sábado, 30 de janeiro de 2010

Trocando as Lâmpadas Incandescentes por Fluorescentes

O quanto equivale uma lâmpada econômica em comparação com lâmpada incandescente? A conta é fácil: uma lâmpada econômica fluorescente gasta apenas 1/4 da energia que uma lâmpada incandescente (ou de filamento) gastaria para se obter a mesma iluminação.

Grosso modo: basta multiplicar por 4 a potência (os watts) de uma lâmpada econômica para saber o quanto equivale às antigas lâmpadas comuns.

Por exemplo: uma lâmpada econômica de 15 watts equivale à uma lâmpada incandescente de 60 watts em termos de iluminação. Se você está acostumado a adquirir lâmpadas comuns incandescentes de 100 watts, basta trocar pelas lâmpadas econômicas flourescentes de 25 watts para obter a luminosidade semelhante.
Como a concessionária de energia elétrica mede justamente a potência consumida mensalmente (ou seja, quantos 'watts' você consome por mês), significa que se você trocar as suas lâmpadas comuns pelas econômicas vai economizar 75% da energia consumida para iluminação. Ou seja, sua conta de luz vai baixar, e bastante.

O problema esbarra na troca da lâmpada, ou seja, no investimento inicial: uma lâmpada comum custa, em média, cerca de 3 reais. Já uma lâmpada econômica, de 15 watts, custa cerca de 10 reais.
A vantagem é que as lâmpadas econômicas tem de 6 meses a 2 anos de garantia, de acordo com o modelo e do fabricante. Importante é marcar na própria lâmpada a data de aquisição para que possa ser observada a garantia.
As lâmpadas econômicas fluorescentes podem vir nas cores brancas ou levemente amarelas - para quem não se adapta a ter luz branca no quarto ou na sala, por exemplo. Há também as versões decorativas, ou seja, coloridas, e ainda as lâmpadas econômicas repelentes de insetos, e também, a "luz negra" na versão econômica. Além disso, há os formatos retos e espirais, e também as lâmpadas circulares.

Dica: não veja apenas o preço da lâmpada, e sim, preste atenção na potência (os watts) ao adquirir a lâmpada econômica (multiplicando por 4 para saber o quanto equivaleria se fosse uma lâmpada comum). E também observe o "corpo" da lâmpada, ou seja, geralmente a base da lâmpada econômica é maior e mais larga que as lâmpadas comuns, que talvez não se encaixe em seu lustre ou globo. Há vários fabricantes que já desenvolveram lâmpadas suficientemente pequenas (filamento e "corpo") que cabem em vários compartimentos, globos, arandelas, etc.

Vale lembrar que, como as tradicionais lâmpadas fluorescentes já conhecidas há décadas (aquelas compridas, de 20 e 40 watts), as lâmpadas econômicas flourescentes devem ter um cuidado especial na hora do descarte. seu conteúdo é altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente. Ou seja, não se deve simplesmente jogar no lixo comum. Informe-se sobre a coleta de lixo especial em sua cidade.

Veja mais detalhes em:
http://vivamaisverde.com.br/

2 comentários:

  1. Caros amigos.

    Lâmpadas econômicas... não é bem assim...
    Existem 4 grandes fabricantes mundiais de lâmpadas, Philips, Osram (Europa), GE e Sylvania (USA), e parece haver um acerto entre eles para que as lâmpadas não durem muito.

    Uma lâmpada "econômica" tem sua economia "comprada" no momento que se adquire a mesma.

    Toda a "economia" já foi minuciosamente calculada e é pga no preço maior do produto.

    Uma lâmpada econômica é feita para durar pouco, no máximo uns 3 anos se usada com parcimônia.

    A Osram garante 8.000 horas desde que obedecido o que consta no asterisco (ligar uma vez por dia e acender durante duas virgula sete horas): fora disso é por tua conta...

    As primeiras lampadas PL (Philips Lightning) tinham em seu anúncio um consumo que não correspondia ao real (marcado pelo relógio da Companhia Eletrica).

    A Philips teria sido a primeira a descobrir que as lâmpadas fluorescentes podiam ser menores.

    Mas hoje o que vemos?

    Muito cuidado com o Mercúrio, na hora de descartar, e nada se fala do circuito eletrônico que, teimosos que só, poderia funcionar por CINQUENTA ANOS!

    Juntaram o circuito e a lâmpada numa coisa só, o vidro fluorescente pifa rápidinho, um par de anos, mas joga-se tudo fora, bebê e banheira vão pro lixo, ao invés de se colocar soquetes na parte de vidro, (pifou, troca só o bulbo...)

    A conduta correta parece falhar nesse contexto.

    Mas a pouco e pouco a Natureza vai dando suas respostas, vem aí a lâmpada a LED, tomara que não pesquisem a redução de sua vida útil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário; dá pra se verificar na prática q eh correto; ah! as de LED já tem no google- qdo pesquisei e vim "parar" aqui-já estão dizendo em vários links que suspeita-se q podem causar câncer...

      Excluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.