terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bonde e Trólebus em breve na Praça José Bonifácio

Atualmente Santos é a única cidade onde circulam simultaneamente em suas ruas trólebus e bondes. Isso ocorre desde o ano 2000, quando foi inaugurada a linha turística de bondes no centro da cidade.

Recentemente, o percurso do bonde foi ampliado o que possibilitou aos bondes fazer um itinerário maior, e por algumas quadras, na rua General Câmara os trólebus também circulam no mesmo trecho dos bondes.

Em 1963, com a inauguração do serviço de trólebus da cidade de Santos, havia muitos "encontros" desses dois veículos movidos à eletricidade. Sendo que o bonde utiliza um fio só, e o trólebus, dois fios, portanto sistemas diferentes de captação de energia elétrica. Ambos, porém, não emitem gás carbônico, portanto são veículos de emissão zero de poluentes.

Em breve, haverá mais uma ampliação da linha turística de bondes, e agora haverão mais momentos onde veremos trólebus e bondes juntos. E detalhe, agora as redes aéreas (como são chamados os fios que alimentam os trólebus e bondes) irão inclusive se cruzar, em dois trechos, conforme mostrado no mapa abaixo:


Um dos trechos é a rua Bittencourt no cruzamento com a avenida Senador Feijó. E o outro, será também na rua Bittencourt mas desta vez com a rua Brás Cubas - onde à partir deste trecho os bondes irão percorrer um bom trecho ao lado dos trólebus - e vice-versa.
Veja abaixo como será esse cruzamento (a fiação já está instalada e a ilustração indica a quem pertecem os fios):




Na foto abaixo, a indicação da rede de trólebus e a do bonde, lado-a-lado.



A foto abaixo, tirada hoje no contra-fluxo da rua Brás Cubas, vemos o prédio do Teatro Coliseu e a torre da Catedral de Santos. E também o suporte duplo de sustentação das duas redes aéreas:



Com este novo itinerário dos bondes, os visitantes irão passar por vários pontos importantes do centro da cidade, como o Monte Serrat, a antiga sede do Corpo dos Bombeiros (futura sede da Câmara dos Vereadores), o Fórum, a Catedral e o Teatro Coliseu, entre outros.

A imagem ao lado mostra o trólebus em plena Praca José Bonifácio, em frente à Catedral de Santos e ao Fórum. Faz parte de um dos primeiros vídeos que eu fiz sobre os trólebus e bondes de Santos.
As imagens foram gravadas em janeiro de 2007, quando já vemos os trilhos instalados na Praça José Bonifácio, porém a rede aérea do bonde ainda não havia sido feita.


Assista abaixo o vídeo, que mostra o trólebus de prefixo 5304 indo em direção ao Gonzaga e o 5303 indo em direção ao centro, ambos na linha 20 de trólebus - atualmente a única linha de trólebus da cidade de Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.