sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cinemas de Santos e São Vicente em 1971

Talvez hoje haja mais salas de cinemas em Santos e São Vicente do que em 1971. Mas na época, os cinemas tinham suas salas bem maiores. Veja a programação dos cinemas publicado, em 9 de Fevereiro de 1971 (clique para ampliar, em outra janela):



Dos filmes acima, vale destacar:
- Copa 70, afinal poucos meses antes o Brasil havia conquistado o tricampeonato no México.
- Errado pra Cachorro, com Jerry Lewis.
- A Moreninha, clássico nacional.
- Se Meu Fusca Falasse, clássico da Disney
- dois filmes franceses no Praia Palace
- Bob & Carol e Ted & Alice, polêmico filme dos anos 1970
- Um Golpe à Italiana, com Michael Caine.

E como estão, ou melhor, o que são hoje estes antigos cinemas de Santos?

Cine Brasília (Avenida Pedro Lessa, 487). Transformou-se em Supermercado, o Peralta. Depois a rede foi adquirida pelo grupo Pão de Açúcar, e atualmente funciona uma loja da rede CompreBem.
Caiçara (Avenida Conselheiro Nébias, 853). Foi demolido inicialmente para dar lugar a um Shopping Center. Mas continua apenas escombros do cinema, nada foi construído no local até hoje.
Gonzaga (Avenida Ana Costa, 544). Foi desmembrado em 2 cinemas: Studio Atlântico I e II. Posteriomente, fechado e atualmente abriga uma filial do Mc Donald's e também as Lojas Americanas.
Glória (Avenida Vicente de Carvalho, 19). Virou Cinema Um, e depois deu lugar a várias casas de shows, como a Heavy Metal, Hollywood Snooker Center, Planet Z, Danceteria People, entre outras. Atualmente está desocupada.
Indaiá (Avenida Ana Costa, 429). Foi desmembrado em dois, sendo o Cine Indaiá e o Cine Indaiá-Arte. Depois foi fechado e todo o complexo, incluindo o hotel que ficava sobre os cinemas, e no local está sendo construído um condomínio residencial.
Independência (Avenida Ana Costa, 525). Depois de anos em funcionamento fechou e deu lugar à filial santista da Discoteca Zoom. Depois virou um bingo e atualmente está fechado.
Iporanga (Avenida Ana Costa, 469). Foi desmembrado em três cinemas, Iporanga 1, 2 e 3. Recentemente fechou e o enorme terreno está dando lugar a um mega-empreendimento comercial chamado Pátio Iporanga, que promete lojas e cinemas no local.
Itajubá (Av. Presidente Wilson, 1955). Cinema que fica embaixo de um dos prédios da faixa de areia, no José Menino. Fechou e depois deu lugar à uma igreja Renascer. Atualmente está desocupado e é alugado eventualmente.
Praia Palace (Av. Ana Costa, 410). Tempos depois o cinema exibia apenas filmes pornôs. Fechou e se transformou em bingo, hoje fechado. Atualmente enorme o terreno nos fundos do cinema é utilizado como estacionamento, para os frequentadores da Cantina Liliana e do Laboratório de Análises Clínicas de Santos, entre outros.
Roxy (Av. Ana Costa, 442). Atualmente o único "cinema de rua" comercial de Santos. Há poucos anos, o cinema foi fechado e reformado, transformando em uma sala multiplex com 5 modernas salas de cinema.
Coliseu (Rua Amador Bueno, 237). Deixou de ser cinema por alguns anos, sendo alugado para formaturas e eventos. Depois voltou a ser cinema, pornô. Fechado, foi reformado durante anos e hoje é um moderno e tradicional teatro, o Teatro Coliseu, que recebe grandes peças teatrais e shows.
Guarani (Praça dos Andradas, 100). Virou cinema pornô durante anos. Depois, fechou e o imóvel foi comprado, para dar lugar a algum empreendimento, mas acabou sendo legado ao abandono. A prefeitura há poucos anos adquiriu o imóvel, reformou-o e transformou-se novamente em Teatro Guarany.
Carlos Gomes (Rua Lucas Fortunado, 89). Na Vila Matias, um importante centro comercial. Depois, fechou e no local foi montada uma loja de manutenção automotiva, a Aguiar Pneus, tradicional na cidade de Santos.
Ouro Verde (Rua Carvalho de Mendonça, 395). No importante corredor comercial da rua Carvalho de Mendonça. O cinema fechou e deu lugar a um edifício.

Cine São José (Rua Campos Melo, 179). Em área na época nobre da Vila Matias, o cine São José poucos anos depois de 1971 fechou. O prédio continua lá, e é ocupado por uma oficina e transportadora. No alto do edifício ainda se vê o letreiro esculpido "São José" e também o desenho das bilheterias. O prédio alto ainda conserva desenhos da bela construção que no passado atraía os moradores do bairro, antes de haver televisão. Clique na foto ao lado, do prédio atual (julho de 2009) para vê-la maior.


Vale lembrar que antes dessa época houve também o cine Macuco (na avenida Pedro Lessa com o Canal 5, atualmente uma loja do CompreBem), o cine Santo Antônio (na Pedro Lessa, com a Benjamin Constant e Senador Dantas, atual restaurante "Popeye"). E também, antes de 1971 havia o Cine Theatro Dom Pedro, cujo prédio ainda conserva boa parte das características do antigo cinema:

O prédio fica na rua Campos Melo, esquina com a rua Lowndes. A foto ao lado mostra o prédio atual (foto tirada em julho de 2009) que ainda conserva o "jeitão" de cinema. Clique para ampliar.


E bem antes disso, havia na Praça da Independência, onde atualmente há o prédio da Galeria 5a. avenida e a rádio Cultura, o Cine Atlântico.


Em jornais antigos, também vemos que havia outros cinemas não listados acima: Cine Miramar (precursor do Cine Caiçara), Bandeirantes, Cacique, Paramount, Marapé, São Bento, Astor, Avenida e Anchieta.

E o cine Tamoio, em São Vicente, na rua Frei Gaspar, 2228. E também em São Vicente: os cinemas Maracanã (rua Campos Salles, 222), Petrópolis (Avenida Antonio Emmerick, 665), Rosário (rua Frei Gaspar, 521), São Jorge (Frei Gaspar, 2028) e Cinemar (rua Benjamin Constant, 12).

E claro, em Santos não se pode esquecer do cine Alhambra, antiga sede da Rádio Clube de Santos, na rua José Cabalero, que hoje dá lugar há um edifício. E também há hoje o cine Júlio Dantas, anexo ao prédio do Centro Português, na rua Martim Afonso, no centro de Santos.

Há muito mais a ser lembrado, fiquem à vontade para comentar.

Na medida do possível irei acrescentando fotos atuais dos prédios onde eram cinemas.

4 comentários:

  1. Esqueceram do cine anchieta, hoje galeria 5º avenida na praça independência

    ResponderExcluir
  2. O Cine Anchieta foi citado no texto acima, na lista de cinemas antigos. Em 1971 já não existia mais.

    Obrigado por seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. O Cine Avenida ficava na Bernardino de Campos, onde hoje um prédio (primeiro prédio depois da Carvalho de Mendonça, na pista praia-centro). Havia também o Cine Ouro Verde, na Carvalho de Mendonça, na primeira quadra depois do Canal 2, do lado direito. Hoje há um prédio com uma pastelaria embaixo.

    ResponderExcluir
  4. Também teve na cidade de Santos Cine Fugitive perto do cais do Porto de Santos na Rua Travessa Dona Adelina no bairro do Paquetá.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.