segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rádio, eterna paixão, eterna atração!

Esta é uma nova seção do blog Muito Bem!: o rádio, eterna atração!

Aqui, a princípio o enfoque é o rádio na Baixada Santista, do ponto de vista do ouvinte.

Uma coluna independente, mas apaixonada pelo rádio.

Sempre disponível, com vários formatos, o rádio continua sendo um ótimo companheiro de todas as horas. É uma eterna atração, sem dúvida!

E a Baixada Santista é uma região que tem muitas rádios e para todos os gostos. Merece uma espaço de comentários, críticas e novidades.

RÁDIO, ETERNA ATRAÇÃO!

por Emílio Pechini*
07.02.2011

OUVINTES NÃO CONSEGUEM MAIS SINTONIZAR A BANDEIRANTES, COM ANTES

Há anos com sinal forte na Baixada Santista, por conta da frequência 90,9 MHz, a Rádio Bandeirantes de São Paulo, praticamente sumiu dos rádios em Santos. Temporal, problemas técnicos que afetaram a torre situada no alto da Serra, desde dezembro de 2010, prejudicaram o sinal da emissora que tem um público fiel no litoral está com a recepção bastante prejudicada. Vamos torcer para que o problema seja solucionado. E olha que já estamos em fevereiro!

LITORAL LONGE DO LITORAL

Também com problemas de sinal a Litoral FM, em 91,9 MHz. A emissora, que tem sede em São Vicente tinha uma recepção e qualidade de som excelentes em toda a Baixada. Ao que tudo indica, a emissora transferiu seu ponto de transmissão para o alto da Serra do Mar, visando atingir a Grande São Paulo. De fato, ouvintes já se manifestam a respeito do alcance da emissora na região do ABC e zona sul de São Paulo. Porém, o sinal em Santos caiu drasticamente: em alguns bairros, dispositivos móveis como celular e MP3, e até mesmo rádios nos carros não conseguem sintonizar a emissora. E, quem usa fones de ouvidos e ainda consegue sintonizar a emissora, notou a queda do efeito estéreo espacial, que tanto agrada aos ouvidos. Claro que o público alvo da emissora, principalmente, é o Litoral e a emissora deverá achar uma solução para o alcance. Vamos aguardar...

TELEFONE LOCAL DA SAUDADE FM EM TODO O BRASIL

A Saudade FM, que transmite em FM 100,7 MHz para a Baixada Santista, e também via internet e via satélite, disponibilizou aos ouvintes que estão fora da região do litoral um número de telefone nacional, sem mesmo a necessidade de se usar o DDD. Qualquer ouvinte da emissora, que esteja fora da região 13 (Baixada Santista), pode ligar para o número 3003-9020, sem qualquer código de operadora ou DDD. O atendimento está disponível das 07 da manhã até à meia-noite.

FALANDO EM SAUDADE

É muito ouvir a Cyntia Moran nas tardes da Saudade FM. A voz marcante faz lembrar os bons tempos da antiga Enseada FM, na qual a locutora trabalhou.

PARA REGISTRAR

Atualmente, são as seguintes emissoras em FM da Baixada Santista: Tupi (89,3), Kiss (90,1), Bandeirantes (90,9), Litoral (91,9), Enseada/Aleluia (94,3), Jovem Pan 2 Santos (95,1), Boa Nova (96,3), 98 A Rádio Rock (98,1), Terra (98,9), Jovem Pan 1 (99,7), Saudade (100,7), Sê Tu uma Benção (102,1), Classic Hits (103,7), Guarujá (104,5), Tribuna (105,5), Primeira (106,1), Cultura (106,7) e Santa Cecília (107,7).
Há ainda a 102,9 MHz, Scalla FM, cuja concessão é de Cubatão, porém ainda está com sinal muito fraco no litoral, pois provavelmente a torre da emissora não está na Baixada.

Por hoje é só, até a próxima!

