quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como mandar uma foto para o Twitter direto do celular?

Fotos instantâneas direto do celular para o Twitpic e Twitter

Hoje em dia a maioria dos celulares tem câmera integrada. E também internet móvel, que pode ser do sistema wap, gprs, 3G, etc.

De repente surge uma imagem inusitada ou alguma característica da sua cidade ou, simplesmente, uma imagem captada que você queira compartilhar através da sua conta no Twitter.

Como as operadoras de telefonia celular tem baixado as tarifas de conexão, seja por pacotes, ou planos pré-pagos ou pós pagos, dá para enviar imagens instantâneas, praticamente ao vivo direto do celular sem ver seus créditos irem embora, ou as contas virem com surpresas desagradáveis.

Atenção: consulte antes a sua operadora de telefonia celular sobre os custos do acesso à internet.


COMO ENVIAR

Se você já tem conta no Twitter, acesse o site e faça o login da conta do Twitter.com.O login ficará "memorizado".
Depois, vá para o site Twitpic.com e neste site faça o login através do Twitter, conforme indicado no próprio site. Haverá uma tela solicitando a aprovação da vinculação entre a sua conta no Twitter e sua conta no Twitpic, o que você deverá permitir (allow). Pronto.

Agora, ainda no site do Twitpic, veja as suas informações em settings: lá estará um endereço de e-mail, algo do tipo seu-login-no-twitter.código-secreto@twitpic.comEsse e-mail é secreto, portanto não o divulgue pois tudo que for enviado para ele será publicado como se fosse você!

Então, todas as fotos que você enviar para esse e-mail pessoal, automaticamente irá ser publicado no Twitpic. E, do Twitpic, automaticamente será publicado em seu Twitter.

Acrescente esse endereço de e-mail na sua lista telefônica do seu celular. Isso vai facilitar na hora do envio.

Na parte de configurações de web ou internet do seu celular, faça os devidos ajustes para que você possa acessar sua conta de e-mail através do aparelho. Não é algo complicado, mas exige uma certa atenção. Você deverá fazer o login de seu e-mail, e deixar na opção "auto login", ou "login automático", etc, ou seja, fazer com que seu e-mail e senha fiquem gravados no browser do celular. As operadoras de celular geralmente fazem ajustes automáticos, consulte-a sua operadora e verifique os custos do serviço e como configurar, caso ainda não o tenha feito: talvez o envio de e-mail pelo celular seja feito na forma de MMS, o que pode representar uma tarifiação diferente da internet via web.

Então, tire uma foto que você queira publicar no Twitter. Em seguida, sempre no celular, clique em enviar: selecione via e-mail, e escolha aquele e-mail definido pelo Twitpic, que já está gravado em sua agenda telefônica do celular, caso você tenha seguido as instruções acima.

Então aparecerá novamente a opção enviar, mas importante: antes de clicar o enviar efetivamente procure a opção "assunto" do e-mail, ou "subject": digite um texto curto: ele será publicado na mensagem do Twitter.

E atenção: infelizmente o Twitpic trunca palavras acentuadas e com cê cedilha! Então, não use acentos, se puder troque uma palavra que tenha acento por um sinônimo que não leve acentuação... O mesmo vale para palavras com cê cedilha. É uma saída.

Veja um exemplo:
Reprodução parcial de página do Twitpic
A foto acima foi tirada pelo meu celular. Então, após tirar a foto cliquei em enviar. Em opções, procurei "assunto" e digitei o texto acima "Praia do Boqueirao - Santos - agora" (note que não usei o "til" em Boqueirão, para evitar o truncamento da frase). Note que esse procedimento pode variar de acordo com os aparelhos de celular, mas basicamente é assim.
Então, poucos segundo depois a foto já estava publicada no Twitpic, conforme acima. E, simultaneamente, o Twitpic publicou na minha timeline do Twitter o texto da foto e um link reduzido com o endereço da foto no Twitpic:

Note no detalhe a postagem que o o Twitpic fez para mim no Twitter. Assim, quem me segue no Twitter recebeu a mensagem com o link para a foto. Ou seja, uma foto praticamente ao vivo, publicada no Twitter.

OUTRO MÉTODO

Além do método acima, via e-mail, que o Twitpic recomenda na opção Mobile, você também pode, através do browser do seu celular acessar o site Twitpic.com e escolher a imagem a ser enviada.
Porém, você deverá escolher a foto no arquivo do seu celular, o que poderá não ser tão rápido, já que você terá que visualizar foto por foto ou saber qual é o nome do arquivo da imagem.

Na minha opinião, o método do e-mail é mais rápido e o legal mesmo é enviar a foto assim que ela é tirada, para justamente responder a questão que o Twitter faz:"What's happening?", ou seja, o que está acontecendo [agora]?

11 comentários:

  1. Cara muito bem explicado, parabéns, foi muito útil suas informações, valew!!

    ResponderExcluir
  2. Mano ta muito bem explicado , mais mesmo assim aqui não deu certo \z

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não ta conseguindo pode fazer feito eu, apanhei um monte do celular mais conseguir, primeiro você entra no seu e-mail mesmo e ai você faz como se fosse enviar um e no local onde você vai colocar o nome da pessoa pra quem vai o twitter vc coloca o seu E-mail secreto, e coloca o assunto em baixo e ai ou tira a foto na hora ou aneza uma imagem! Pelo menos o meu deu certo! Obrigada pela dica e o melhor de tudo é que no meu é tudo de graça, o acesso ao twitter e ou E-mail, agora vou aproveitar bem mais!! Amei, Amei, Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, pra quem não conseguiu desse jeito é só entrar no seu E-mail normal do hotmail ou seja lá de qual for, e vai em enviar E-mail, quando for adicionar o E-mail da pessoa que vai receber vc colocar o seu E-mail secreto e ai é só tirar a foto na hora e enviar, ou anexar uma imagem que tem no seu celular você escolhe. Pelo menos no meu foi assim, e o melhor de tudo é que tanto o meu acesso ao twittere o meu acesso ao E-mail pelo meu celular é 0800, agora vou me divertir bem mais usando o twitter no meu celular! To Muito Feliz... Obrigada pela ajuda, foi uma ajuda e tanto, vou curte muito mais minha férias! Bjooos...

    ResponderExcluir
  5. está muito bem explicado, mas dá erro de login e não consigo arrumar, me ajuda, por favor !

    ResponderExcluir
  6. muito bem explicado, mas dá Gmail: falha de login, por que ? me ajuda, por favor

    ResponderExcluir
  7. Acima estão os dois métodos.
    Também é importante ver se o celular tem a possibilidade de enviar e-mails.

    ResponderExcluir
  8. Gente meu nome é tiago meu twitter é @OThyagoOficial. Descobri uma maneira ótima para trocar a foto do perfil do twitter pelo celular. Vamos lá! Você que trocar sua foto do twitter pelo celular . É fácil. No celular vá no google e digite : "Twitter Profile" crick na opção igual a digitada acima . Vai abrir a página para você colocar o login e a senha . Você coloca e depois é só colocar em "Perfil" e mudar a bio a localização o Bg e o avatar se quizer . Espero ter ajudado . Siga as instruções passo-a-passo

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada está bem clara as informações

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada as informações estão bem explicas e claras

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.