quinta-feira, 21 de abril de 2011

Evento Anime 'Fun for Fan' neste final de semana em Santos

Neste final de semana acontece em Santos o Fun for Fan, evento de animes, mangás, cosplay, RPG, quadrinhos, batalha campal, videogame e afins, organizado pela Universidade Santa Cecília de Santos - Unisanta, nos dias 23 e 24 de Abril, sábado e domingo.

Confira a programação (sujeita a alterações):

No sábado, o desenhista Bill Silva estará à disposição do público fazendo caricaturas, às 10 horas. No ginásio, Basquete Cosplay, modalidade em que os competidores jogam uma partida de 21 minutos corridos, caracterizados como personagens de séries e de desenhos.
Também de manhã, demonstração de Grafite com ―A Fase‖.

À tarde, workshop com aulas de Desenho Mangá com Mariana Sutilo e Denise Bailo, às 14 horas, no auditório do bloco E. No ginásio, demonstração de artes marciais, Defesa Pessoal com sensei Otaciano seguida de Batalha Campal com espadas de espuma. Às 15 horas, Palestra sobre Quadrinhos, com a presença de desenhistas profissionais como Denis Freitas (Action Comics, Edição Especial Jimmy Olsen, da DC, Marvel em Video Machine); Paulo Siqueira (Birds of Prey, Demolidor, Homem-Aranha, Wolverine); e Ronan Cliquet (Homem-Aranha, Wolverine). Eles vão debater o gênero com o público e os especialistas em HQs, Sonia Luyten e Gazy Andraus, no Auditório Bloco E - 4º andar. Já no Palco de Show, no Bloco A, Show da Banda Heróis do Novo Dia e Desfile Cosplay.
Hugin Munin, no sábado, às 17 horas no Fun for Fan

Encerrando os eventos do sábado, às 17 horas, show da banda de folk metal, Hugin Munin. O grupo já tocou com bandas internacionais como Korplikaani (Finlândia) e Eluviete (Suíça).
Também haverá apresentação do HEDNIR — Clã Viking. Especialista nas técnicas antigas de luta viking, o grupo se apresenta sempre na Feira da Escandinávia, em São Paulo, simulando batalhas sensacionais com armas e escudos medievais. Local: Palco de Shows - Bloco A

Bill Silva
No Domingo - 24 de abril, a programação começa às 10 horas, com o desenhista Bill Silva fazendo caricaturas ao vivo e, em seguida, às 11 horas, demonstração de grafite com ―A Fase‖. Local: Pátio Bloco E.

Já na tarde de domingo, às 13 horas workshop de escultura com Vinicius e Patricia, Exposição das esculturas do Mundo Mágico e do grafite de A Fase com Concurso de desenhos, no anexo do auditório do bloco E, 4º andar. Também haverá apresentação do grupo Let´z

Às 14 horas, Workshop - Leandro – Desenhando Quadrinhos Mangá, no anexo do Auditório Bloco E - 4º andar. No Ginásio, demonstração de artes marciais (Kendô) seguida de Batalha Campal com espadas de espuma. No palco do bloco A, Show da banda Ryu Jin.

Flora Paulita estará no Fun for Fan, em Santos
Às 15 horas, Grande apresentação de Flora Paulita, que trabalhou na dublagem da saga Crepúsculo, Full Metal Alchemist, Bleach e outros desenhos. O dia é dedicado à animação com as presenças de Jorge Zagato e Rafael Valença (do livro de Kell’s, que concorreu ao Oscar), Lutas (com participação de Selton Melo), Asterix e os Vikings e a série Dog Day Care, de origem canadense. Local: Auditório Bloco E - 4º andar

A banda JnK
Às 16 horas, Show da banda JnK e Desfile Cosplay, no Palco de Shows - Bloco A.
Em seguida, encerramento, com show da Banda Gattai, Às 17 horas.


ATIVIDADES PERMANENTES

Nos dois dias do evento, das das 10 às 18 horas, nos 2 dias, o público vai contar com Sala de Videogame, Sala de Cardgame, Sala de RPG, no 3º Andar do Bloco E. No 8º andar do mesmo bloco, Sala de exibição de filmes e animes. Durante todo o evento, estandes de vendas de vídeos, mangás, e diversos itens relacionados.

