quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nhá Benta ou Dan Top? Qual é o melhor? Faça você mesmo...

Algumas delícias que envolvem chocolates de repente aparecem na nossa frente, seja para acompanhar um cafezinho ou mesmo com uma bela sobremesa. Dois produtos no mercado, semelhantes na aparência e no sabor cativam milhares de brasileiros. Ambos são apresentados com um formato peculiar, tem uma cobertura de chocolate e recheados com um creme branco. Dan Top é um deles, da Chocolates Dan-Top Fiorentina de Guarulhos. Populares e facilmente encontrados em supermercados, padarias e bombonières.
O outro é o Nhá Benta, da Chocolates Kopenhagen. O interessante é que ao lembrar dessas maravilhas me deparei com vários sites com as respectivas receitas. Mas vamos às duas receitas:


Receita de sobremesa tipo "Dan Top"

(50 a 70 unidades de acordo com o tamanho do formato adotado)

Ingredientes:

  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 7 colheres (sopa) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 claras de ovo
  • 200g de folhas de wafer (compradas prontas)
  • 400g de chocolate meio amargo ou ao leite derretido
Modo de Preparo

Hidrate a gelatina nas colheres (sopa) de água e dissolva em banho-maria. Reserve. Leve ao fogo o açúcar e a água até formar uma calda grossa. Na batedeira, bata as claras em neve e misture a calda sem parar de bater. Acrescente a gelatina e bata por mais 10 minutos. Com um cortador, corte as bases do bombom nas folhas de wafer e, com bico de confeitar pitanga, faça os Dan tops em cima. Leve à geladeira por 30 minutos. Retire e cubra com o chocolate derretido.



Receita de sobremesa Tipo "Nhá Benta"

(15 a 20 unidades podendo variar de acordo com o tamanho do formato)

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de gelatina sem sabor
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (sobremesa) de emulsificante
  • 3 claras de ovo
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 300 gr de chocolate meio amargo

Modo de Preparo

Hidrate a gelatina na água e dissolva em banho-maria. Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar. Coloque o emulsificante e bata por mais 5 minutos. Acrescente a essência e a gelatina dissolvida, bata por mais 30 segundos. Coloque no saco de confeitar com bico grande e faça montinhos numa assadeira (como suspiros) e leve para congelar por 2 horas. Dissolva o chocolate em banho-maria e dê banho em cada um. Deixe secar sobre papel manteiga.

O modo de preparo de ambos é praticamente o mesmo, e lembrando que pode-se derreter o chocolate no fogão ou no microondas: Como foi dito acima, a quantidade de unidades pode variar de acordo com o tamanho que se fizer cada montinho.

COMO DERRETER O CHOCOLATE

No fogão: Pique o chocolate. Quanto mais fino picar, mais fácil será para derreter. Para fazer o banho-maria, coloque água em uma panela grande e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e coloque dentro da panela, em contato com a água, uma outra panela com o chocolate picado. Mexa bem até o chocolate derreter. Se a água esfriar e o chocolate ainda não estiver derretido, retire-o da panela maior, esquente a água novamente, desligue o fogo e volte o chocolate ao banho-maria, mexendo sempre.

No microondas: Basta quebrar em pedaços e colocar em um refratário. Utilize potência baixa durante 6 a 10 minutos ou de 3 a 6 minutos na potência média. Retire do microondas e mexa bem até o chocolate ficar totalmente derretido. Se o chocolate se tornar pastoso, leve novamente ao micro por 1 minuto na potência baixa.

As fábricas não se preocupam com as receitas caseiras, já que a dona de casa comum irá fazer uma ou duas vezes a receita, mas pela comodidade irá preferir comprar já pronto. E as receitas acima são aproximações do sabor, pois as fábricas utilizam matérias primas um pouco diferentes do que se encontra no supermercado comum. As receitas aqui podem ser obtidas em sites de internet e também são encontradas em diversos livros de receitas. Vale a diversão.



3 comentários:

  1. Nhá benta e dan top são variações da mesma receita (dan top é nome comercial de um marca de nhá benta).
    Tudo é marsmallow coberto com chocolate.
    Como é difícil produzir marsmallow em casa, surgem estas receitas caseiras...
    Links:
    http://www.dantop.com.br/index.php
    http://www.kopenhagen.com.br/site/Produtos.aspx?v=1&pdt=432
    http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2146/a-guerra-das-nha
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Nice blog e criativa, o amor ea paz é a necessidade do mundo de hoje ... ... ...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que essa fabrica dan top, não esta mais
    em guarulhos?

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.