domingo, 22 de agosto de 2010

Os Trólebus do Orquidário

Orquidário Municipal de Santos.
Desde maio de 2009, o Orquidário Municipal de Santos, um dos principais pontos turísticos da cidade e do estado de São Paulo,  encontra-se fechado para obras de reforma e revitalização.


O parque foi inaugurado em 1945, no bairro do José Menino, à duas quadras da praia do mesmo nome e com animais (tucanos, araras, tartarugas, pavões, macacos e guarás). 


O lugar também possui um lago central de 1.180 m² e um pavilhão para exposições das orquídeas e outras plantas ornamentais. 
O projeto da reforma atual prevê uma completa remodelação, ampliação, modernização geral e novas atrações,como recintos especiais para animais e plantas, um mirante com treze metros de altura e jardim sensorial. A reabertura está prevista para o início de 2011.  





O acervo inicial do Orquidário foi montado com orquídeas provenientes do extinto Parque Indígena de Júlio Conceição, uma chácara do ano de 1909 que contava com o maior orquidário ao ar livre do mundo, instalado na esquina da Avenida Conselheiro Nébias com a avenida da praia, e que possuía mais de 100 mil plantas. Veja mais sobre a história do Orquidário no site Novo Milênio.

Vale lembrar que próximo ao Orquidário, na década de 70, foi construída uma estação de pré-condicionamento de esgoto (EPC – José Menino), para bombear o esgoto para o interceptor oceânico (galeria escavada na areia da praia) e o emissário submarino (tubulação submersa) na praia do José Menino; passando a lançar o esgoto previamente condicionado diretamente nas correntes marinhas, a uma distância de 4 km das praias e a 10 metros de profundidade. Leia mais sobre o Saneamento e Balneabilidade das Praias de Santos no site Ecoterra.








TRÓLEBUS DO ORQUIDÁRIO


Trólebus 40 em primeiro plano e o 53 vindo à direita, na Praça Mauá, em 1967

Santos teve duas linhas de trólebus que durante anos levaram moradores e turistas ao Orquidário: foram as linhas 40 e 53.



Trólebus 53 em 1964
Em 03 de agosto de 1964 foi inaugurada a segunda linha de trólebus de Santos, a 53, que ligava o centro da cidade ao Orquidário, via canal 3.

Detalhe: até 1971 o trólebus, vindo da avenida Washington Luiz seguia pela rua Galeão Carvalhal, em direção à Praça da Independência, e depois seguia seu itinerário até o Orquidário, pela avenida Marechal Floriano Peixoto, e voltava por estas mesmas vias, algo impensável nos dias de hoje, Galeão Carvalhal e Floriano Peixoto, vias de mão dupla!




Veja o itinerário completo da Linha 53 de Trólebus, na inauguração:

TRÓLEBUS 53 - ORQUIDÁRIO via Washington Luiz (em 1964)


ida
Rua Martim Afonso
Rua João Pessoa**
Rua da Constituição**
Praça Padre Champagnat
Rua Carvalho de Mendonça**
Av. Washington Luiz
Rua Galeão Carvalhal**
Praça da Independência
Av. Marechal Floriano Peixoto**
Avenida Barão de Penedo
Praça Washington (Orquidário)

volta
Praça Washington
Av. General Francisco Glicério
Rua Maranhão
Av. Marechal Floriano Peixoto
Praça da Independência
Rua Galeão Carvalhal
Av. Washington Luiz
Rua Almeida de Moraes
Rua da Constituição**
Rua Bittencourt
Rua Martim Afonso - ponto final, ao lado do Centro Português.

**na época essas vias eram de mão dupla


Rua Azevedo Sodré, em 1971
O itinerário ficou praticamente inalterado até o início dos anos 1970, quando em 1971 a rua Azevedo Sodré, no trecho entre a Washington Luiz e a Ana Costa, foi pavimentada e os trólebus passaram a não mais trafegar na Galeão Carvalhal, no itinerário de "ida".

Mas, em fevereiro de 1979 a linha 53 foi extinta já que, com o aumento do trânsito na cidade, era insustentável os trólebus circularem na contramão da avenida Marechal Floriano Peixoto, no caminho de "ida". Além disso, os trólebus FIAT que haviam sido importados da Itália já estavam ficando sucateados: da frota original de 50 unidades restavam pouco mais de 20 em operação.

Com a reforma de 25 trólebus italianos e a aquisição de mais trólebus nacionais, a linha 53 de trólebus voltou a circular em junho de 1986, já com nova rede aérea na rua Euclides da Cunha.
Infelizmente, com o declínio dos investimentos do sistema de trólebus de Santos, e com a drástica diminuição da frota de trólebus na cidade, a linha 53 foi definitivamente convertida para diesel em 1993.

