segunda-feira, 4 de abril de 2011

TV na Praia #11: VTV, a nova emissora do SBT

TV na Praia #11: Logo mais, a partir da meia-noite, VTV será a nova emissora do SBT em Santos e Campinas

por Emilio Pechini*


04.04.2011


Canais captados em Santos, a partir do dia 05 de abril de 2011 (atualizado com o canal 10 - Rede 21) - arte: muitobem.tv

VTV DEIXA A REDETV! E COMEÇA A EXIBIR A PROGRAMAÇÃO DO SBT

Logo mais, a partir da meia-noite os telespectadores da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira, Campinas e região, que acompanham o SBT via cabo ou nos canais abertos verão uma transformação: de SBT para VTV SBT. Também verão a mudança, quem acompanha a VTV pelos canais próprios da emissora, ou seja, os canais que exibem a programação VTV-RedeTV! mas que são de concessão da própria VTV.

BOM PARA O SBT, BOM PARA A VTV, BOM PARA A REDETV!

A mudança de certa forma é boa para os três grupos. O SBT vai ganhar alguns canais a mais, que são originalmente da VTV. Além disso, em Santos o sinal do canal 46 UHF é potente e abrangente, o que vai melhor o alcance da rede.
Já para a VTV, a emissora afilia-se a um tradicional grupo de comunicações, que tem maior faturamento e audiência.
Já a RedeTV! poderá exibir integralmente a sua programação nas duas regiões de Campinas e Santos, o que não ocorria no convênio com a VTV. Por exemplo, dia 05 de abril pela primeira vez, os telespectadores de Santos assistirão ao Manhã Maior e TV Kids, que a VTV não exibia.

TELESPECTADOR DE SÃO VICENTE E PARTE DE SANTOS VOLTA A TER O SBT

O SBT até o dia 31 de março era exibido pela TVB, que tem a concessão do canal 12, cuja torre de transmissão é na Ilha Porchat. Esse canal abrange São Vicente e parte de Santos. Com a mudança para a Band, e não havendo nenhum canal próprio do SBT para essa região, os telespectadores de tv aberta ficaram sem a programação SBT. Com a estreia da programação VTV SBT, logo mais, quem assistia ao SBT pelo canal 12 agora o fará pelo canal 46 UHF, canal principal da VTV.
Como o SBT possui vários canais próprios, à exceção do 12, os demais telespectadores do litoral não perceberam grandes mudanças, a não ser que sumiram os programas e comerciais locais. Isso vale para quem tv a cabo, o canal que exibia a TVB SBT passou a exibir o SBT, de SP.

REDETV! CONTINUA

Os fãs da RedeTV! continuarão assistindo a programação da emissora em Santos, São Vicente, Cubatão, pelo canal 14. Para Guarujá, não haverá mudanças, a programação do canal 27 que era VTV/RedeTV! agora será integralmente da RedeTV!, gerada em São Paulo.
Para os assinantes da tv a cabo haverá a mesma mudança, onde era VTV/RedeTV!, agora será integralmente RedeTV!, no mesmo canal.

ENTENDA O QUE ACONTECEU

As mudanças ocorridas nestes últimos dias foram por conta da mudança "de bandeira" de duas emissoras geradoras em Santos, a TVB e a VTV.

A TVB, é geradora no canal 12 e era afiliada ao SBT. No ano passado, a TVB assinou um novo contrato com a Band. A data prevista era fim de março, sendo que à meia-noite do dia 31 os canais que transmitiam a Band passaram a exibir a programação da nova TVB-Band, incluindo o canal 12 de Santos. Como em Santos, a Band era transmitida pelo canal 10, então a emissora preferiu não ter dois canais trasmitindo para a mesma região, o que resultou no canal 10 agora retransmitir a programação da Rede 21 (que é do Grupo Bandeirantes de Comunicação). A Rede 21 transmite programas da Igreja Mundial do Poder de Deus.
A VTV, é geradora no canal 46 em Santos e era afiliada a RedeTV! Com a saída da TVB da programação do SBT, a rede de Sílvio Santos fez um novo contrato de afiliação com a VTV, que também tem canais da região de Campinas. Então, a emissora anunciou o início das novas operações no dia 05 de abril.
Porém, entre o dia 31 de março e 5 de abril o SBT acabou ficando sem uma emissora local na Baixada, e especificamente os telespectadores de São Vicente e parte de Santos que só conseguiam assistir o SBT pelo canal 12 em tv aberta, ficaram sem a emissora de Sílvio Santos nesses dias.

Alguns canais no litoral continuaram a transmitir o SBT: esses canais são concessões originais do SBT. É o caso do canal 23, que abrange parte de Santos, Guarujá e Bertioga. Com relação a RedeTV! o mesmo vai acontecer já que a emissora tem canais próprios, como o canal 27, que abrange também Santos, Guarujá e Bertioga. Pode ser que essas mudanças em alguns canais demorem mais para acontecer do que nas geradoras e tv a cabo.

EM CAMPINAS


A mudança da VTV para o SBT também vai ocorrer em Campinas, também prevista para 5 de abril. O canal da VTV - SBT na região será o 29, o mesmo que exibe o SBT atualmente. Os assinantes da NET Campinas terão a VTV-SBT no canal 16.

A VTV tem planos para aumentar a participação da região de Campinas na programação que será exibida nas duas regiões.

Vale lembrar que a VTV possui apenas uma geradora, que é o canal 46 de Santos. Os demais canais, inclusive o de Campinas, são retransmissoras da VTV, que agoram assumem a programação SBT.


ENTÃO, VAMOS ACOMPANHAR A MUDANÇA

Logo mais por volta da meia-noite - já que a mudança é prevista para dia 05, presume-se que seja à na mudança de data - basta acompanhar a programação do SBT na tv a cabo da Baixada Santista e Campinas, ou pelos canais abertos que atualmente transmitem o SBT, ou ainda para quem sintoniza o canal 46 em Santos, São Vicente e Cubatão. Para quem tem NET o canal do SBT continuará o mesmo, só que com a programação VTV - SBT (na Baixada, canais 19 da Net e 4 para quem tem a antiga Vivax).

Não é todo dia que vemos uma mudança como esta...


TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.



*Emilio Pechini é radialista desde 1986

Um comentário:

  1. Quem quiser acompanhar como ficou os canais de tv de Santos - SP segue ai os links:

    http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp?SISQSmodulo=2605

    http://www.portalbsd.com.br/novo/terrestres_channels.php?channels=51

    http://www.lineup-br.com/santos.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Canais_de_TV_de_Santos

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.