SERVIÇO
FUN FOR FAN
Dias 23 e 24 de Abril/11, das 10h às 18h.
Local: Bloco E da Universidade Santa Cecília
Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão, Santos, SP.
Preço: Alunos da rede municipal e do Santa Cecília: R$ 5,00. Convidados: R$ 10,00.
Mais informações: Alexandre Barbosa (Bar) - E-mail: bar.barbosa@gmail.com
Twitter: @funforfan

Agradecimentos: Ray Minamoto - Sebo Animes
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16174263255396173910 - http://seboanimes.co.cc/


O QUE SÃO OS EVENTOS DE ANIME
por Juliana Caichiolo*

Eventos de anime são reuniões onde vários adoradores de mangás e animes (também conhecidos como Otakus) se encontram e passam o dia fazendo atividades relacionadas a sua adoração.

Normalmente os eventos realizam competições de jogos de vídeo games com jogos de luta temáticos, de música ou até mesmo de futebol. É ai que os otakus mostram suas habilidades adquiridas com as incontáveis horas passadas em frente à televisão.
Os participantes também encontram opção de lazer em batalhas campais (onde uma espada feita artesanalmente com materiais flexíveis e fitas isolantes), onde pode se batalhar com um colega simulando uma luta de verdade.
Para os amantes de futebol, é comum ter disputa com direito a troféus para os vencedores. Há variações de evento para evento, podendo se encontrado em alguns, a pratica de arco e flecha para todas as pessoas e salas de músicas simulando uma balada (normalmente com canções japonesas).

Estande nos eventos de anime
Mas eventos também são grandes feiras de compras! Cada pessoa vai com a finalidade de achar produtos de seu anime ou mangá favorito. Os produtos variam de pôsteres, camisetas, canecas personalizadas, chapéus temáticos até réplicas dos personagens, itens utilizados nos desenhos (como acessórios, armas e até mesmo as próprias roupas) e principalmente os mangás em si!
Há palestras com dubladores dos personagens e eles falam como é seu trabalho e até fazem uma dublagem ao vivo seja de um bordão de seu personagem ou de algum poder de ataque.

Como euforia no Japão, não poderia faltar em eventos o famoso karaokê (chamado de animekê) onde as pessoas soltam a voz e cantam abertura de diversos animes.

O acontecimento principal é o concurso cosplay. Durante o evento, os cosplayers andam pelo local, tirando foto com as pessoas, fazendo poses e até cenas mas, é no desfile onde eles mostram todo o seu talento de incorporação do personagem. Os desfiles, também são concursos valendo prêmios e vagas a concursos nacionais e posteriormente internacionais.

OTAKU

Normalmente cada otaku tem:

Touqinhas de personagens de anime
- Touquinhas de anime são chapéus personalisados que simulam a cabeça do personagem, normalmente os mascotes de cada anime e costumam ser bastante colidas.

Plaquinha
- Sua plaquinha. Que nada mais é do que uma miniatura de quadro branco, onde se escreve mensagens para todos lerem. Cada mensagem varia com a criatividade de quem escreve podendo ser: enquetes, frases de anime, pedido de informações e até desenhos.

- Mochila. É costume levar uma grande mochila para armazenar todos os produtos comprados em segurança.
Mupy, alimento a base de leite de soja
- Muppy. Não se sabe de onde surgiu essa mania. Mas a grande maioria de eventos tem um estande próprio para esse suco e sempre faz sucesso. Tornou-se a bebida oficial dessa tribo
(Claro que nem todos os otakus costumam ir a eventos com esses aparatos ou tomar o suco, isso é apenas uma generalização)

Além do Fun for Fan, até o fim do ano mais eventos serão realizados em Santos e normalmente as pessoas são informadas através de comunidades e fóruns relacionados ao assunto, não tendo uma grande propaganda.

Curiosidade:
Ao contrário do que muitos pensam, os cosplays não surgiram no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos.
Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica.
São Paulo abriga o maior evento de anime da Ameria Latina, o Anime Friends, que teve sua 1ª edição em julho de 2003 e conta hoje com um público superior a 120 mil pessoas todo mês de julho, atraindo caravanas de fãs de todo lugar do país e algumas caravanas de países da America Latina. Ocorre normalmente na segunda quinzena de julho tendo uma semana de duração. Os moradores da baixada santista contam com caravanas para irem até o evento.

Sites:
http://www.anifriends.com.br/ (ainda em construção para o evento de 2011)
http://www.otakubrazil.com/index.php
*Juliana é colaboradora do blog Muito Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.