domingo, 9 de outubro de 2011

Bondes começaram a circular em Santos há 140 anos

A avenida Conselheiro Nébias, em 1902. Trilhos ficavam no centro da avenida


A data de 9 de outubro marca o surgimento dos primeiros bondes de Santos, ainda movidos à tração animal. Em 1871 foi inaugurada a primeira linha de carris de ferro - como eram chamados os bondes na época - ligando o centro da cidade ao Boqueirão da Barra, pela avenida Conselheiro Nébias. Os trilhos ficavam no centro da via, e ali permaceram até a retirada dos bondes da avenida, em dezembro de 1966.

A avenida Conselheiro Nébias, que havia sido inaugurada em 1867, era um novo caminho em direção á Barra, como se chamava anteriormente o mar visto da terra, como se a linha do horizonte associada à uma barra horizontal. Vale lembrar que havia o Caminho da Barra que era formado pelas atuais rua Brás Cubas, Washington Luiz, Luiz de Camões e Oswaldo Cruz.



Durante quase 40 anos os carris de ferro de tração animada (sim, animada era o termo que era utilizado na época) ganharam as ruas e avenidas de Santos e São Vicente. Somente em 1909 é que as linhas começaram a ser eletrificadas, sendo as linhas que ligavam os dois municípios as primeiras a ganharem os bondes elétricos. Ainda assim, durante mais de uma década havia bondes puxado a burros em algumas linhas.
Veja o esquema abaixo, de 1910, que faz parte do projeto de eletrificação da The City of Santos Improvements Company:

reprodução de documento da City of Santos Improvements Company, elaborado em 11 de junho de 1910

Note as linhas já eletrificadas dos chamados bond's electricos urbanos, as linhas de bond's traccção animada e também a outra linha de bondes, chamada de Tramway São Vicente electrificado e por electrificar.

BONDS

O termo bonde surgiu pelos nomes que vinham impressos nos bilhetes de passagem dos carris de ferro. Como não haviam moedas no valor de 200 réis, que era o preço da passagem, então foram criados esses tickets. Esses bonds (que em português seria bônus) ficaram então associados ao próprio veículo.
É provável que esse termo tenha surgido no Rio de Janeiro, no decorrer da década de 1870 e depois tenha se disseminado para restante do país.

1872 OU 1871

Há controvérsias com relação ao ano de inauguração do primeiros carris de ferro puxados a burro em Santos. Em algumas pesquisas surge o ano de 1872 como sendo o da criação da linha do Boqueirão da Barra. Porém, a data de 1871 é a que mais aparece em documentos de historiadores.




Um comentário:

  1. Oi Emílio!
    gosto muito de saber sobre a história de Santos e mais ainda sobre o meu bairro querido, é claro!

    Abraços, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.