segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nova iluminação na fachada da Igreja do Carmo, em Santos

Há muito tempo uma reinvindicação no Centro Histórico de Santos: a retirada dos postes de concreto na fachada do Conjunto do Carmo, na Praça Barão do Rio Branco.

O conjunto do Carmo é composto pela igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, tombada pelo Iphan, Condephaat e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e pela igreja da Ordem Primeira do Carmo, tombada pelo Condepasa, e o Panteão dos Andradas, tombado pelo município.

Na foto abaixo de 03/6/2010, vemos bem na calçada dois postes de concreto que destoavam do conjunto.


Abaixo, o bonde histórico de Santos e um poste que descaracterizava o "cenário" em 03 de Junho de 2010.




Recentemente, uma nova iluminação substituiu os postes por cópias de modelos do início do século XX, cada um com duas lâmpadas e fiação embutida, concorrendo para o aspecto antigo que se visou resgatar com a nova urbanização. Parte da fiação foi mantida, além dos cabos de sustentação da rede aérea da Linha Turística de Bondes.

Com certeza tanto as Igrejas do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, como o Panteão dos Andradas tiveram uma recaracterização muito melhor do que antes.

Veja fotos tiradas na noite do dia 18 de Julho de 2010:

A nova iluminação com a retirada dos postes.

Não fossem os cavaletes, das obras ainda em execução, a imagem acima daria uma perfeita foto do início do século XX.

Na foto acima, o detalhe dos postes e a fiação do bonde histórico, com os trilhos. A linha turística de bondes funciona de Terça à Domingo, das 11 da manhã às 5 da tarde.

Veja abaixo, a comparação antes e depois:

Um detalhe: o poste metálico, mantido nas duas fotos incluindo a curiosa "inclinação".

E na foto abaixo, veja como ficou a fachada do Panteão dos Andradas com a nova iluminação:
O Panteão dos Andradas é o mausoléu de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Indendência, e fica ao lado da Igreja do Convento do Carmo.

RESTAURAÇÃO DO CARMO: DOAÇÃO DO IPTU E ISS DA PREFEITURA DE SANTOS

A Lei Municipal n.º 470/2003, que criou o programa Alegra Centro, permite que o munícipe de Santos antecipe até 50% do valor a ser pago do IPTU ou ISSQN, referente ao exercício de 2011, para as obras de restauração do Convento do Carmo.

No próximo ano, o carnê do IPTU de quem fizer a doação será emitido pela Prefeitura Municipal de Santos com o desconto do valor de sua contribuição. Em caso de ISSQN, o desconto se processará através do sistema GISS (Gestão do ISS).

Documentos Exigidos:

Pessoa Jurídica (Empresas): Estatuto Social da Empresa, CNPJ, Inscrição Municipal, Espelho do ISS ou IPTU.

Pessoa Física (Contribuinte de IPTU): RG, CPF, Espelho do IPTU ano 2010.

Esta documentação e a quantia a ser doada deve ser entregue na Secretaria do Convento do Carmo até o dia 27/09/2010, onde será preenchido um requerimento fornecido pela Prefeitura Municipal de Santos comprovando o pagamento do patrocínio.

Mais informações pelo telefone (13) 3234-5566

Um comentário:

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.