sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rádio, Eterna Atração #13: O Fim da Litoral FM

Rádio, Eterna Atração #13: A Voz da Libertação assume a programação da Litoral FM 


por Emilio Pechini*



06.05.2011






O FIM DA LITORAL FM



Após 24 anos de programação diferenciada - MPB, Jazz, instrumental - saiu do ar a Litoral FM, que foi a primeira concessão de rádio em FM da cidade de São Vicente. Em 1987 surgiu a Rádio e Televisão Litoral, ou Litoral FM, a primeira emissora do Grupo Mussi de Comunicações. Os estúdios ficavam na avenida Capitão Mor Aguiar, em São Vicente, e logo chamou a atenção por ter uma programação diferenciada, adulta.

A emissora, sempre em 91,9 MHz cativou um público fiel em todos esses anos e transmitiu inclusive programas de produtoras independentes, como o Digital Jazz, apresentado por Hermano Henning. O jornalismo também se fez presente, com debates, programas culturais e de notícias.

Após anos de poucas mudanças significativas, recentemente a emissora transferiu sua torre de Santos para o alto da Serra do Mar. A Litoral FM então passou a ser sintonizada também no ABCD e em boa parte de São Paulo.

Na noite de ontem, porém, a emissora transmitiu suas últimas músicas e depois ficou em silêncio. Apenas a portadora no ar. Com as mudanças do sistema de transmissão, aparentemente seriam ajustes técnicos.

Porém, hoje os ouvintes foram surpreendidos com o programa A Voz da Libertação, da Igreja Pentecostal "Deus é Amor" no lugar da programação da Litoral FM, em 91,9 MHz.

EMISSORA SUBIU A SERRA "PARA MORRER"

O que parecia uma ousadia - uma emissora da Baixada sendo sintonizada em São Paulo - na verdade era o prenúncio da morte da Litoral FM. Obviamente não foi nada precipitado, apenas não foi divulgado.
Com isso, a programação d'A Voz da Libertação passa a ser transmitida também em FM na Baixada Santista, já que há alguns tempos a igreja também arrendou a tradicional Rádio Atlântica de Santos, em 590 kHz, que tem um sinal que atinge fortemente a Baixada e também o ABCD.

GRUPO MUSSI E SUAS RÁDIOS

Além da Rádio Litoral, o Grupo Mussi ao longo dos anos conquistou novas concessões. A começar pela TV Litoral, canal 52 UHF, educativa. A emissora depois foi vendida para a Universidade Santa Cecília. Em rádios, a emissora conquistou a frequência de 98,1 MHz de Itanhaém, Ilha do Sol FM, que hoje é a 98 A Rádio Rock, na mesma frequência, que continua no ar.
E também a frequência 102,1 MHz de Peruíbe. Neste caso, foi uma das emissoras que mais mudou de cara ao longo dos anos. Band FM, Classic Pan, Mix FM, CBN Litoral, OI FM e, desde o ano passado, arrendada para a Igreja Mundial do Poder de Deus, com o nome de "Sê Tu uma Bênção".

E AGORA?

Os ouvintes que querem ouvir jazz, vão ter que recorrer a CD's e MP3. Pois não há no momento nenhuma emissora que transmita este estilo musical na Baixada Santista. Quanto a MPB, há a Saudade FM 100,7 MHz e a Santa Cecília FM 107,7 MHz. Aparentemente a rádio planeja uma sobrevida via web: o site litoral.fm.br transformou-se em litoraljazz.com, ou seja, exclusivamente via internet.

É UMA PENA...

Infelizmente, uma notícia boa que tivemos da Litoral FM - a subida da Serra - ter se transformado na notícia do fim da emissora.

Litoral FM, Rest In Peace (1987-2011).

Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de promover, divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.

*Emilio Pechini é radialista desde 1986

25 comentários:

  1. É por isso então que ontem, às 7 da manhã, a 98FM estreou um jornal, com o Paulo Schiff. Coitado do Paulo, cadê o programa dele na TVB??

