quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As novas tomadas e plugues elétricos do Brasil

Já está em vigor a fabricação dos novos plugues elétricos e tomadas elétricas no Brasil, segundo a norma da ABNT NBR14136 (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Basicamente para o dia-a-dia dos consumidores não vai haver grandes mudanças, com relação às tomadas e plugues com "dois pinos". Mas os novos equipamentos que possuem o terceiro pino (o terra) já estão vindo com uma configuração diferente da encontrada anteriormente.

Além desta configuração que víamos em equipamentos de informática, e também os de alta potência como ar condicionados transformaram-se em apenas um formato:




Mas, atenção: existem dois tipos desta nova tomada:  
um para equipamentos eletrônicos como computadores, televisores, com corrente de até 10A (10 Ampères). E existe um outro tipo, com orifícios maiores para equipamentos como máquinas de lavar roupa, ar condicionado, secadoras de roupa, etc, cuja corrente é de 20A (20 Ampères):



Os plugues destes equipamentos de maior corrente também são mais grossos, portanto: não se encaixam em uma tomada de 10A.


Então, a solução é de trocar as tomadas, hoje encontradas nas versões de 10A e 20A, portanto devem ser escolhidas de acordo com o equipamento que você vai conectar àquela tomada.

Consulte um eletricista habilitado para a troca das tomadas elétricas em sua casa.

Veja no site da Siemens mais informações sobre a nova norma:
http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=7425

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.