domingo, 18 de julho de 2010

O 'Túnel do Tempo' e o antigo símbolo do S.M.T.C. de Santos

Uma semelhança que vem das lembranças de infância: o antigo símbolo do S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos, de Santos/SP) - usado nos bondes, trólebus e ônibus -  e a máquina do tempo da série "O Túnel do Tempo" que teve 30 episódios produzidos entre 1966 e 1967 e foi exibida por várias emissoras de televisão, sendo que no final da década de 1960 foi exibida no Brasil pela TV Excelsior.

Pode ser coincidência, ou alguma tendência da pré-Pop Art dos anos 1970.

Mas, é possível que o símbolo adotado pela autarquia municipal em 1969 tenha sido inspirado na série. Quem seria o criador do logo do SMTC?


Veja e compare:

Em meados de 1968 o SMTC criou este símbolo que passou a ser visto nos ônibus, bondes e trólebus da cidade de Santos, bem como nos impressos da empresa. Esta é a provável época de exibição da série pela primeira vez no Brasil, pela TV Excelsior canal 9 de São Paulo, que em Santos tinha uma retransmissora, no mesmo canal, no alto do Morro de Santa Terezinha.

Veja uma foto do Almanaque Santista, de 1969 (acervo da Hemeroteca Municipal), com o bonde na rua Augusto Severo já com o símbolo "novo":

O símbolo era vermelho e branco. Na imagem abaixo, três momentos com o símbolo do SMTC, a primeira o trólebus convertido à diesel em 1972, na imagem do meio o bonde 38 que ficou abandonado no interior de São Paulo (e voltou para Santos e está hoje no Gonzaga) e abaixo um bonde da linha 37 fazendo o contorno na avenida Moura Ribeiro, próximo ao Balão do Marapé.


Além do símbolo semelhante ao Túnel do Tempo, o SMTC também teve dois outros símbolos, um antes de 1968 e outro utilizado após ca.1974 até o fim da empresa, em 1976. Veja:

A City, o SMTC e a CSTC

O SMTC iniciou suas atividades 1º de Janeiro de 1952, assumindo o serviço de transporte coletivo que era de responsabilidade da CITY (The City os Santos Improvements Company), desde o início do século XX. A nova empresa, agora municipal, passou por diversas crises financeiras ao longo de sua existência. Uma delas culminou com a extinção dos bondes, tradicional meio de transportes que acabaram sendo culpados pela então administração da empresa como culpado pela crise da empresa. Mesmo com a extinção dos bondes, a empresa continuou com sua frota de deteriorando, havendo poucas aquisições de veículos novos.

Em 1976, uma nova empresa foi constituída: a CSTC (Companhia Santista de Transportes Coletivos), constituída em 15 de março de 1976, assumindo os ônibus e trólebus da cidade (os bondes haviam sido extintos em 1971). Diversas crises também atingiram a nova empresa, no final da década de 1980 iniciou-se o processo de extinção da CSTC.

Até 1998 a Companhia demitiu mais de dois mil empregados, parte destes absorvidos pelo sistema privado. E em 30 de março de 1997 a empresa foi extinta. O transporte coletivo da cidade, foi passado à iniciativa privada. Já os bondes, reimplantados como serviço turístico no ano 2.000 é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santos.


O TÚNEL DO TEMPO

The Time Tunnel (no Brasil, O Túnel do Tempo) é um seriado de TV realizado por Irwin Allen nos anos 60, que mostrava as viagens no tempo de dois cientistas: (Robert Colbert, como Doug Phillips, e James Darren, como Tony Newman).

Nos Estados Unidos, foi exibida pela ABC e no Brasil, pela TV Excelsior, TV Tupi, Rede Globo e por emissoras de televisão por assinatura, como a FOX e  TCM.

Leia mais:

Wikipedia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Time_Tunnel
Central RetroTV http://retrotv.uol.com.br/artigos/moscato/tunel.html
InfanTV http://www.infantv.com.br/tuneltempo.htm

2 comentários:

  1. CARA, MUITO LEGAL O TEU BLOG E A FORMA QUE VOCÊ COMENTA COISAS ROTINEIRAS, TORNANDO-AS INTERESSANTES.
    AH, EU ME AMARRAVA EM O TÚNEL DO TEMPO, TERRA DE GIGANTES, PERDIDOS NO ESPAÇO, E OUTRAS SÉRIES PARECIDAS...........RS

    UM ABRAÇO

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  2. Fábio, Muito Obrigado pelo seu comentário, estas séries são fantásticas, eu também gosto muito. um abraço,
    Emílio

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.