h, o passeio da Linha Turística do bonde será gratuito.

A partir das 10h, a Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico) será palco de uma homenagem a ex-funcionários, exposição fotográfica, apresentação de chorinho e da partida dos quatro bondes e reboque ao Outeiro de Santa Catarina. Na oportunidade, será entregue o primeiro trecho de ampliação da linha, de 1,2km. Com isso, o percurso passa a ter 2,9 km. A meta da prefeitura é atingir 5 km.

No mesmo dia e horário, cerca de 150 alunos integrantes das bandas da Seduc (Secretaria de Educação) se apresentarão na Praça Mauá, onde haverá distribuição de bolas de gás com selo comemorativo. Às 12h, no mesmo local, está prevista a chegada dos bondes e a apresentação da Banda Carlos Gomes. Já às 14h, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137), haverá a abertura do círculo de palestras com o presidente da CET-Santos, Rogério Crantschaninov, seguido da apresentação Bonde elétrico: um resgate do Centro Histórico, por Luiz Guimarães, e O bonde elétrico em Santos, com Waldemar Correa Stiel.

Às 17h, na Casa de Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 96), será lançado o livro Bondes de Santos, de Sérgio Willians. Entre as 11h e as 17h, o público poderá conferir, na Estação do Valongo, a exposição de painéis fotográficos da Fams e acervo do Museu dos Transportes. Na quarta-feira (29), às 14h, na Associação Comercial, serão realizadas as palestras Um bonde chamado Saudade, por Miguel Escandon, e Bondes de Santos: 138 anos de histórias, com Sérgio Willians. E na quinta-feira (30), no mesmo horário, será a vez da palestra Museu vivo do bonde e seu acervo, por Marcos Rogério Nascimento.

Foto de Emilio Pechini em 2007Do dia 28 até 30 de Abril, os munícipes também poderão conhecer o processo de restauração dos bondes, em visitas monitoradas à CET (Av. Rangel Pestana, 100, Vila Mathias). O local é exatamente a garagem dos bondes elétricos em 1909, ou seja um verdadeiro "solo sagrado" dos bondes de Santos.




(Com informações da Prefeitura de Santos)

VEJA AS FOTOS DA FESTA DO DIA 28 DE ABRIL DE 2009:
http://pechini.blogspot.com/2009/04/100-anos-de-bonde-eletrico-de-santos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.