*Emílio Pechini é engenheiro, radialista e empresário. É proprietário do site muitobem.tv
Sugestões podem ser feitas nos comentários abaixo, ou via e-mail: muitobem.tv@gmail.com

20 comentários:

  1. POXA QUE BACANA ESSE BLOG!!! PARABÉNS PELA INICIATIVA .AGORA JÁ SEI ONDE ENCONTRAR NOTICIAS E CURIOSIDADES SOBRE RADIOS!!!! VALEU EMÍLIO!!!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião o que está faltando para a litoral ter um bom sinal tanto em São Paulo quanto na baixada, é o aumento de potencia.Senão veja bem: Do alto da serra até a avenida paulista é mais ou menos 40km e até a praia dá mais 24 km . Então tem que aumentar a potencia porque só com 10kw fica dificil. Um bom exemplo é a potencia da radio bandeirantes quem tem 100kw w mesmo assim tem áreas aqui em santos que faz "sombra" . E a litoral terá que fazer isso rapido porque a Scalla fm está chegando na baixada com força total com bom sinal aqui no litoral e em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. NAVEGANDO NA NET, LI QUE A RADIO BANDEIRANTES ESTÁ TRANSMITINDO EM STÉREO. SERÁ QUE ISSO TEM A VER COM O SINAL FRACO AQUI NO LITORAL?QUERO ACREDITAR QUE NÃO. A BANDEIRANTES É UMA RADIO DE NOTÍCIAS E SOMENTE NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS QUE ELA TEM UMA PROGRAMAÇÃO MUSICAL E DIGA-SE DE PASSAGEM UMA SELEÇÃO MUSICAL DE QUALIDADE E EM STÉREO FICA MELHOR AINDA!!! AFINAL COM TANTA TECNOLOGIA NÃO DÁ MAIS PRA OUVIR FM COM SOM MONO.ESPERAMOS QUE OS ENGENHEIROS DA BANDEIRANTES RESOLVA O PROBLEMA DA QUALIDADE DO SINAL AQUI NO LITORAL E MANTENHA O SOM STÉREO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, é uma pena que duas rádios importantes como a Bandeirantes e a Litoral estejam com sinal fraco em Santos, e eram duas potências em transmissão, sendo captadas em subsolos e em elevadores antes dessas mudanças.

    ResponderExcluir
  5. Olá Emilio! Você tem informação se a litoral fm vai ser sintonizada no centro de São Paulo (região da Sé)? Se tiver essa informação gostaria que você comentasse no Blog! Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, isso depende da potência do transmissor e localização da torre. Parece que a nova torre da Litoral está no alto da Serra, como a Rádio Bandeirantes. Se a Bandeirantes (90,9) tem bom sinal na Sé, e se a Litoral tiver potência semelhante então será possível sim.
    abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a Bandeirantes transmitir em Estéreo, na sintonia por aqui no litoral está mono.

    ResponderExcluir
  8. È verdade o som da bandeirantes está mono que pena!!!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ!! PORQUE SERÁ QUE SOM E O SINAL DA SCALLA FM É RUIM AQUI NA BAIXADA? SERÁ QUE O EQUIPAMENTO UTILIZADO É "MEIA BOCA"? PORQUE SE OBSERVARMOS A QUALIDADE DE SOM DE OUTRAS EMISSORAS DA NOSSA REGIÃO É MUITO SUPERIOR AO DA SCALLA. FICA AÍ A PERGUNTA PARA OS DONOS DA SCALLA.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo que a Scalla tem duas torres uma na Capital e outra na serra do mar e é transmitido de uma torre a outra via satélite simultaneamente dando a impressão que a emissora tem grande potencia e longo alcance.Talvez seja isso a deficiencia do sinal e do audio ai no litoral !!!

    ResponderExcluir
  11. CURIOSIDADE! VOCÊS SABIAM QUE PRAIA GRANDE JÁ TEVE UMA RADIO AM? FOI LÁ PELOS ANOS 70/80 QUANDO EU AINDA GAROTO OUVIA A RADIO ANCHIETA 1570 AM.ESSA RADIO TINHA DOIS ESTÚDIOS UM EM ITANHAÉM OUTRO EM PRAIA GRANDE NA RUA JOÃO PEREIRA INÁCIO NO BAIRRO AVIAÇÃO.EMBORA ESSA RADIO FOSSE DE ITANHAÉM, ELA TINHA SEUS COMERCIAIS DE PRAIA GRANDE E DE ITANHAÉM. CHEGUEI A CONHECER SEUS ESTUDIOS EM PRAIA GRANDE E FICAVA FASCINADO COM A TECNOLOGIA DA ÉPOCA.PORÉM HOJE O QUE SE SABE É QUE ESSA RADIO NUNCA SE DESENVOLVEU E CONTINUA PEQUENA, ESCONDIDA EM ITANHAÉM COM FRACA POTENCIA (A MESMA DE DECADAS ATRÁS)E NÃO É SINTONIZADA NAS CIDADES QUE COMPÕE A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA.ESTE TEXTO FOI SÓ PRA MATAR A SAUDADE DAS RÁDIOS QUE ESTACIONARAM NO TEMPO.

