terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ibope das rádios de Santos em 1972


A imagem acima é de um anúncio da Rádio Guarujá Paulista, publicado no extinto jornal Cidade de Santos, em 1973. Ele mostra as audiências das emissoras de rádio de Santos e Baixada Santista no período medido entre 19 de outubro de 1972 e 01 de novembro do mesmo ano, no horário das 7 às 19 horas.

A curiosidade da foto é justamente mostrar o panorama das rádios existentes na época na Baixada Santista.
Vale lembrar que, em 1972, havia apenas as rádios AM, no caso, Ondas Médias e Curtas. A faixa de FM (Frequência Modulada) era usada como frequência auxiliar, por exemplo, para transmitir dos estúdios até a antena, ou ainda em transmissões à distância, já que não havia rádios em FM. Ou seja, o FM era uma faixa ainda desconhecida do público, apesar de já haver receptores com esta faixa de frequência.

AS RÁDIOS AM

No boletim do Ibope acima, a Rádio Guarujá vinha em primeiro lugar, seguida pelas rádios Cacique, Atlântica, Tribuna, UniversalCultura e Clube.

As rádios foram fundadas na seguinte ordem:
1924 - Rádio Clube de Santos
1935 - Rádio Atlântica de Santos
1946 - Rádio Guarujá Paulista
1946 - Sociedade Rádio Cultura de São Vicente
1952 - Rádio Difusora Cacique
1954 - Sociedade Rádio Universal
1961 - Rádio A Tribuna de Santos

Constata-se que não surgiu mais nenhuma nova emissora em ondas médias desde então.
Apenas houve troca de nomes e de grupos:
- Somente as rádios GuarujáCultura continuam hoje dos mesmos respectivos donos.
- Ainda conservam os nomes atuais, porém com outros proprietários as rádios CaciqueAtlântica, Universal e Clube  (no caso, a rádio Clube é chamada de Rádio Metropolitana Santista, porém o nome Clube ainda é citado na emissora).
- A rádio A Tribuna hoje é Rádio Terra e não mais pertence ao grupo A Tribuna.

Vale lembrar que, em termos de Baixada Santista, além das rádios em AM acima, temos também a Rádio Anchieta AM 1.390kHz, localizada em Itanhaém. A rádio já existia na época, mas talvez não tenha sido citada na pesquisa por não estar nas cidades pesquisadas pelo Ibope naquela época. Mas é uma rádio tradicional do litoral sul paulista e não poderia deixar de mencioná-la, pelo menos no panorama atual. A concessão original da emissora é de 1959. (não encontrei a data da fundação da Rádio Anchieta, se alguém tiver esta informação será publicada aqui).

O FUTURO DO RÁDIO AM

A interferência de equipamentos eletrônicos e o aumento do uso de lâmpadas eletrônicas é algo que irrita o ouvinte das rádios em ondas médias, bem como a estática e a qualidade do som.
Outro vilão das rádios em AM é o som portátil: aparelhos de MP3 e celulares não vem com a faixa incluída, apenas a de FM.
O equipamento de som automotivo também deixa de lado a sintonia de rádios AM, e cabe aos clientes exigirem a conexão da antena apropriada ou o equipamento que sintonize com facilidade as faixa de frequência, que vai de 540 a 1600kHz. Com isso emissoras de rádio em AM passaram a ser retransmitidas em FM, como ocorre em São Paulo, por exemplo, com as rádios Bandeirantes (AM 840kHz e FM 90,9MHz) e CBN (AM 780kHz e FM 90,5MHz).

Mas com a chegada do rádio digital, as rádios AM ganharão novo fôlego, já que o novo sistema trará qualidade de áudio e informações de dados digitais, de acordo com as emissoras. Será um novo panorama para a faixa de frequência que dominou a comunicação em massa durante décadas.

Leia mais sobre o rádio digital no site TudoRadio.com.

Um comentário:

  1. Não podemos nos esquecer que as emissoras de AM da capital paulista também são retransmitidas na Baixada Santista.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.