terça-feira, 28 de abril de 2009

100 Anos de Bonde Elétrico de Santos


Hoje, 28 de Abril é a data que marcou a inaguração do Bonde Elétrico em Santos e São Vicente, cuja linha inaugural ligava a cidade à São Vicente, era a linha 2, que passava pela avenida Ana Costa e pela orla da Praia. Na foto acima, do hot site da Prefeitura de Santos sobre os bondes, vemos o bonde da linha 2 na avenida Ana Costa, em seus primeiros anos de funcionamento. Veja mais fotos e a história: clique aqui.

O trajeto de bondes no centro da cidade de Santos já está em operação desde Setembro de 2000. Agora, está havendo a ampliação e o primeiro trecho já está sendo entregue. Este trecho vai levar os passageiros do bonde ao marco inicial da povoação de Santos.
Veja uma postagem anterior com as obras, roteiro e video em:
http://pechini.blogspot.com/2009/04/comemoracao-dos-100-anos-de-bonde.html


O trajeto antigo, em verde - que continua - e o trajeto adicionado hoje, em azul. Em vermelho o trajeto a ser concluído.

Em comemoração ao centenário dos bondes elétricos de Santos foi inaugurado o primeiro trecho da ampliação da atual linha turística de bondes.
Veja as fotos:


Um enorme painel na Praça Mauá, com uma foto dos bondes exatamente no mesmo local.


O detalhe do painel na Praça Mauá.


Banda Carlos Gomes deu um toque especial à festa.


O bonde aberto e o bonde português 193 aguardando a partida.


Aos passageiros a distribuição de brindes alusivos ao bonde, como um bonde para dobrar.


O Bonde Português 224 no novo trajeto, na Praça Barão do Rio Branco


No Outeiro, um Banner alusivo aos 100 Anos de Bonde Elétrico de Santos


O Outeiro de Santa Catarina. Outeiro significa pequeno morro.



O bonde português 193 chegando ao Outeiro de Santa Catarina


O Bonde aberto teve seu pantógrafo de lira subsituído por uma alavanca devido à proximidade com a fiação dos trólebus, que tem outra voltagem.


O bonde em meio ao trânsito da cidade. Note, à direita ao fundo o Trólebus da linha 20.


O trólebus ao lado do Teatro Coliseu. Por aqui também vai passar o bonde na segunda etapa da ampliação.


O trólebus se aproximando do bonde...


O trólebus ficando lado a lado com o bonde.



Uma cena exclusiva da cidade de Santos no Brasil: trólebus e bonde trafegando lado a lado. Dois veículos movidos à eletricidade juntos.


O trajeto novo passa atrás da Prefeitura de Santos


Banner espalhado por toda a cidade.

3 comentários:

  1. SOU NASCIDO E CRIADO EM SANTOS E ME ORGULHO MUITO,VOCÊS ME FIZERAM MATAR A SAUDADE DA MUNHA CIDADE E TAMBEM DA ÉPOCA DE MINHA INFÂNCIA COM OS BONDES E TRÓLEBUS ANTIGOS(ITALIANOS).MEU SONHO SE REALIZOU QUANDO TRABALHEI NA CSTC.TENHO 57 ANOS E ATUALMENTE MORO EM DESCALVADO-SP.PARABENS A TODOS QUE LUTARAM PARA TRAZER OS BONDES DE VOLTA À MINHA QUERIDA SANTOS.MEU NOME É LUIZ PEDRO GONÇALVES CUNHA,TRABALHO ATUALMENTE NA PREFEITURA DE DESCALVADO...OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Robero Gonçalves12 de julho de 2010 às 23:50

    Época boa dos bondes em Santos década de 60 pegava bonde p/ passear, trabalhar, curtir um verão legal nos bondes que circulavam na praia. Bonde 10 Pça Mauá/Pça Independencia. e vários outros... seria muito extenso digitar todos aqui. tenho muitas saudades é isso nostalgia... boas lembranças com muita emoção do meu passado até de namoro ufa !!!! obrigado pelo espaço... foi um grande prazer comentar sobre os bondes de Santos.

    ResponderExcluir
  3. Nascido e criado em Santos, acho extremamente gratificante o resgate de nossa história que muitos preferem que seja esquecida alegando que é a marcha do progresso. Porém tenho algumas ressalvas:
    1) Os bondes de Santos, nunca tiveram aquela pintura que o 40 e o 46 apresentam, pois os fechados tinham pintura de dois tons de verde.

    2) Apesar dos "entendidos" alegarem que o 46 foi o primeiro bonde fechado em Santos, não foi. O primeiro bonde fechado em Santos foi um carro grande, o de prefixo "224" que era diferente dos outros posteriores, pois o estribo descia quando as portas abriam. Esse bonde rodava na linha 42.
    Depois dele vieram respectivamente o "332","334"e o "324", estes já com a porta de acesso diferente, e só depois destes é que começaram a fechar os pequenos, aí sim o "40" e o "46". Eu gostaria de ver duas coisas, que eu acho que seria interessante para a cidade, mas a turma do contra iria "torpedear" alegando que iria atrapalhar a cidade.
    1) O bonde turistico aumentar a linha até a Pça. da Independencia.
    2) Voltar com a linha de trolebus 4 e reativar a antiga linha 45 pela Afonso Pena até a Ponta da Praia. Mas pelo jeito só vou ficar na saudade.

    Historiador Anonimo

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.