quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

100 Anos de Bondes Elétricos em Santos

Foto arquivo pessoal de Emilio Pechini. Autoria: Franco Leone Caichiolo - Avenida Pedro Lessa em 1970No dia 28 de Abril de 1909 entrou em operação a primeira linha de bondes elétricos na Baixada Santista. A pioneira linha 2 ligava Santos a São Vicente com o trajeto incluindo a avenida Ana Costa e a Praia.

A linha 1, inaugurada um mês depois, ligava as duas cidades utilizando também bondes elétricos, porém pela região Noroeste de Santos, em cujo trajeto se destacava o Matadouro.

Antes dos elétricos, a cidade já contava com os bondes puxados "a burro", desde o início da década de 1870. Infelizmente, cem anos depois, não houve comemoração, já que justamente naquela época estava sendo definitivamente desativado o sistema de bondes de Santos. Em São Vicente, a desativação já havia ocorrido em 1966.
Foto: Jornal A TRIBUNA de Santos. PRAÇA MAUÁ. Abril de 1967Em 1971 o aumento do número de automóveis e ao mesmo tempo o sucateamento do sistema de bondes, incluindo fiação e veículos, fazia com que aos poucos os bondes saíssem de circulação, por falta de vontade política. Também o não interesse municipal de se aperfeiçoar o sistema e nem alteração de itinerários causava transtornos ao trânsito: o bonde naquela época ainda seguia na contramão em avenidas como a Pinheiro Machado (Canal 1) e Bernardino de Campos (Canal 2), e em boa parte da Avenida Pedro Lessa: nestas avenidas, os trilhos somente seguiam por uma das pistas, fazendo boa parte do trajeto contra o trânsito que cada vez mais aumentava na cidade.
FOTO: A TRIBUNA DE SANTOS. Bonde na avenida Moura RibeiroO governo municipal de então, seguindo o mau exemplo de outras regiões, passou a investir maciçamente nos ônibus à diesel. Nem mesmo o sistema de trólebus escapava às críticas da população e a falta de investimentos, porém os trólebus tiveram um pouco de mais sorte do que os bondes. Então, durante o ano de 1970 foram sendo aos poucos desativadas linhas de bondes e também os bondes deixavam de circular aos Domingos.
Em um Sábado, dia 27 de Fevereiro de 1971 circularam pela última vez as duas linhas restantes na cidade: 17 e 42. O bonde 42, adentrando já a madrugada do Domingo, dia 28/02/1971, voltava à garagem do SMTC encerrando 100 anos do serviço de bondes na cidade.

FOTO EMILIO PECHINI, SANTOS EM 2003No ano 2000 após anos de campanhas para a volta dos bondes em Santos, é inaugurado um sistema turístico e histórico, utilizando-se um bonde remanescente do antigo sistema da própria cidade de Santos.
Aos poucos, foram sendo recaracterizados outros bondes santistas e adquiridos outros bondes através de doação, como 3 veículos Portugueses, um bonde ex-Nova York e São Paulo e atualmente estão a caminho do porto de Santos dois bondes italianos, vindos da cidade de Turim, completando um total de 10 bondes que fazem parte do Museu Vivo do Bonde. Atualmente o trajeto está sendo ampliado, e os bondes que serão reformados poderão circular por um maior número de pontos históricos do centro de Santos.


COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DOS BONDES ELÉTRICOS

FOTO: JORNAL A TRIBUNA DE SANTOSPara o próximo mês de Abril está sendo preparada uma Semana do Centenário dos Bondes Elétricos de Santos.
Para isso, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) está fazendo uma campanha de doação de material histórico como bilhetes, fotos, apitos, documentos e qualquer tipo de material relacionado com a história do bonde na Cidade.

As doações de imagens devem ser feitas, de segunda a sexta das 9 às 17 horas, no Arquivo Intermediário, Rua do Comércio n° 87. Já os documentos e objetos poderão ser entregue na sede da Fams, instalada no Outeiro de Santa Catarina, na Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico.

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