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia do jornal na 98.
    Uma outra mudança que observei na sexta-feira foi A Voz do Brasil, que antes era transmtida às 21 horas por ambas (Litoral e 98) e ontem foi transmitida "ao vivo", ou seja, às 19 horas em ambas.

    ResponderExcluir
  3. NOS ANOS 90 A LITORAL FM AREENDOU A RADIO PARA A ANTENA 1 QUE FICOU NO AR POR UNS DOIS OU TRES ANOS DEPOIS VOLTOU A SER LITORAL DE NOVO!!

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que esse sr. proprietário da Litoral, que diz gostar de rádio, que a comunicação está no sangue, faria uma coisa dessa.
    O dinheiro fala mais alto que qq coisa hj em dia.
    Quanto aos outros, esses que se lixem, to nem ai.
    Obrigado a Mussi Comunicações por cometer mais um erro de percurso.

    ResponderExcluir
  5. Parece um PESADELO (inacreditável !!!)

    ResponderExcluir
  6. ESSE FATO FOI IDENTICO AO QUE OCORREU COM A VIP FM EM 1999!!! QUEM LEMBRA???

    ResponderExcluir
  7. Mais uma... foi assim com a rádio clube de santos, radio atlântica, a enseada fm, a oi fm agora a litoral...qual será a próxima vítima?

    ResponderExcluir
  8. a tri fm e a cultura fm estão sem stéreo já fazem alguns meses. a qualidade de som está horrível principalmente para ouvir músicas!!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ EMILIO! VOCE TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O RETORNO DA LITORAL FM EM UMA NOVA FREQUENCIA (92,5)?

    ResponderExcluir
  10. Marcos, eu não soube nada a respeito disso. Esta frequencia é homologada na Baixada ou SP?
    Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ EMILIO LIGUEI PARA A MUSSI COMUNICAÇÕES E ME RELATARAM O SEGUINTE:A LITORAL FM ESTÁ DE VOLTA NA FREQUENCIA 92,5 PORÉM ESTA CONCESSÃO É EMPRESTADA E É DAQUI DA REGIÃO SEGUNDO INFORMAÇÃO DA MUSSI.SÓ QUE TENHO PROCURADO OUVIR A RADIO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO.AGORA TENHO UMA CURIOSIDADE: ESSA CONCESSÃO É REALMENTE DAQUI DA NOSSA REGIÃO PORQUE NA PÁGINA DA SISCOM (ANATEL) NADA CONSTA! POR GENTILEZA VOCÊ PODERIA VERIFICAR PARA NÓS ESSES DETALHES? FICO NO AGUARDO E ESTOU NA TORCIDA PARA QUE DE FATO A LITORAL VOLTE COM FORÇA TOTAL! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  12. Marcos, não consta na Anatel nenhuma emissora outorgada nessa frequência tanto na Baixada Santista, Litoral Norte e Grande São Paulo. Na sintonia há uma transmissão de programação religiosa. Vale lembrar que a Mussi possui a frequencia de 102,1 MHz que talvez esteja no fim de contrato de arrendamento. Mas, isso é uma suposição, pois a emissora da Igreja Mundial do Poder de Deus ocupa a frequencia desde 8 de junho de 2010, ou seja, há mais de um ano.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ EMILIO! ONTEM CONSEGUI SINTONIZAR COM MUITA DIFICULDADE A LITORAL FM! SÃO DUAS RADIOS NA MESMA FREQUENCIA (92,5). UMA DELAS É RADIO COMUNUTÁRIA DE CUBATÃO.AGORA ESSA FREQUENCIA QUE A LITORAL ESTÁ USANDO (FREQUENCIA EMPRESTADA SEGUNDO ELES) NÃO SEI DE ONDE É ! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  14. EMILIO, NÃO ACREDITO QUE A LITORAL FM ESTÁ USANDO UM SINAL DE RADIO COMUNITÁRIA!!!! É O FIM DA PICADA!POXA A FAMILIA MUSSI LUTOU TANTO PRA LITORAL SER UMA EMISSORA PERSONALITÉ! PRA MIM É O CÚMULO!

