sexta-feira, 9 de outubro de 2009

9 de Outubro marca o surgimento dos primeiros bondes de Santos

Foto dos bondes de tração "animada" já nos tempos da City no início do Século XX
A data de hoje, 9 de Outubro, marca a inauguração da primeira linha de bondes de Santos, em 1871, de tração animal, ou seja, puxado por burros (ou muares). Aliás, não eram chamados de bondes, e sim, carris de ferro, ou ferro-carris. A palavra bonde surgiu anos depois. E mais: na época também eram chamados de carris de tração animada.

Além da necessidade de um transporte que ligasse o centro da cidade (ou simplesmente "Cidade") de Santos à região próxima à "Barra", ou seja, próximo ao mar, também a recém inaugurada Estrada de Ferro São Paulo Railway trazia passageiros de São Paulo e precisavam de um tranporte mais eficiente do que as Gôndolas.
Basicamente o bonde circulava pelas ruas do centro da cidade, e pontos importantes como a Praça Mauá, a Igreja do Carmo e a Estação da São Paulo Railway, inaugurada poucos anos antes. Depois, seguia pela atual avenida Conselheiro Nébias até praticamente o final, no atual cruzamento com a Avenida Epitácio Pessoa, onde havia a Estação de Bondes, e lá havia a troca de animais.

antiga Estação de Bondes da Barra 
A foto acima mostra a Estação de Bondes que havia no final da linha, no chamado Boqueirão da Barra, provavelmente uma foto do início do Século XX. A foto abaixo mostra o local nos dias de hoje, onde não há qualquer resquício da existência da estação:
Local onde ficava a antiga Estação de Bondes.

A avenida Conselheiro Nébias era na época da inauguração dos primeiros carris ainda chamada de Rua da Independência, depois avenida Otaviana, em homenagem justamente à mesma pessoa, Joaquim Otávio Nébias - daí Otaviana e depois Conselheiro Nébias. A mudança deu-se em 1887.


A imagem acima mostra o trajeto básico entre o centro e a praia, sobre uma foto de satélite atual da cidade de Santos.
No site Novo Milênio, há um mapa de 1879 onde pode-se detalhar o trajeto do primeiro bonde de Santos: www.novomilenio.inf.br/santos/mapa08.htm

Vale lembrar que somente em 1909 foram inaugurados os primeiros bondes elétricos de Santos - ou seja, 38 anos após o surgimento dos bondes de tração animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.