domingo, 12 de fevereiro de 2012

Almanaque de Santos: a história da cidade em revista

Saturnino de Brito projeta o saneamento básico em ilustração no Almanaque de Santos


Já está na quarta edição o Almanaque de Santos, publicação especializada em história regional do Instituto Histórico e Geográfico de Santos em parceria com o jornalista e escritor Sergio Willians, que oferece ao leitor reportagens sobre diversos temas da memória local, além de atualidades do ponto de vista geográfico. 

Uma nova avenida chegou a ser idealizada em projeto no início do século XX


A primeira edição foi lançada em 2011 e distribuída em bancas e livrarias com 108 páginas, sem espaços publicitários, à exceção da última capa, reservada ao patrocinador do projeto, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. 

O Almanaque de Santos é rico em fotos de diversas fontes, como o Insitutito Histórico e Geográfico de Santos, a Fundação Arquivo e Memória, os arquivos municipais e publicações como exemplares antigos de A Tribuna e do Cidade de Santos


Almanaque de Santos é um projeto contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Sergio Willians, criador do projeto, diz que o lançamento do Almanaque em 2011 carrega um forte simbolismo, uma vez que a primeira publicação santista do gênero foi lançada em 1871, ou seja, após exatos 140 anos. 

“Os santistas sempre estiveram à frente nas questões de difusão cultural e de conhecimentos gerais sobre o mundo. Os almanaques fazem parte de nossa história desde a segunda metade do século XIX. É um nome forte para nossa publicação porque traz a essência cultural deste passado. Nossa principal missão é oferecer ao leitor um conhecimento mais amplo da história santista, mas de um modo mais leve, com muitos recursos visuais. Não há melhor forma de ensinar alguém do que pela via das curiosidades, do diferente. Tanto para a difusão da história, como para o da geografia, que é abordada na revista dentro das sessões de atualidades”, discursa Willians. 

Instituto Histórico e Geográfico mais forte

O lançamento da revista Almanaque de Santos é o primeiro grande fruto da parceria entre o jornalista e a instituição. O presidente do Instituto, Paulo Gonzalez Monteiro, apostou neste nicho de produção de revistas culturais, por acreditar ser esta uma das principais missões da entidade: a difusão do conhecimento sobre a história da cidade. “Há pelo menos 40 anos o instituto não conseguia lançar uma publicação de porte, como esta. Esta é a política que adotamos a partir de 2008 e que começa a dar seus primeiros passos agora. O IHGS está na cidade para contribuir na formação das pessoas como cidadãos. Um povo sem conhecimento de seu passado não tem como dar passos para o futuro.” 

Os bondes e imagens da cidade antiga estão presentes na publicação: imagens raras


Monteiro, que acabou de ser reeleito na presidência para conduzir os rumos da instituição até 2013, acredita que o IHGS vai dar um salto de desenvolvimento, a partir do lançamento de produtos culturais como o Almanaque de Santos. “Temos muitos outros projetos. E aos poucos vamos conquistando o público santista com nossas ações” 

A publicação, em formato de revista


Almanaque de Santos será distribuído pela Dimare para as principais bancas e livrarias da região. A revista também é comercializada em outras ações culturais pela cidade, ao custo de R$ 12,00, o exemplar. Maiores informações podem ser obtidas no endereço – www.ihgs.com.br

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