segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bondes de Santos: Parte da Ampliação será inaugurada dia 22 de Abril


No próximo dia 22 de Abril será inaugurado o primeiro trecho da ampliação da linha turística de bondes, no centro de Santos. No mapa acima (clique na imagem para ampliar) vemos os três trechos da linha turística de bondes: o trecho existente e também os dois novos trechos que ampliam os pontos turísticos e históricos por onde os bondes irão circular.

Na imagem abaixo um dos trechos a serem inaugurados no próximo dia 22.


O primeiro "anel" como vem sendo chamado pela prefeitura o trecho da linha de bondes, compreende um roteiro que segue até o Outeiro de Santa Catarina, cuja pequena via exclusiva para o bonde foi criada em frente ao monumento (foto acima) - local que é considerado o marco inicial da povoação de Santos.

A linha passará antes, porém, pelo conjunto de igrejas do Carmo, que teve início de construção em 1589, cujas obras vemos na foto abaixo:


O bonde também passará em frente à Alfândega de Santos e pelo monumento a Brás Cubas, e também por ruas históricas. E voltará pela rua General Câmara, até chegar à Praça Mauá, que na foto abaixo é ao lado da Prefeitura Municipal.


Na praça Mauá, os bondes do atual sistema já fazem seu ponto final, no tradicional e antigo abrigo de bondes, utilizado há decadas para este mesmo fim: ponto de bondes:


AMPLIAÇÃO TOTAL SERÁ ENTREGUE DIA 28/04/2009

O segundo anel, será inaugurado no dia 28 de Abril - data que marca 100 anos de bondes elétricos em Santos, já que na mesma data, em 1909, foi inaugurada a primeira linha de bondes movidos à eletricidade, a linha 2 que ligava Santos a São Vicente, via Ana Costa e Praias.
Vale lembrar que os bondes já circulavam em Santos antes disso: Em outubro de 1871 foi inaugurada a primeira linha de bondes - na época chamados de "Carris de Ferro" e eram movidos à tração animal, ou seja, puxados à burro. A pioneira linha ligava a Estação da São Paulo Railway (que havia sido inaugurada quatro anos antes, ou seja, em 1867) ao Boqueirão, no final da avenida Conselheiro Nébias.

Para a ampliação do trajeto, a frota está sendo reforçada, já que há atualmente em operação dois bondes que faziam parte do serviço de bondes de Santos, e outros dois bondes, que vieram da cidade do Porto, em Portugal.


Santos já tem em suas oficinas de bondes, localizadas na Vila Mathias - o mesmo local de onde saíam os bondes no início do século XX - com mais um bonde português, e também um bonde que operou em São Paulo e em Nova York, e mais dois bondes recentemente chegados da cidade de Turim na Itália. Estes bondes ainda não tem previsão para serem inaugurados, mas ao longo deste ano serão entregues à população.

O trabalho de reforma dos bondes é demorado e minucioso, pois há muitos detalhes - e a equipe que cuida deste serviço é bastante competente e detalhista.


Na foto acima, um dos bondes italianos de Turim que já estão em Santos.

Com o novo trajeto haverá situações exclusivas da cidade de Santos nos dias de hoje: os bondes irão circular por vários quarteirões lado a lado com os trólebus. E suas linhas aéreas se cruzarão em alguns trechos, ou seja, dois veículos elétricos de sistemas diferentes de captação de energia nas mesmas vias públicas.

Na foto abaixo vemos uma curva da fiação do trólebus (2 fios) e um isolador da rede aérea do bonde, a ser afixada ainda, que utiliza um fio só:

Um comentário:

  1. ola, gostaria de saber sobre o bonde que esta na regiao de samarita em sao vicente sp. obrigado;

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.