terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parabens, Santos: 464 anos


Hoje, 26 de Janeiro é aniversário da cidade de Santos, data que marcou a elevação da antiga Vila de Santos à categoria de cidade, ocorrida em 26 de Janeiro de 1839. Claro que a cidade tem mais anos de História do que os "apenas" 171 anos da data da Lei 122 que criou a "cidade" de Santos. Desde as primeiras décadas do início do Brasil, já existia a Vila de Santos, ou a vila do Porto de Santos, ou seja, houve primeiro o porto de Santos e junto à ele surgiu uma vila, segundo os historiadores. A data incerta da fundação da Vila de Santos acabou por se convencionar um ano provável desta fundação: 1546.
Portanto pode-se considerar que Santos hoje completa 464 anos, alguns à menos do que São Vicente (478 anos em 22 de Janeiro), e alguns à mais do que São Paulo (456 anos em 25 de Janeiro).


O povo da vila de Santos assistiu a momentos marcantes durante todos estes séculos de ocupação: o hospital de misericórdia que acolheu a tantos doentes, batalhas com os índios, invasões de piratas, o desejo de independência, o refúgio dos escravos, a morte da população pelas doenças ligadas ao solo encharcado da cidade. E também o desenvolvimento rápido graças ao porto e a exportação de café.

O lema de Santos é a Terra da Liberdade e da Fraternidade, o qual está em sua bandeira, em latim: Patriam Charitatem et Libertatem Docui ("Á Pátria, ensinei a Caridade e a Liberdade")


Parabéns à Santos e a todos os santistas no mundo inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.