TRÓLEBUS 40: ORQUIDÁRIO VIA CONSELHEIRO NÉBIAS

Construção do canteiro central na Conselheiro Nébias
Até o ano de 1966, a principal ligação centro-bairro dos trólebus de Santos era pela avenida Washington Luiz, o canal 3.
Avenidas como a Ana Costa e Conselheiro Nébias, eram corredores dos bondes, e, por questões técnicas, não se instalava trólebus onde havia bondes. Infelizmente, em alguns casos foi necessário extinguir linhas de bondes, como no Macuco e na Conselheiro Nébias.


No Macuco, em outubro de 1966 foram extintas linhas de bondes que deram lugar ao trólebus 8, o "Trólebus do Macuco".

Já na Conselheiro Nébias, foram erradicadas todas as linhas de bondes que atendiam a avenida, em dezembro de 1966. Em seguida, a rede aérea dos bondes daquela avenida foram retiradas, e em seguida, instaladas as redes aéreas dos trólebus, incluindo também a implantação do canteiro central da avenida.
Av. Conselheiro Nébias, ainda com suportes e fiação do trólebus


Vale lembrar que os bondes, na avenida Conselheiro Nébias circulavam pelo centro da avenida, sem canteiro central. Mesmo sem os bondes, parte dos trílhos ainda permaneceram na avenida durante mais de 5 anos.

Em 1967 deu-se a instalação das linhas de trólebus da Conselheiro Nébias: 45, 44, 4 e em 6 de outubro daquele ano foi inaugurada a linha 40 de trólebus. Inicialmente, a linha 40 ia até a Praça da Independência. Pouco depois, a linha 40 foi estendida até o Orquidário, seguindo, o mesmo itinerário final da já existente linha 53.

Veja o itinerário da linha 40 de trólebus, já estendido até o Orquidário, em 1968:


TRÓLEBUS 40 - ORQUIDÁRIO via Conselheiro Nébias (em 1968):


ida
Praça Mauá
Rua General Câmara
Praça Rui Barbosa
Rua João Pessoa**
Rua Conselheiro Nébias**
Avenida Conselheiro Nébias
Rua Embaixador Pedro de Toledo***
Rua Galeão Carvalhal**
Praça da Independência
Av. Marechal Floriano Peixoto**
Av. Barão de Penedo
Praça Washington (Orquidário)

volta
Praça Washington
Av. General Francisco Glicério
Rua Maranhão
Av. Marechal Floriano Peixoto
Praça da Independência
Rua Galeão Carvalhal
Rua Embaixador Pedro de Toledo
Avenida Conselheiro Nébias
Rua Bittencourt
Rua Martim Afonso
Av. São Francisco
Rua Dom Pedro II
Praça Mauá

**na época essas vias eram de mão dupla
*** a rua Governador de Pedro de Toledo era antes denominada Embaixador Pedro de Toledo.

Trólebus na contramão em 1978
Nos anos 1970, assim como ocorreu com a linha 53 de trólebus, Santos perdeu boa parte da frota dos trólebus FIAT que estavam em operação desde 1963.
Sendo assim, em outubro de 1978 a linha 40 foi extinta, por falta de trólebus e pelos problemas causados pela contramão na Floriano Peixoto.

Porém, com a revitalização e reforma dos trólebus FIAT entre 1979 e 1983 e a aquisição dos trólebus Marcopolo no início dos anos 1980, a linha 40 foi reativda, em agosto de 1985, com a instalação de nova rede aérea na rua Euclides da Cunha, evitando-se assim a perigosa contramão na avenida Marechal Floriano Peixoto.

Mas, em 1993, como ocorreu com a linha 53, a linha 40 de trólebus foi convertida para ônibus a diesel, e até hoje está em operação, geralmente servida por microônibus.
O itinerário sofreu algumas alterações, mas, basicamente liga o centro ao Orquidário, via Conselheiro Nébias.


TRÓLEBUS TURÍSTICO

Santos poderá ganhar uma linha turística de trólebus, utilizando a atual estrutura da linha 20, liga o centro da cidade à Praça da Independência..

A ideia atual do trólebus turístico é levar turistas e moradores que estejam no Gonzaga, até a Praça Mauá onde fica o ponto de embarque da linha turística de bondes, e vice-versa.

Uma sugestão é estender a linha turística até o Orquidário, instalando rede aérea até o parque.

Assim, após o passeio de bonde, os turistas e moradores embarcariam no trólebus e seguiriam até o Orquidário. E vice-versa. Ou ainda, levaria também os turistas que estejam no Gonzaga para conhecer o novo Orquidário...

Quem sabe?

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