O título desta postagem reproduz um dos comentários feitos em sites especializados sobre bondes e transportes na Itália, que comentaram com muito entusiasmo a chegada dos bondes italianos de Turim a Santos. "Um belo futuro a dois bondes de Turim".
Após eu ter publicado as postagens sobre os bondes de Turim, enviei uma mensagem ao site Tram di Torino, mencionando as fotos e os videos. Luca Giannitti, editor do site, me respondeu a mensagem com um simpático e-mail dizendo que estavam muito contentes com os bondes de Turim em Santos. Ele publicou na página http://www.tramditorino.it/voci.htm imagens do blog e até mesmo links para o video no Youtube, uma grande satisfação para todos nós, amigos dos trólebus e bondes.
ARRIVATE LA 3265 E LA 2840 A SANTOS, IN BRASILE, é uma das notícias sobre a chegada dos bondes de Turim, que incluiu os links das postagens anteriores do blog Muito Bem! :
http://pechini.blogspot.com/2009/02/bonde-italiano-em-exposicao-na-praca.html e http://pechini.blogspot.com/2009/02/santos-chegaram-os-bondes-de-turim.html

No site Mobilità Torino, também destacam a chegada dos bondes de Turim à Santos, com imagens dos bondes saindo da Itália e o bonde em exposição na Praça Mauá.

Torino e Santos, estamos todos de parabéns!
PARTICIPE DA COMUNIDADE DO ORKUT*
AMIGOS DOS TRÓLEBUS E BONDES Clique aqui (ou na figura abaixo)
e vamos trocar informações sobre os trólebus e bondes de Santos, do Brasil e do Mundo.
(*é necessário ter conta no Orkut)




No dia 28 de Abril de 1909 entrou em operação a primeira linha de bondes elétricos na Baixada Santista. A pioneira linha 2 ligava Santos a São Vicente com o trajeto incluindo a avenida Ana Costa e a Praia.
Em 1971 o aumento do número de automóveis e ao mesmo tempo o sucateamento do sistema de bondes, incluindo fiação e veículos, fazia com que aos poucos os bondes saíssem de circulação, por falta de vontade política. Também o não interesse municipal de se aperfeiçoar o sistema e nem alteração de itinerários causava transtornos ao trânsito: o bonde naquela época ainda seguia na contramão em avenidas como a Pinheiro Machado (Canal 1) e Bernardino de Campos (Canal 2), e em boa parte da Avenida Pedro Lessa: nestas avenidas, os trilhos somente seguiam por uma das pistas, fazendo boa parte do trajeto contra o trânsito que cada vez mais aumentava na cidade.
O governo municipal de então, seguindo o mau exemplo de outras regiões, passou a investir maciçamente nos ônibus à diesel. Nem mesmo o sistema de trólebus escapava às críticas da população e a falta de investimentos, porém os trólebus tiveram um pouco de mais sorte do que os bondes. Então, durante o ano de 1970 foram sendo aos poucos desativadas linhas de bondes e também os bondes deixavam de circular aos Domingos.
No ano 2000 após anos de campanhas para a volta dos bondes em Santos, é inaugurado um sistema turístico e histórico, utilizando-se um bonde remanescente do antigo sistema da própria cidade de Santos.
Para o próximo mês de Abril está sendo preparada uma Semana do Centenário dos Bondes Elétricos de Santos.
