terça-feira, 15 de novembro de 2011

Rádio MIX assume a antiga 98 A Rádio Rock


o logo da recém extinta rádio 98 A Rádio Rock que foi substituída pela Mix

Desde a última sexta-feira (11.11.2011) os ouvintes de rádio no Litoral Paulista começaram a ouvir a nova Mix Litoral, em 98,1 MHz, que ficou no lugar da 98 A Rádio Rock
A emissora faz parte da Rede MIX de rádio, que tem uma programação pop, gerada em São Paulo e com alguns horários locais. O Grupo Mix, que também possui uma emissora de televisão, a Mix TV, na capital paulista, pertence ao grupo educacional Objetivo.
Antes, a 98 A Rádio Rock era totalmente local e vinha sofrendo alterações, como a inclusão do futebol em sua grade (jogos do Santos F.C.) e também herdou o jornal da antiga Litoral FM, do mesmo grupo da antiga 98.

A ÚLTIMA "A RÁDIO ROCK"

Vale lembrar que a história da frequência 98,1 MHz da Baixada Santista traz uma série de mudanças ao longo dos anos. Inicialmente, a emissora foi a rádio Ilha do Sol, e chegou até a ter um programa de televisão na extinta TV Litoral (hoje Santa Cecília), o 98TV, já que o grupo Mussi incorporava as três emissoras, ainda com sede na avenida Capitão Mor Aguiar.
Posteriormente, a emissora mudou sua programação chegando a ser Mix FM, Classic Pan e Transamérica. Estes projetos duraram cerca de um ano cada um, provavelmente o tempo do contrato de afiliações. Em 2004 (segundo o site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes), a emissora se afiliou a rede "A Rádio Rock", liderada pela 89 FM de São Paulo. Curiosamente, após o fim da rede, a emissora litorânea manteve a marca "A Rádio Rock", e tinha uma programação totalmente regional, com locução ao vivo e muitas promoções de eventos musicais e esportivos. A própria Mix, além da presença em 98,1 MHz chegou a ser transmitida em 90,1 MHz, mas problemas de alcance da emissora (a frequência tem sede em Mongaguá) levaram a interrupção do projeto.
Portanto, a atual Mix FM Litoral é a terceira incursão da rede na Baixada.

AS MUDANÇAS NA MUSSI

Em 1987 a família Mussi entrou no ramo da radiodifusão na Baixada Santista, com a criação da Litoral FM, em 91,9 MHz. Dois anos depois, o grupo surpreendeu com a instalação da TV Litoral, canal 52 UHF, em um tempo em que o litoral não contavam com nenhuma emissora de televisão regional. A partir dali, a emissora passou a conquistar novas frequências no rádio em FM: 98,1 MHz, de Itanhaém e 102,1 MHz de Peruíbe. Esta última, foi a que mais apresentou mudanças em sua programação ao longo dos anos, tendo assumido as bandeiras: Band FM, Antena 1, CBN Litoral, OI FM e mais recentemente foi totalmente arrendada para a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em maio deste ano, após 24 anos de programação que trazia jazz e MPB, os 91,9 MHz da Litoral FM deram lugar a uma programação evangélica, da igreja Deus é Amor, surpreendendo o público e a mídia. Há algumas semanas leitores do muitobem.tv alertaram sobre o ressurgimento da Litoral, desta vez em uma frequência de rádio comunitária de São Vicente, em 92,5 MHz, que tem um bom alcance também em Santos. Segundo o site TudoRadio.com a frequência pertence a Sociedade Cultural e Desportiva de São Vicente.
E agora, outra mudança, o fim da programação da 98 A Rádio Rock. Na nova emissora são veiculadas chamadas para a continuidade da antiga emissora pela web, assim como ocorreu com a Litoral. O grupo Mussi também anuncia a criação do site Mussicom, uma nova rede social. No site pode-se ouvir as versões web das extintas Litoral e 98. As extintas emissoras também são "sintonizadas" nos aplicativos da Apple e Android.

