segunda-feira, 2 de maio de 2011

'Teatro ao Meio-Dia' é opção cultural no Centro Histórico de Santos

Luiz Fernando Almeida em Dama da Noite

Com o objetivo de despertar e incentivar os trabalhadores, transeuntes e moradores da área central histórica de Santos, o interesse de assistir e incluir a cultura, através do espetáculo teatral, como cardápio alternativo no horário de almoço, durante a semana a Superbacana Produções em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo de Santos lança o projeto Teatro ao Meio Dia que terá sessões gratuitas do espetáculo Dama da Noite sempre as quintas e sextas-feiras à a partir do dia 05 de maio, 12h.

Como o espetáculo tem duração de 35 minutos, é uma ótima opção para quem quer relaxar no seu horário de almoço” – afirma o diretor Andre Leahun.

Tendo em vista toda a movimentação que o centro da cidade promove nos dias atuais através dos incentivos de revitalização, dar novo uso às edificações antigas, promovendo à cultura aos trabalhadores daquela região e recriando um pólo de diversões no Centro, num horário alternativo capaz de revigorar a atividade econômica, social e cultural da cidade.

Empresas, escolas e pessoas interessadas em reservar para grupos podem entrar em contato pelo email: superbacanaproducoeseventos@gmail.com“A temporada acontece até 30 de Junho mas a ideia é dar continuidade ao projeto abrindo para temporadas de outros espetáculos”- conta Luiz Fernando Almeida da Superbacana Produções, idealizador do projeto.

DAMA DA NOITE

O texto  do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu estreou no fim de semana passado e permanece em cartaz também aos sábados as 21h e aos domingos das 18h.
A fala da personagem ecoa e traz consigo a força de milhares de outros corpos, almas, pessoas que se encontram na mesma situação niilista, se sentindo ‘por fora do movimento da vida’, como diz a mesma personagem. É o eco-reflexo  de uma multidão que aprisiona seus sentimento e suas angústias por se encontrarem em um mundo que ainda não aprendeu a respeitá-los. “Dama da Noite”  é um porta voz de tantas outras vozes. É uma boca que, aberta, emana o grito aprisionado  de um sem-número de bocas que encontraram no silêncio sua melhor fantasia, não por escolha, mas por medo, incompreensão ou falta de uma outra – e mais digna – opção. (“Olha bem pra mim – tenho cara de quem escolheu alguma coisa na vida?“)

CASARÃO SANTA CRUZ

O local escolhido para a temporada é o “Casarão Santa Cruz”, espaço cultural que funciona em um sobrado na Rua General Câmara 99.  Lá, há atmosfera introspectiva e intimista necessária para o espetáculo, que será aberto a uma plateia de 25 espectadores por sessão.  Além disso, o endereço, bem como outras ruas e avenidas do Centro Histórico, serve de palco para a atuação de personagens reais que transitam nas noites da cidade, as quais se assemelham à nossa ‘dama da noite’.  Estas, inclusive, colaboraram no processo. Ambientado como uma residência, que também pode ser um bar, um nigth club ou o que a imaginação do espectador permitir, as 25 pessoas do público serão conduzidas a uma experiência de troca. Por mais que seja um monólogo, a encenação não é unilateral, sendo o texto colocado de maneira a se tornar um diálogo com a plateia. Assim, se garante que cada apresentação seja única. Veja onde fica o espaço cultural:


Exibir mapa ampliado


Em cena estará o ator e produtor cultural Luiz Fernando AlmeidaL, que iniciou no teatro em 1990, e dedicou-se à carreira em São Paulo, sempre dividindo seu tempo no paradigma atuar/dividir. É proprietário da Superbacana Produções. Recentemente foi premiado com o Prêmio Plínio Marcos – Melhor Ator Coadjuvante - pelo espetáculo “Quando os Olhos se Fecham” (2009) e no XVIII FESTAC (Festival de Teatro de Cubatão) – Melhor Ator Coadjuvante - pelo espetáculo “O que terá Acontecido a Rosemary?” (2010). Neste projeto, anseia pela montagem de um monólogo, o que é para ele um delicioso e instigante desafio.
A direção é de André Leahun, artista respeitado na cidade, que vem ao longo de sua carreira insistindo na produção local. Recentemente, obteve grande sucesso de público e de crítica com a direção do espetáculo “O que terá acontecido a Rosemary?”, atualmente em cartaz.

Serviço

O quê?
Dama da Noite de Caio Fernando Abreu
Com Luiz Fernando Almeida
Direção: Andre Leahun
Quando?
Quintas e Sextas-feiras ao meio-dia  ENTRADA FRANCA
Sábados as 21h/Domingos as 18h
Quanto? 
R$10,00 (meia entrada) R$ 20,00 (inteira)
Ingressos Antecipados na Realejo Livros (Rua Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga)
Onde?
Casarão Santa Cruz
Rua General Câmara 99 – Centro - Santos
Capacidade: 25 pessoas
Informações/Reservas: 13 7808 8696


Agradecimentos: Superbacana Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.