sábado, 15 de novembro de 2008

Antes e Depois:Um Capinzal na Vila Rica

Antiga Subestação da City - CAPINZAL - Rua Itapura de Miranda - 1950
Fazendo uma pesquisa nos arquivos da Cia City, encontrei diversos mapas e fotos que mostram locais antigos de Santos e suas denominações na época. Entre os vários locais, bem na hoje chamada Vila Rica, no bairro do Boqueirão havia um local chamado de "Capinzal". No local, situado à rua Itapura de Miranda, havia uma Subestação de Energia Elétrica para alimentação do Sistema de Bondes de Santos. A imagem ao lado é o detalhe de um mapa antigo com as linhas de bondes em 1950, época em que a City estava prestes à entregar os serviços prestados pela empresa (Gás, Energia Elétrica, Iluminação Pública e Bondes) de volta à prefeitura, e em diversos volumes descreveu seu patrimônio. Abaixo a foto da edificação onde se encontrava a Subestação, chamada de "S/S Capinzal":

1950 - Subestação Capinzal da Cia City - Alimentação dos bondes - Foto do Arquivo do Livro de Patrimônio da City

Em 1963, com a implantação dos trólebus a subestação também passou a ser utilizada para alimentar a rede dos ônibus elétricos. 
O terreno e o prédio, foi reformado recentemente e hoje dá lugar a Associação dos Empregados da Prodesan - Progresso e Desenvolvimento de Santos. Veja abaixo a foto do local e compare o antes e o depois do prédio da subestação:
Rua Itapura de Miranda - Associação dos Empregados da Prodesan - foto de EMILIO PECHINI em 13 de Novembro de 2008


Abaixo um mapa onde se vê as linhas em vermelho de bondes, tendo à esquerda a Avenida Ana Costa e à direita a Av. Conselheiro Nébias) e abaixo, as praias:


Veja no mapa abaixo onde é o local atualmente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.