O que se lamenta é a perda do caráter regional que existia na 98 A Rádio Rock, que agora é mais uma emissora de rede como as rádios Jovem Pan (95,1), Tupi (89,9) e Kiss (90,1) fechando ou reduzindo o mercado de trabalho dos comunicadores da Baixada Santista, já que a grande maioria do horário destas emissoras é gerado em São Paulo, nas cabeças-de-rede.
Mas, a Mix era uma das grandes redes de rádio que ainda não contava com emissora na Baixada antista e as promoções da antiga 98 prosseguem na nova emissora. Então bem vinda Mix Litoral! - que venha com bom espaço local também.

11 comentários:

  1. Oi Emílio!
    Foi o tempo em que eu ouvia bastante rádio...Acho que o FM deixou de ser a "frequência modulada". Antes o diferencial do FM era que se tocava muito mais música do que propaganda. E, música boa! Não concordo com a invasão de programas no FM, e também acho que devia ter menos propaganda, mas isso é só opinião...

    Um abraço, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata, obrigado pelo seu comentário. De fato, o FM mudou muito, mas em alguns casos foi uma saída para a sobrevivência, no caso das propagandas testemunhais. Com o declínio do rádio AM - devido ao avanço dos equipamentos e lâmpadas eletrõnicas e a não implantação do rádio AM digital, muito da programação das antigas rádios migrou para o FM.

    ResponderExcluir
  3. Olá Emílio. Gostaria de saber se você também nota uma diferença no som da 98,1FM, em relação por exemplo, à Jovem Pan (95,1) - eu ouvi a mesma música nas duas rádios; o som da 98,1 parece mais "tonalizado", não sei bem explicar. Abraço.
    *Estou conseguindo sintonizar a Antena 1, de SP, pelo 94,7 MHz (é a própria frequência de São Paulo, sinal direto da Av. Paulista).

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE!!! A ANTENA 1 TEM UMA ANTENA RETRANSMISSORA NO ALTO DA SERRA SÓ NÃO SEI ONDE ESTÁ LOCALIZADA EXATAMENTE! ASSIM A ANTENA 1 CONSEGUE TRANSMITIR PARA ALGUNS LUGARES DA BAIXADA SANTISTA! SÓ ACHO QUE ELA DEVERIA AUMENTAR O SINAL (POTENCIA) PARA QUE TODO O LITORAL FOSSE ALCANÇADO!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhh tá explicado!! Um belo dia ligo o rádio e não escuto a vinheta da rádio Rock e sim uma estranha aos meus ouvidos... Achei que tinha sintonizado errado!!
    Obrigada tio por esclarecer tal acontecimento :D

    Ps: Objetivo dominando geral hein rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Você sabe me dizer se jornal da 98.1 "A Radio Rock" que entrava no ar das 7:00 as 8:00 da manhã está em outra emissora?

    ResponderExcluir
  7. Que pena que a rádio rock se foi, eu pensava que tinha esquecido o número da rádio,mais pelo que vi não =/ ... e outra a MIX ela tamb tem a MIXTV e eu tenho em casa ela esta no lugar da TVTUPI eu achei estranho quando liguei a tv e vi o canal parecido com a MTV . . . =s

    ResponderExcluir
  8. Por isso então que quando liguei na rádio eu não escutava a vinheta e quando eu liguei minha Tv na TV TUPI não era mais ela era tamb a MIX TV... eu gostava muito da rádio rock que pena fazer oq =s

    ResponderExcluir
  9. aiiii !!! que falta faz ligar o rádio e ouvir a radio rock da baixada .....

    ResponderExcluir
  10. Que falta faz a 98.01 "A Radio Rock " da baixada . Para ouvir um som legal , agora ficou difícil ....

    ResponderExcluir
  11. A RADIO ROCK VOLTOU NOS 102,1MHZ COM UMA PÉSSIMA QUALIDADE DE SINAL E DE SOM !!!!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.