    ResponderExcluir
  12. Falaram tanto das radios esqueceram da Antena 1 que desde de 2007 vinha cobrindo todo o litoral paulista na mesma frequencia de SP 94,7 atualmente está fora do ar depois de uma tempestade de verão.

    ResponderExcluir
  13. A Scalla fm está com problema de sintonia aqui na praia grande devido ao sinal da Vip class fm , uma radio comunitária que fica no boqueirão.Agora existe um impasse porque a Vip tem a outorga da frequencia 102,9 a muitos anos, e ela não pode mudar de frequencia sem a autorização da Anatel.Dizem que existe um projeto para que a Vip class se torne uma emissora educativa com sinal e qualidade de som comparado a Santa cecilia, Saudade fm etc.Isto acontecendo, resolveria o problema da frequencia e ficaria bom para as duas emissoras (Scalla e Vip).Agora cá entre nós, o sinal da Scalla é muito fraco!

    ResponderExcluir
  14. Em parte é verdade mas,a Antena 1 precisa de uma boa antena e um transmissor mais potente para que o seu sinal seja local aqui no litoral.Vamos torcer pra que isso venha acontecer, afinal São Paulo não é tao longe assim!! Só pra se ter uma idéia de Santos a Peruibe é mais ou menos 84km e de Santos a São Paulo é de 77km. Então dá pra colocar uma torre aqui na serra e ouvirmos as rádios de São Paulo não é mesmo?

    ResponderExcluir
  15. A radio litoral fm continua com seu sinal muito ruim na baixada.Já telefonei pra emissora e eles disseram que os engenheiros estão trabalhando pra melhorar isso.Provavelmente deve ser em relação a sua potencia que é de 10k conforme o site tudoradio. Vejo que transmitir pra duas região metropolitana requer muita força ou seja potencia e boa localização da antena.Aqui em Santos a reclamação é geral, mas o Dr. Lupércio Mussi que é o dono da radio, deve estar ciente disso e vai lutar junto aos orgãos competentes para conquistar um aumento de potência para tornar o sinal local tanto aqui na Baixada como em São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Eu lembro da Rádio Anchieta em Praia Grande, apesar da concessão original da emissora ser mesmo em Itanhaém.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal!A Scalla fm está fora do ar novamente neste momento.Tenho observado a discurssão em torno da Scalla e vejo que é saudável esse embate, e a internet tem contribuido muito para tornar esse País mais politizado,pois essa ferramenta nos aproxima, e que nosso ponto de vista é apenas maneiras(jeito) de enxergar as coisas perguntando o porque delas.Aprendí que temos que questionar o porquê das coisas, porque tem que ser assim ou assado, e dessa forma vamos nos aperfeiçoando e tornando uma sociedade mais justa.Não podemos deixar passar a oportunidade de discutir, dialogar,concordar,discordar e esse blog é uma excelente ferramenta para os aficcionados em radio!! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. CURIOSIDADE: NESSE MOMENTO ESTOU COM MEU RADIO GRAVADOR E ESTOU OUVINDO VÁRIAS RADIOS DE SÃO PAULO;SÃO ELAS: GAZETA FM, NOVA BRASIL FM , CBN, ANTENA 1,TUPI FM (104,1).OBS;MORO NO BAIRRO NAUTICA III EM SÃO VICENTE.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelos comentários, o objetivo desta coluna no blog Muito Bem! é justamente valorizar o rádio, as emissoras e os profissionais. Toda crítica e observação deverá ser apenas para melhorias, ou seja, construtiva.

    Não deixe de ler as demais colunas sobre rádio (clique na tag Rádio)

    obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  20. Olá companheiros, apenas para registrar a RÁDIO ANCHIETA AM 1390 KHZ - ZYK 594, está passando por muitas dificuldades, foi comprada pela Assembleia de Deus ministerio de Santos, dona da CACIQUE AM, continua na mesma cidade, com muitas dificuldades, péssima programação, e péssimo som!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.