    ResponderExcluir
  15. Precisamos entender o que está acontecendo com a mussi comunicações!De uma hora para outra a litoral fm volta numa frequencia (clandestina) que não consta no site da anatel, e cujo sinal não chega a lugar nenhum e ainda essa frequencia 92,5 existe em várias cidade da região e está uma salada mista ou seja, acaba-se ouvindo duas a três radios ao mesmo tempo tudo na mesma sintonia!Será o fim de um grupo ou inicio de um embróglio em que se tratando de comunicação ninguém está se entendendo? A mussi deve satisfação aos seus ouvintes em que na calada da noite viram seus direitos serem vilipendiados!

    ResponderExcluir
  16. Olá Pessoal do blog! A radio do sindicato já está no ar aqui na baixada na frequencia 93,3 e estão fazendo os ajustes! De imediato o que precisa melhorar é a qualidade do áudio! A scalla fm continua na mesma, trocam transmissores e mais transmissores, o que de fato tem que trocar é a potencia e por isso a qualidade do sinal continua horrivel!Uma novidade: Praia grande poderá em breve ganhar uma emissora classe B! Por enquanto não posso dar detalhes, vamos aguardar!!!

    ResponderExcluir
  17. A que ponto chegamos! Essa frequencia que a litoral fm está usando é de uma radio comunitária de são vicente!Descobri fuçando no google e acredito que a litoral merece coisa melhor! Segue o texto abaixo.

    DECRETO LEGISLATIVO Nº 757, DE 23 DE OUTUBRO DE 2009. Aprova o Ato que Outorga Autorização a Sociedade Cultural e Desportiva Vicentina (s.c.d.v.) para Executar Serviço de Radiodifusão Comunitaria Na Cidade de São Vicente, Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. A MUSSI ESTÁ ALUGANDO MAIS UMA DE SUAS RADIOS! A 98 RADIO ROCK ESTÁ DIVULGANDO QUE A REDE MIX DE RADIO ESTÁ CHEGANDO NO LITORAL! SERÁ O FIM DA MUSSI COMUNICAÇÕES?

    ResponderExcluir
  19. Realmente uma pena! Após morar 2 naos na baixada, só fui conhecer a seleta programação anos depois de ter me mudado, já morando no interior. De fato eu não tinha amadurecido meu gosto pelo jazz na época.
    Minha felicidade durou pouco. Sempre lembrarei das noites que ouvia via web o programa das 20:00, o Summer Time.

    ResponderExcluir
  20. Realmente uma pena! Após morar 2 naos na baixada, só fui conhecer a seleta programação anos depois de ter me mudado, já morando no interior. De fato eu não tinha amadurecido meu gosto pelo jazz na época.
    Minha felicidade durou pouco. Sempre lembrarei das noites que ouvia via web o programa das 20:00, o Summer Time.

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal! Os evangélicos deixaram a frequência, hoje estão fazendo testes e tocando só musicão hehehehehe..... Vem novidades por aí! Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal! Os evangélicos deixaram a frequência, hoje estão fazendo testes e tocando só musicão hehehehehe..... Vem novidades por aí! Abraço.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ PESSOAL!! A LITORAL JAZZ ESTÁ NO AR NOVAMENTE EM OUTRA CLASSE DE ALCANCE DE A3 PARA A1 E EM OUTRA FREQUENCIA DE 91,9 PARA 91,7MHZ . PARABENS LITORAL!!!

    ResponderExcluir
  24. É pessoal a frequencia da litoral jazz que ocupava os 91,7 deu lugar para a mais nova emissora da região a PARADISO FM que estreiou hoje pela manhã (quarta-feira) É a mussi comunicações inovando e que agora tem a responsabilidade de fincar a marca na região metropolitana capital paulista e baixada santista!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.