segunda-feira, 10 de maio de 2010

Passeio Solidário de Trólebus em São Paulo

Neste último sábado dia 08/05/2010 foi realizado mais um passeio solidário no Corredor Metropolitano ABCD da cooncessionária Metra, organizado pela Movimento Defesa do Trólebus, Movimento Respira São Paulo e Portal Via Trólebus.

Werter de Jesus, de Santos, compareceu ao evento em São Paulo e nos enviou fotos e sua descrição:

O passeio de de trólebus partiu do Terminal São Matheus, na Zona Leste de São Paulo às 10:00. Fomos em um trólebus Busscar Urbanus com tração IGBT da Eletra, com bancos estofados e de encosto alto, ar condicionado, som ambiente e escutando múisicas na rádio Antena 1.

O trólebus é o Prefixo 7205.

Desembarcamos no Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, para tirarmos fotos dos trólebus na área de estocagem que fica ao lado do terminal. A Estocagem é uma mini-garagem de trólebus ao lado desse terminal onde os trólebus ficam disponiveis para atender a demanda de passageiros em horário de pico, assim não precisando sair de sua garagem e alcançar o determinado terminal pertencente ao circuito metropolitano.

De lá do Terminal Ferrazópolis, partimos para o Terminal Jabaquara em um ônibus a diesel de Prefixo 5307 Caio Scania modelo Milleniun com ar condicionado e bancos estofados e de encosto alto. No percurso de Ferrazópolis ao Jabaquara, passamos pelo Terminal Piraporinha, em Diadema, e lá a rede aérea terminal, ou seja à partir dali não há trólebus. Porém, no trecho de Piraporinha até o Jabaquara já estão sendo instalados os cabos "mãe", que são aqueles que sustentam a rede de um poste para outro. São cabos de poliester no padrão AES Eletropaulo.

Ao longo do caminho próximo a SP-160, Rodovia dos Imigrantes, foi avistada a placa do Governo do Estado anunciando o valor da obra e a implantação da eletrificação do Corredor Metropolitano no valor de R$ 21.682.892,72. 
E também as obras da subestação retificadora de energia elétrica para a rede de trólebus, já próximo do Centro de Diadema. É uma subestação compacta de aproximadamente 3 m², não necessitando assim ocupar uma edificação. Pode ser implantada até em praças e canteiros centrais.

Depois disso passamos pelo Terminal Diadema até finalizar o percurso no Terminal Jabaquara.

Houve agradecimentos por parte da diretoria da Metra e divulgação da filial do Defesa do Trólebus-Santos.

Estimo que fomos em mais de 40 pessoas ao encontro.

Contamos também com o jornalista e membro da ONG Respira SP Jorge Françozo de Moraes e o jornalista da Rádio CBN Adamo Bazani.

Temos um projeto, em conversa com o moderador do Defesa do Trólebus de SP, Marcos Galesi, de organizar um passeio de trólebus em Santos no mês de agosto, em comemoração aos 47 anos do sistema trólebus santista.

Agradecimentos: Werter de Jesus - Comunidade Defesa do Trólebus - Santos

Clique na imagem ao lado ou aqui para visitar a comunidad
(É necessário ter login e senha no Orkut)










LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO NO SITE VIA TRÓLEBUS
http://viatrolebus.wordpress.com/2010/05/10/passeio-de-trolebus-celebra-passado-de-olho-no-futuro/

E MATÉRIA NO BLOG DA RÁDIO CBN SÃO PAULO
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/2010/05/10/passeio-de-trolebus-celebra-passado-de-olho-no-futuro/

Um comentário:

  1. Olá, eu sou o Rodrigo, tenho 29 anos e moro no Grajaú; eu tenho certeza que, infelizmente, 7 anos se passaram e os trólebus em geral, que operavam os bairros das zonas norte, sul e oeste, estão cada vez mais parados e até podres nas garagens das empresas. Até hoje a maioria dos trólebus só circulam os bairros das zonas central e leste e nos outros bairros em geral só circulam os ônibus movidos a óleo diesel normal e poluente; a grande parte da população está morrendo vítima de problemas respiratórios e os pulmões estão cheios de fumaça do óleo diesel. Por isso nós preferimos encher os nossos olhos de fios aéreos que se instalam nos postes aéreos do que encher os nossos pulmões de fumaça do óleo diesel que causa as graves doenças nos nossos pulmões, porém os políticos, os governadores e os prefeitos não estão nem aí com essa providência que está sendo tomada por todas as pessoas devido as questões e discussões polêmicas e por isso até hoje esses projetos dos trólebus que circularão os 96 bairros da cidade de São Paulo não saíram do papel. Nós estamos todos indignados com essa situação e queremos que os trólebus voltem a circular os bairros das zonas norte, sul e oeste e, além dos bairros das zonas central e leste, coloquem os trólebus nas linhas 1 (verde claro), 2 (azul escuro), 3 (amarelo claro), 4 (vermelho claro), 5 (verde escuro), 6 (azul claro), 7 (vermelho escuro), 8 (laranja) e 9 (cinza) em 96 bairros distritais da cidade de São Paulo e também em todos os terminais de ônibus. Vamos todos cobrar dos políticos, dos governadores e dos prefeitos. Se a providência não for tomada com a urgência e nem sair do papel, todos nós ficaremos cada vez mais tristes com essa situação; mas, se ela for tomada com a urgência e sair do papel, aí sim que todos nós ficaremos alegres e gratos.
    Que todos possam concordar comigo.

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