domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rádio, Eterna Atração #06: Rádio AM e o som automotivo

Rádio, Eterna Atração! #06
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio, na Baixada Santista, no Brasil e no Mundo, ontem e hoje
Comentários, sugestões podem ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

20.02.2011


O RÁDIO AM NO SOM AUTOMOTIVO

Esta semana instalei um som no meu carro. Experiências anteriores me fizeram lembrar, na hora da instalação que eu gostaria de ter uma boa sintonia na faixa de Ondas Médias, em AM. A vendedora se mostrou surpresa pela minha observação e sugeriu que eu instalasse um dispositivo que melhoraria a sintonia em AM, acrescentando o valor de R$ 45 à instalação, que eu prontamente aceitei. De fato, a instalação ficou boa e posso sintonizar as emissoras com boa qualidade, dentro do esperado na Amplitude Modulada

PEDIDO ESTRANHO? NÃO, DIREITO DO CONSUMIDOR!

O interessante foi a surpresa na hora do meu pedido, incluindo a observação de que em Santos a recepção em AM é ruim. Eu insisti, e queria que meu rádio (um Pioneer) tivesse boa recepção naquela faixa. Também aproveitei para dizer que esse descaso com o AM é errado, e que todo bom instalador deve cuidar para que a recepção seja perfeita.

AS RÁDIOS AM

Das rádios da Baixada, em Santos, em termos de recepção, as melhores são a Guarujá AM (1550 kHz) e a Terra AM (650 kHz). Mas também tem boa qualidade a 590 kHz (Atlântica), Cultura (930 kHz), Clube (1240 kHz) e Cacique (1510 kHz). A Universal (810 kHz) e a Anchieta (1390 kHz) tem recepção mais fraca. De São Paulo, basicamente a Eldorado (700 kHz) e a CBN (780 kHz) são captadas normalmente, mas não tão bem como as locais.

CAMPANHA

O que as rádios em AM deveriam fazer é uma campanha junto aos instaladores de som automotivo, para garantir que o cliente terá a sintonia nessa faixa. E também conscientizar os ouvintes para, na hora de instalar o som, exigir uma boa qualidade em AM.

CLASSIC HITS AUTOMÁTICA

É uma pena que uma emissora que já foi a popular Serra do Mar FM, com programação ao vivo 24 horas hoje seja apenas uma rádio totalmente automatizada. Na Classic Hits (103,7) até mesmo a locução das músicas já é previamente gravada pelo locutor Sérgio Torres. O alcance da emissora, de cerca de 2 milhões de habitantes, demandaria uma programação ao vivo e constante. Já a outra emissora do grupo, a Jovem Pan 2 Santos (95,1) tem apenas o horário noturno local. Vale lembrar que a grande audiência do rádio em si é de manhã e à tarde - horários que a emissora pop está automatizada,  em rede com a Jovem Pan gerada em São Paulo.

ESTÉREO E MONO?

Os ouvintes de rádio FM que utilizam fones de ouvido percebem bem a diferença entre um "real estéreo" e um "falso estéreo". Estéreo, por que são dois canais independentes (já que temos dois ouvidos...), o que dá uma sensação espacial e confortável para quem está com os foninhos. Algumas emissoras de notícias resolveram esquecer o sinal estéreo, já que há mais falas do que música, que é o caso da Bandeirantes (90,9 MHz) e Jovem Pan 1 Santos (99,7 MHz). Porém algumas emissoras, apesar de estarem com o sinal estéreo no ar transmitem a programação musical como se fosse mono. Não sei exatamente, mas há um ajuste de vetores no equalizador ou compressor da emissora, que justamente dão essa sensação espacial. Preste a atenção e compare o som quase mono de algumas emissoras da Baixada. Nesse quesito estão de parabéns rádios como a 98 A Rádio Rock (98,1), Santa Cecília (107,7), Guarujá FM (104,5), Tribuna FM (105,5), entre outras. Ou seja, estas rádios tem o indicador estéreo ligado e efetivamente transmitem sua programação musical no confortável som estéreo espacial. Outras emissoras não se preocupam com esse item tão importante para um bom apreciador de música.

Por enquanto é só, continuem comentando e dando suas sugestões! Um grande abraço a todos.

3 comentários:

  1. Então pra que tanta tecnologia se as fms não as aproveita . o som stéreo é a característica principal do fm. Se a radio que estou ouvindo não estiver transmitindo em stéreo mudo de estação.Qualidade de som é o que importa.

    ResponderExcluir
  2. Hoje me surpreendi até mesmo com a Cultura FM, transmitindo em mono - nem mesmo o indicativo de estéreo estava sendo mostrado, ou seja, era mono mesmo. Talvez tenha sido um problema técnico temporário, espero.

    ResponderExcluir
  3. Já faz um bom tempo que a cultura está transmitindo em mono.Cá entre nós esta emissora está caindo pelas tabelas , sua programação está horrivel,não investe mais em tecnologia ou seja tá difícil, o próprio ibope confirma isso.Portanto na minha opinião ela parou no tempo!!!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.